Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:194

A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS

MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil

O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS COMO POLÍTICA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL: ANÁLISES A PARTIR DE DOIS ESTADOS BRASILEIROS

SILVA, Antonia Almeida
SCAFF, Elisângela Alves da Silva

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A UNIVERSITARIZAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ARAÚJO, Flávia Monteiro de Barros de
PAIVA, Edil Vasconcellos de

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO ESCOLAR

IVO, Andressa Aita
HYPOLITO, Álvaro Moreira

REVISITANDO OS MECANISMOS DE FORMULAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DECISÓRIO

OLIVEIRA, Rosimar de Fátima

“ESCOLA DE CIDADANIA”: UMA ANÁLISE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE NITERÓI

AROSA, Armando de Castro Cerqueira

SISTEMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: IDÉIAS QUANTO A ELEMENTOS CONSTITUTIVOS PARA A SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO

LAGARES, Rosilene

ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS E EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL E NA ARGENTINA

LUZ, Liliene Xavier

ESCOLA BÁSICA E AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: POSSÍVEIS CONQUISTAS, NOVOS DESAFIOS

MORAES, Sandro Ricardo Coelho de
SILVA, Itamar Mendes da

BRASIL E PORTUGAL: FINANCIAMENTO PÚBLICO ESTUDANTIL DO ENSINO SUPERIOR

SOUSA, Ana Maria Gonçalves de

O PLANEJAMENTO E A GESTÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O CASO DE UM MUNICÍPIO PERNAMBUCANO

PIRES, Ângela Maria Monteiro da Motta

ANÍSIO TEIXEIRA E OS TREZE MINISTROS: A “ESTRATÉGIA DOCE” DE UM “APOLÍTICO” (1951-1964)

GOUVÊA, Fernando

OS CONSELHOS DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL: SEU PANOROAMA EM 28 MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SOUZA, Donaldo Bello de

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: NOS CAMIHOS DA AUTONOMIA

SECCHI, Darci

A EXPANSÃO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA EM SANTA CATARINA NO CONTEXTO DA INTERIORIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

SCHEIBE, Leda
DURLI, Zenilde

DESCENTRALIZAÇÃO OU DESCONCENTRAÇÃO? O CONTROLE DOS GASTOS COM A EDUCAÇÃO: UMA AÇÃO QUE SUPERA A AUTONOMIA DA ESCOLA

REZENDE, Valéria Moreira

O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DAS REFORMAS

Maués, Olgaíses Cabral

ATUAÇÃO DO BANCO MUNDIAL EM EDUCAÇÃO NO BRASIL ENTRE 1993 E 2004: UMA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE EMPRÉSTIMO

MACHADO, Célia Tanajura

ESTADO GERENCIAL, REESTRUTURAÇÃO EDUCATIVA E GESTÃO ESCOLAR

HYPOLITO, Álvaro Moreira

EDUCAÇÃO PERMANENTE: A EDUCAÇÃO FORMAL NOS PROJETOS CIDADES EDUCADORAS

Hidalgo, Angela Maria

POLÍTICA PARA O ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

GUIMARÃES, Edilene Rocha

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO E A QUESTÃO METROPOLITANA

GOUVEIA, Andrea Barbosa
SOUZA, Ângelo Ricardo de

FUNDEF – A REDISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS ENTRE OS MUNICÍPIOS PARAENSES E A PARTICIPAÇÃO DA UNIÃO

GEMAQUE, Rosana Maria Oliveira

A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL: DIMENSÃO NORMATIVA, PEDAGÓGICA E EDUCATIVA

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de

OS PCN PARA O ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES E LIMITES

CARVALHO, Celso

FAZER MAIS COM MENOS – GESTÃO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA CEPAL E DA UNESCO.

CAMPOS, Roselane Fátima

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM TEMPOS DE REFORMA: ONDE FICA A ESCOLA?

ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira

AS IMPLICAÇÕES DOS BAIXOS SALÁRIOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO BRASIL

BARBOSA, Andreza

FEDERAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A ATUAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO NACIONAL PARA REGULAMENTAÇÃO DO REGIME DE COLABORAÇÃO

CASSINI, Simone Alves

CONCEPÇÕES DOS GESTORES ESTADUAIS SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A PERSPECTIVA DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DO DEVER DA OFERTA1

ZARDO, Sinara Pollom
WELLER, Wivian

O MDA-MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E A EDUCAÇÃO “DO” CAMPO: ELEMENTOS PARA ENTENDER A QUESTÃO AGRÁRIA E A POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO BRASILEIRO PARA O MEIO RURAL NA ATUALIDADE

OLIVEIRA, Marcos Antonio de

O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PROEJA E OS REFLEXOS DA CULTURA ESCOLAR

MARCOLLA, Valdinei

DE EDUCAÇÃO RURAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO: MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

GONÇALVES, Gustavo Bruno Bicalho

REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL MEDIADOR DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE NO BRASIL

CAVALCANTI, Rossana Tenório

DESEMPENHO ESCOLAR E VULNERABILIDADE SOCIAL: ELEMENTOS PARA SE PENSAR A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

ALMEIDA, Luana Costa
STOCO, Sergio

FEDERALISMO COOPERATIVO E ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: O ATALHO SILENCIOSO DO EMPRESARIADO PARA A DEFINIÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DO REGIME DE COOPERAÇÃO

ARAUJO, Gilda Cardoso de

ELEIÇÃO DE GESTORES ESCOLARES EM PERNAMBUCO: AUTONOMIA DA COMUNIDADE ESCOLAR OU INDUÇÃO DEMOCRÁTICA

SANTOS, José Everaldo dos
BOTLER, Alice Miriam Happ

CICLO DE POLÍTICAS: FOCANDO O CONTEXTO DA PRÁTICA NA ANÁLISE DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

LIMA, Iana Gomes de
GANDIN, Luís Armando

UM PANORAMA DA REMUNERAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES NOS MUNICIPIOS DO PRIMEIRO ANEL METROPOLITANO DE CURITIBA: CONFIGURAÇÕES, IMPASSES E PERSPECTIVAS

SUBIRÁ, Juliana Aparecida Alves

GESTÃO ESCOLAR NO DISTRITO FEDERAL EM 2011: UMA ANÁLISE DA GESTÃO COMPARTILHADA APÓS CINCO ANOS DE SUA VIGÊNCIA

MENDES, Carolina Soares

A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ADOLESCENTES EM LIBERDADE ASSISTIDA: UM ESTUDO SOBRE A POLÍTICA PÚBLICA ADOTADA EM RIBEIRÃO PRETO/SP

HERNANDEZ, Lucia Helena de Araujo
DAVID, Alessandra

CONCEPÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS

FREIRE, Juciley Silva Evangelista

POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REPERCUSSÕES EM MUNICÍPIOS CATARINENSES

SCHNEIDER, Marilda Pasqual
NARDI, Elton Luiz

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS CONDICIONALIDADES EM EDUCAÇÃO PRESENTES NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

PIRES, André

FEDERALISMO, DESIGUALDADE TERRITORIAL E O FUNDEB

ARAUJO, Raimundo Luiz Silva

GARANTIAS LEGAIS DE ACESSIBILIDADE E AS RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL, BOLÍVIA E MÉXICO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

TEIXEIRA, Valquiria Prates Pereira

A FORMAÇÃO INTEGRAL NO DISCURSO PEDAGÓGICO OFICIAL DOS ANOS 2000

GUIMARÃES, Edilene Rocha

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA – PDE NA ÓTICA DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL

SODRÉ, Lilian Beatriz Daroz Pinto de Arruda

CONHECIMENTO E INTERESSE: FATORES QUE INFLUENCIAM A ESCOLHA DOS OBJETOS DE PESQUISA NO CAMPO ACADÊMICO DA PESQUISA SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL

SANTOS, Ana Lúcia Felix dos

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NO TOCANTINS: ENTRE A CONSERVAÇÃO DE REDES E O PROCESSO EFETIVO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DE SISTEMAS

LAGARES, Rosilene