Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:175

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PARANÁ: OS JARDINS-DE-INFÂNCIA PÚBLICOS EM CENA NO LIMIAR DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

SOUZA, Gizele de

INFÂNCIA E FILOSOFIA: UM ENCONTRO POSSÍVEL? O QUE DIZEM AS CRIANÇAS

SALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de

O QUE É SER CRIANÇA E VIVER A INFÂNCIA NA ESCOLA: A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

AMARAL, Arleandra Cristina Talin do

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO PÓS-REFORMA: INSTITUCIONALIZAÇÃO E REGULAÇÃO NO BRASIL E ARGENTINA

CAMPOS, Roselane Fátima

CRIANÇAS QUE VÃO À ESCOLA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI – ELEMENTOS PARA SE PENSAR UMA INFÂNCIA PÓS-MODERNA

MOMO, Mariângela
COSTA, Marisa Vorraber

CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMUNITÁRIOS: CONTRASTES E PERSPECTIVAS

ARAÚJO, Ana Lúcia Soares da Conceição

PELAS TELAS DE UM ARAMADO: EDUCAÇÃO INFANTIL, CULTURA E CIDADE

FAZOLO, Eliane

EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

KIEHN, Moema de Albuquerque

ENTRE CRIANÇAS E ALUNOS: A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PARA CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS

MOTTA, Naethe
SANTOS, Núbia de Oliveira

ENTRE CRIANÇAS E ALUNOS: A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PARA CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS

MOTTA, Naethe

RELAÇÕES SOCIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCURSOS, CONCEITOS E RELAÇÕES DE ADULTOS E CRIANÇAS

MARTINS FILHO, Altino José
MARTINS FILHO, Lourival José

INFÂNCIA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR FAMILIARES E EDUCADORAS DE CRECHE

ARAÚJO, Denise Silva

A PRÉ-ESCOLA VISTA PELAS CRIANÇAS

CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade

EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, DOCÊNCIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO

BUJES, Maria Isabel Edelweiss

A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO CRIANÇA E SUAS EXPERIÊNCIAS NA PRÉ- ESCOLA

SCHRAMM, Sandra Maria de Oliveira

APORTES TEÓRICOS E METODOLÓGICOS QUE SUBSIDIAM AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

WIGGERS, Verena

AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DAS CRIANÇAS MENORES DE QUATRO ANOS, DO MEIO RURAL

MARTINS, Rosimari Koch

INFÂNCIA: COMPOSIÇÕES ZIGUEZAGUEANTES DE UMA EXPERIÊNCIA "PLUNCT PLACT ZUM"

MEDEIROS, Fernanda Vieira de

FIOS DE TEMPORALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

OLIVEIRA, Cristiane Elvira de Assis

VOCÊ NÃO TEM MOTIVO PRA CHORAR - CONVERSAS SOBRE O CHORO DAS CRIANÇAS NAS CRECHES

SANTOS, Núbia Aparecida Schaper

MENINOS ENTRE MENINOS NUM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS PEQUENAS

BUSS-SIMÃO, Márcia

HÁ LUZ NO INÍCIO DO TUNEL? A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ACADÊMICOS RESIDENTES EM FOCO

NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço
ALMEIDA, Ordália Alves

“CAOS CALMO”: (IN)CONSTÂNCIAS NO CENÁRIO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA

CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira

DO SILÊNCIO AO PROTAGONISMO: POR UMA LEITURA CRÍTICA DAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E CRIANÇA

SIQUEIRA, Romilson Martins

AS CRIANÇAS NO CENTRO DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA: O QUE OS BEBÊS NOS ENSINAM? QUAL A ATUAÇÃO DE SUAS PROFESSORAS?

RAMOS, Tacyana Karla Gomes

CRIANÇAS MIRANDO-SE NO ESPELHO DA CULTURA: CORPO E BELEZA NA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA

SALGADO, Raquel Gonçalves
FERRARINI, Anabela Rute Kohlmann
LUIZ, George Moraes de

A MEDIAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAS BRINCADEIRAS DE FAZ-DE-CONTA DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS

TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos

A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES DE PARENTESCO PELAS CRIANÇAS NA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

MAYNART, Renata da Costa
HADDAD, Lenira

EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO NOTURNO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

RESENDE, Marilúcia Antônia de
MACHADO, Ilze Maria Coelho

QUAIS AS FONTES DE SABERES DAS PROFESSORAS DE BEBÊS?

DAGNONI, Ana Paula Rudolf

O PROINFANTIL E A FORMAÇÃO DOS AGENTES AUXILIARES DE CRECHE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

CASTRO E SOUZA, Marina Pereira de

A VIVÊNCIA EM UMA PRÉ-ESCOLA E AS EXPECTATIVAS QUANTO AO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A ÓTICA DAS CRIANÇAS

CORREA, Bianca Cristina
BUCCI, Lorenzza

PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DOS SABERES DOCENTES

GIRÃO, Fernanda Michelle Pereira
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves

PESQUISAR A COMPREENSÃO COMPARTILHADA EM CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: (RE)VISITANDO BARBARA ROGOFF E URIE BRONFENBRENNER

SENNA, Maria Teresa Telles Ribeiro

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida

AS CRIANÇAS XACRIABÁ, SUAS FORMAS DE SOCIABILIDADE E O APRENDIZADO NAS COMUNIDADES DE PRÁTICA

SILVA, Rogério Correia da

INFÂNCIA E CIDADANIA: AMBIGÜIDADES E CONTRADIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BARBOSA, Ivone Garcia
ALVES, Nancy Nonato de Lima
MARTINS, Telma Aparecida Teles

INFÂNCIA, BRINCADEIRA E CULTURA

CARVALHO, Levindo Diniz

CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DE DISCURSO COMO FERRAMENTA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO IFANTIL

PORTO, Zélia Granja

NO CONTEXTO DA CRECHE, O CUIDADO COMO ÉTICA E A POTÊNCIA DOS BEBÊS

GUIMARÃES, Daniela de Oliveira

CONDIÇÕES CULTURAIS CONTEMPORÂNEAS NA PRODUÇÃO DE UMA INFÂNCIA PÓS-MODERNA QUE VAI À ESCOLA

MOMO, Mariângela

POR UMA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA OPRIMIDA: AS CRIANÇAS E A INFÂNCIA NA OBRA DE PAULO FREIRE

SILVA, Marta Regina Paulo da
SANTOS NETO, Elydio dos
ALVES, Maria Leila

O DESAFIO DE COMPREENDER E SER COMPREENDIDO

BARBOSA, Silvia Neli Falcão

TECENDO MEMÓRIAS, EDUCANDO INFÂNCIAS: O ENTRELAÇAR DE HISTÓRIAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

NEVES, Vanessa Ferraz Almeida

EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS: QUANDO FOCALIZAR NÃO É PRIORIZAR

CAMPOS, Rosânia

“PRA FAZER A FARINHADA... MUITA GENTE EU VOU CHAMAR” 1 : CONTEXTOS LÚDICOS DIVERSIFICADOS E AS CULTURAS DAS CRIANÇAS SATERÉ-MAWÉ

MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: UMA LUTA CONTÍNUA, UMA POLÍTICA DESCONTÍNUA

FULLGRAF, Jodete Bayer Gomes

O QUE DIZEM AS CRIANÇAS SOBRE SUA ESCOLA? O DEBATE TEÓRICOMETODOLÓGICO DA PESQUISA COM CRIANÇAS NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

MARTINS, Maria Cristina
BRETAS, Silvana Aparecida

CONCEPÇÕES DE CORPO, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (1997-2003)

SIMÃO, Márcia Buss

A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA RETRATADA NAS OBRAS DE CANDIDO PORTINARI

OLIVEIRA, Keyla Andrea Santiago