Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:57

ENSINO DE FÍSICA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE NITERÓI: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

ASSIS, Lemuel Pereira de

CORPOREIDADE: A LINGUAGEM QUE CONSTRÓI E PRODUZ CULTURA CORPORAL NA PROFISSIONALIZAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA UNERJ

MONTAGNOLI, Dilma

INVESTIGANDO OS SABERES DOCENTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

SILVA, Vânia Beatriz Monteiro da
CARVALHO, Diana Carvalho de
SPONCHIADO, Justina Inês

EM BUSCA DE CONCEITUALIZAÇÃO DE EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA

MONTEIRO, Silas Borges

A BUSCA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE SUPERE A RACIONALIDADE TÉCNICA: SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

SERRÃO, Maria Isabel Batista

A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRAPONDO O FAZER COM O SABER FAZER

BERGER, Miguel André

A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM MUSEUS DE CIÊNCIAS

MARANDINO, Martha

A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA PESQUISA DO COTIDIANO ESCOLAR

SILVA, Rogério Bezerra da
GALLO, Fabrício
CASARIN, Ricardo Aparecido

DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA À RECONTEXTUALIZAÇÃO: SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO NA ELABORAÇÃO DE EXPOSIÇÕES DE MUSEUS

MARANDINO, Martha

A PESQUISA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

ALVES, Leonir Pessate

CADERNOS DE NARRATIVAS: LINGUAGEM, NARRAÇÃO E EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS

BARREIROS, Cláudia Hernandez

A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES – O PROFESSOR NOVO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

GUIMARÃES, Valter Soares

MOTIVAÇÕES E FORMAÇÃO: O QUE PENSAM ALUNOS E EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE

CAVALCANTE, Maria Marina Dias
CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre

O LUGAR DO PROFESSOR : SENTIDO PRÓPRIO DE SUA EXISTÊNCIA

VENANCIO, Joana Darc

A (RE) VISÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES PRÁTICAS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNAERP/CAMPUS GUARUJÁ

CASTARDO, Cleide Ferraro
SILVA, Maurina Passos G. O. da
RIVAS, Noeli Prestes P.

VAMOS CONVERSAR SOBRE SABERES DOCENTES E DIFERENÇA?

BARREIROS, Cláudia Hernandez

A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PROCESSOS DIDÁTICOS ESTIMULANDO AS APRENDIZAGENS NA UNIVERSIDADE

FELDEN, Eliane de Lourdes

NA TESSITURA DA AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS: CRUZANDO OS FIOS E PRODUZINDO NOVOS OLHARES

SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da
MELO, Janete Aparecida Pereira

PROCESSOS FORMATIVOS E TRABALHO DOCENTE NA PERSPECTIVA DO HABITUS

CAVALCANTE, Maria Marina Dias
CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre

PRÁTICA DE ENSINO: UM ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÃO, ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ARTICULADAS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

CARTAXO, Simone Regina Manosso

O DISCURSO CIRCULANTE DOS ESTUDANTES SOBRE A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

SALES, Mônica Patrícia da Silva

SEXISMO NA LITERATURA? – UM ESTUDO DE OPÇÕES DE LEITURA NUMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

BARREIROS, Cláudia Hernandez
BAIÃO, Jonê Carla

O PAPEL DA ORIENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO

MAZZILLI, Sueli

COMPREENDER PARA TRANSFORMAR: A VOZ COMO MEDIAÇÃO DIDÁTICA

BRAZ, Daniella Scalet Amorim

A LUDICIDADE COMO CAMINHO PARA A RESILIÊNCIA EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SITUAÇÃO DE ESTRESSE OCUPACIONAL

PEREIRA, Fernanda Almeida

ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA PARA UMA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR

VIEIRA, Maria Celina Teixeira

EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA DE ENSINO: POSSIBILIDADE DE UMA RELAÇÃO QUE SUPERE A DICOTOMIA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

SOARES JÚNIOR, Néri Emilio

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E OS NOVOS ESPAÇOS FORMATIVOS NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A DOCÊNCIA SUPERIOR

RIVAS, Noeli Prestes Padilha
CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas

QUALIDADE DE ENSINO PARA OS LICENCIANDOS DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NOTURNO: CONCEPÇÕES MULTIDIMENSIONAIS

PAPA, Patrícia Rodrigues Miziara
FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan

DIVERSIDADE E SABERES NO ENSINO SUPERIOR

LEITE, Miriam Soares

AS QUESTÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS LICENCIATURAS

FERNANDES, Cleoni Maria Barboza
FERNANDES, Sônia Regina de Souza

PROJETOS DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES E PROSPECÇÕES

COPPETE, Maria Conceição

A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E SUAS RELAÇÕES COM AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

TORRES, Alda Roberta

A AVALIAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

PADERES, Adriana Marques
MACHADO, Vera Lúcia de Carvalho

O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA

BROILO, Cecília Luiza
FAGUNDES, Maurício César
GOMES, Marta Quintanilha
JARDIM, Ilza

ESTÁGIO SUPERVISIONADO, PROJETOS MULTIDISCIPLINARES E AMBIENTES DE REDE

SOARES, Ademilson de Sousa

CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UMA NOVA REALIDADE EDUCACIONAL?

GILBERTO, Irene Jeanete Lemos

MUDANÇAS NA PRÁTICA DOCENTE EM SALA DE AULA: LIDANDO COM A HETEROGENEIDADE NO REGIME DE CICLOS

CUNHA, Isabela Bilecki da

REFERENCIAIS DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

RAMACCIOTTI, Angélica Santos

A FORMAÇÃO DOCENTE EM ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O HABITUS EM BOURDIEU

CAVALCANTE, Maria Marina Dias
CASTRO, Solange Maria Santos
VITORIANO, Maria Virginia Tavares Cruz

PEDAGOGIA FREIREANA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA NA SAÚDE

ABENSUR, Patricia Lima Dubeux

PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA FREIREANA NA DIDÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

PONTES, Rosana Aparecida Ferreira

AS IMPLICAÇÕES DA GESTÃO DEMOCRATICA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COLETIVO

LUFT, Hedi Maria
SCHMITT, Diovanela Liara

A DIDÁTICA NO FAZER DOCENTE: QUE SENTIDOS MOVIMENTAM ESSA RELAÇÃO?

SILVA, Maria Angélica da

DIDÁTICA E PRÁTICAS DOCENTES: UMA ABORDAGEM COMPARATISTA

BITTENCOURT, Jane
AMADE-ESCOT, Chantal

CONSTRUINDO O SIGNIFICADO DA RELAÇÃO ENSINAR-APRENDER

AMBROSETTI, Neusa Banhara

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INOVAÇÃO

BERNARDES, Cyntia Aparecida de Araujo

RESSIGNIFICAÇÕES DAS APRENDIZAGENS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O ENSINO COM PESQUISA NO TRABALHO DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES

BRACCINI, Marja Leão

A EXPERIÊNCIA DOCENTE DOS AUTORES DO LIVRO DIDÁTICO

CARTAXO, Simone Regina Manosso

ENTRE SER E TORNAR-SE PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR: OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DA RACIONALIDADE PEDAGÓGICA

SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos