Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:93

LIVROS DIDÁTICOS CATÓLICOS: O ENSINO RELIGIOSO E A DISCRIMINAÇÃO DE RELIGIÕES AFRO-DESCENDENTES

GUEDES, Maristela Gomes de Souza

REORGANIZAÇÃO CURRICULAR: GESTÃO, CULTURA E CLIMA DA ESCOLA

BRITO, Regina Lucia Giffoni Luz de

CURRÍCULO EXPERIMENTAL NA UFPR SETOR-LITORAL: UMA ANÁLISE DE FILOSOFIA DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO

CUNHA, Cláudia Madruga

ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO PÓSCRÍTICO DE CIÊNCIAS POR SEUS SUJEITOS

FOGAÇA, Mônica

ESCRITA CURRICULAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS ABORDAGENS PÓS-ESTRUTURALISTAS/PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO

CHIQUITO, Ricardo Santos
EYNG, Ana Maria

CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR

AGOSTINHO, Patricia Garcia Caselli

ESTUDANDO O CURRÍCULO COMO GÊNERO DO DISCURSO

SOUZA E MELLO, Maria Lucia de

UNIFORMES ENTRE IMAGENS DO PENSAMENTO E NARRATIVAS DOS MEUS COTIDIANOS

OLIVEIRA, Marcio Romeu Ribas de

OLHAR SEM VER: ESCOLAS INVISÍVEIS E CURRÍCULOS PRATICADOS

CINELLI, Maria Luiza Sussekind Veríssimo
GARCIA, Alexandra

BUSCANDO O SENTIDO DE POLÍTICA NOS ESTUDOS CURRICULARES – PERSPECTIVAS DE ANÁLISE EM QUESTÃO

FRANGELLA, Rita de Cassia Prazeres
BARREIROS, Débora Raquel Alves

RESTOS QUASE MORTAIS: FOTOGRAFIA, ACONTECIMENTO E ESCOLA

WUNDER, Alik

AFINAL, EXISTE UM CURRÍCULO DEMOCRÁTICO?

NEGRI, Stefania de Resende
SOUZA, Maria Inez Salgado de

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: O CURRÍCULO COMO UMA MEDIAÇÃO DO CONHECIMENTO

TORRIGLIA, Patricia Laura

TEXTO E CONTEXTO: A REFORMA EM CURSOS DE LICENCIATURA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)

GARCIA, Maria Manuela Alves

O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE À DIVERSIDADE CULTURAL: UM ESTUDO DE CASO

NEIRA, Marcos Garcia

EPISTEMOLOGIA E CURRÍCULO: “NOVOS PARADIGMAS”

CHIZZOTTI, Antonio
PONCE, Branca Jurema

MÚLTIPLAS FACES NAS POLÍTICAS CURRICULARES

LIMA, Idelsuite de Sousa

A RECONSTITUIÇÃO CURRICULAR CHILENA PÓS-DITADURA PINOCHET

TRITTINI, Soledad Andrea Castillo
CUEVAS, Luis Delicio Leal

CONHECIMENTO PODEROSO E CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO: O CURRÍCULO ENTRE YOUNG E FREIRE

ZANARDI, Teodoro Adriano Costa

CURRÍCULO: DAS TEORIAS CRÍTICAS À EMERGÊNCIA DE DIÁLOGO INTERCULTURAL

SALVINO, Francisca Pereira
COSTA, Nívia Kaliane da Silva

A PRODUÇÃO DE VERDADES PELO DISCURSO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: IMPLICAÇÕES CURRICULARES

FREITAS, Josí Aparecida de
HASS, Fabrício Luis
KIRST, ernanda Schwinden Dallamico

CURRÍCULO: MOVIMENTO POLÍTICO-TROPOLÓGICO

OLIVEIRA, Ana de

ESTUDO — EM 3 ATOS

FERNANDES, Rosana Aparecida

CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DISCURSOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

OLIVEIRA, Veronica Borges de

ESPECIARIAS USADAS NAS ARTES DE NUTRIR: AFETOS, AFECÇÕES, LINGUAGENS E CONHECIMENTOS

SILVA, Sandra Kretli da

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM CIÊNCIAS: O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS COMO CRUZAMENTO DE FRONTEIRAS CULTURAIS

CREPALDE, Rodrigo dos Santos

DESENHO CURRICULAR DE CURSO: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E OS DESAFIOS DE UMA NOVA POLÍTICA

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar
WASSEM, Joyce
CALDAS, Tania Alencar de

AMBIVALÊNCIA E PERTENCIMENTOS CULTURAIS E NACIONAIS NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS BILINGUES DE FRONTEIRA

COUTO, Regina Célia do

NEXOS ENTRE CURRÍCULO, AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

MATHEUS, Danielle dos Santos

TRADIÇÕES CURRICULARES DO ENSINO JURÍDICO: UM ESTUDO DE CASO EM PORTUGAL

NUNES, Cely do Socorro Costa

O CURRÍCULO ESCOLAR E O FIM DAS UTOPIAS PEDAGÓGICAS: DISTOPIA OU REPOSICIONAMENTO DE APOSTAS?

THIESEN, Juares da Silva

CONHECIMENTO X CULTURA. DESCONSTRUINDO ESSE ANTAGONISMO

PEREIRA, Talita Vidal

POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: RECONTEXTUALIZAÇÕES NO CONTEXTO DA PRÁTICA

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares

CURRÍCULO, ALTERIDADE E TOLERÂNCIA NO CAMPO DO ENSINO RELIGIOSO: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DAS CATEGORIAS DE HEGEMONIAI E AGONISMO

OLIVEIRA, Aurenéa Maria de

INTERVENIENTES INTERNOS E EXTERNOS NA SELEÇÃO DE CONTEÚDOS DISCIPLINARES: A ‘ANATOMIA HUMANA’ NA FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO PAULO

TAVANO, Patricia Teixeira

CURRÍCULO COMO CULTURA DA ESCOLA: OS DESENHOS DO ORDENAMENTO TEMPORAL E ESPACIAL DA ESCOLA INCLUSIVA

SILVA, Fabiany de Cássia Tavares

ENTRE PERGUNTAS E RESPOSTAS, CONVERSANDO COM MEU FILHO SOBRE CURRÍCULO

SGARBI, Paulo

CURRÍCULO CARCERÁRIO: PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PRISÃO

RESENDE, Haroldo de

A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA: RELAÇÕES COM O CURRÍCULO NUMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL

NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e

TERRA FENDIDA: PROBLEMAS DA MATÉRIA E DAS CRIAÇÕES

GOMES, Paola Basso Menna Barreto

HISTORICIZANDO O TEMPO: cognição, tecnologia e currículo

FRANCO, Monique Mendes

A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA ENQUANTO PRINCÍPIO DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

COSTA, Thais Almeida

PESQUISAR O CURRÍCULO COMO ACONTECIMENTO: EM V EXEMPLOS

CORAZZA, Sandra Mara

LUZ, CÂMERA, AÇÃO E ... MÚSICA!: OS EFEITOS DO ESPETÁCULO NAS PRÁTICAS MUSICAIS ESCOLARES.

CAMPOS, Nilceia Protásio

AINDA AS “PARTES DA ÁRVORE”: SELEÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO NA SALA DE AULA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

LUNARDI, Geovana M.

A REESTRUTURAÇÃO DO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA/UERN/CAMEAM: TRAJETÓRIA E DEBATES

NASCIMENTO, Débora Maria do
ANDRADE, Maria Edgleuma de

O CICLO DE FORMAÇÃO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: ENTRE A TRADIÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

SOUZA, Elaine Constant Pereira

CURRICULO E AUTOPOIÉSE: UM ESPAÇO VIVO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

PEREIRA, Maria Zuleide da Costa

REPETIR, REPETIR, REPETIR: O CAMINHO QUE O EXPERIMENTADOR INVENTA E SEGUE, COTIDIANAMENTE

FIORIO, Angela Francisca Caliman

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: OBJETIVOS OU COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? PROCURANDO A DIFERENÇA ENTRE “SEIS E MEIA DÚZIA”

MACHADO, Tânia Mara Rezende