Biblioteca

A Biblioteca da ANPEd vem passando nos últimos anos por um processo de digitalização de arquivos, documentos institucionais e trabalhos de reuniões científicas. A partir de 2016 a Associação adotou uma estrutura de integração de sistema nos processos de submissão, armazenagem e disponibilização de trabalhos das Reuniões Regionais e Nacional, assim como dos sites destes encontros. Trabalhos de reuniões anteriores, no entanto, continuam em parte em sites desenvolvidos à época pelos realizadores, com processo difícil e custoso de migração de dados - alguns deles não mais disponíveis.

Nesse sentido, pedimos a associados e pesquisadores que tenham interesse em dados e arquivos específicos não localizados na Biblioteca que entrem em contato através do email portal@anped.org.br. A partir disso, informaremos se o arquivo encontra-se disponível em meio digital ou físico (sede da ANPEd ou PROEDES, responsável por salvaguarda de acervo institucional da Associação), no sentido de facilitar a consulta.

Total de itens:67

CULTURA AFRO-BRASILEIRA E O JOVEM DA BAIXADA FLUMINENSE: DIFERENÇAS E DESAFIOS

DUPRET, Leila

SUBJETIVIDADE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLA DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

ALBUQUERQUE, Lia Matos Brito de

AFETO: NOS FIOS DOS BASTIDORES DA SALA DE AULA

FARIAS, Maria de Lourdes Soares Ornellas

PASSAGEM DE PROFESSOR A PROFESSOR COORDENADOR: A DIMENSÃO AFETIVA EM FOCO

GROPPO, Cristiane
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de

A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO E DA ESCRITA NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES: UM ESTUDO COM BASE NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

GARCIA, Daniel Espírito Santo

OS ASPECTOS AFETIVOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E DA FÍSICA

ARCHANGELO, Ana
PERES, Bruna Assunção
CUNHA, Jaqueline Elaine Bueno da
AMON, Maria Clara Igrejas

COMPREENSÃO DE SIGNIFICADOS E INTERNALIZAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

OLIVEIRA, Flávio Garcia de
FREITAS, Maria Teresa de Assunção

PSICOLOGIA E PEDAGOGIA: UMA RELAÇÃO A SER CONSTRUÍDA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA DE EDUCAÇÃO

VIOTTO FILHO, Irineu Aliprando
PONCE, Rosiane de Fátima

DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ENSINO: A ANÁLISE HISTÓRICOCULTURAL DE VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN

PASQUALINI, Juliana Campregher

REVISITANDO AS ORIGENS DO TERMO JUVENTUDE: A DIVERSIDADE QUE CARACTERIZA A IDENTIDADE

GUIMARÃES, Gilselene Garcia

ANÁLISE DA MEDIAÇÃO ADULTO-CRIANÇA COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO

DIAS, Tatiane Lebre
ENUMO, Sônia Regina Fiorim

O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM CEGUEIRA CONGÊNITA E SUA INTERFACE COM A RELAÇÃO FRATERNA: ESTUDO DE DOIS CASOS

BAZON, Fernanda Vilhena Mafra
MASINI, Elcie Aparecida F. Salzano

OS SABERES ESPECIALIZADOS DA PEDIATRIA E A ADAPTAÇÃO DAS MÃES ÀS NECESSIDADES DE SEUS BEBÊS: UM ESTUDO DE MANUAIS DE PUERICULTURA PUBLICADOS NO BRASIL

LIMA, Ana Laura Godinho

O EMOCIONAR DE UM PROFESSOR

LOPES, Eduardo Simonini

ANGÚSTIA E ÓDIO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

OYAMA, Daniela Kitawa

OS DESAFIOS DE PESQUISAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: NO LABIRINTO DA CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS COM OS ENUNCIADOS DOS SUJEITOS

SANTOS, Elzicléia Tavares dos Santos

EXPERIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS DE EDUCAÇÃO MORAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O COTIDIANO DA ESCOLA

MENIN, Maria Suzana De Stefano
TREVISOL, Maria Teresa Ceron
BATAGLIA, Patrícia Unger Raphael

O PIBID DE PSICOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM QUESTÃO

BALDUINO, Jordana de Castro
SILVA, Luelí Nogueira Duarte e

VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR: SENTIDOS COMPARTILHADOS E PRÁTICAS DOCENTES FRENTE AO FENÔMENO

SOARES, Michelle Beltrão
MACHADO, Laêda Bezerra

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESCOLA DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE SEUS DESENHOS

NOVA, Taynah de Brito Barra

CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DE PEDAGOGIA A PARTIR DA MEDIAÇÃO

FÉLIX, Fabiana Muniz Mello
DIAS, Tatiane Lebre
NASCIMENTO, Renata Cristina de L. C. B.

CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO A PARTIR DA INTERAÇÃO DOS SUJEITOS COM AS PRODUÇÕES CULTURAIS MULTIMÍDIA

RIBEIRO, Janaina de Oliveira Nunes
FREITAS, Maria Teresa de Assunção

UM OLHAR PARA A TEORIA DE DESENVOLVIMENTO DE HENRI WALLON A PARTIR DO ESTUDO DO LIVRO “L`ENFANT TURBULENT: ETUDE SUR RETARDS E LES ANOMALIES DU DÉVELOPMENT MOTEUR ET MENTAL”

SILVA, Angélica do Rocio Carvalho
DOURADO, Ione C.
SCAVAZZA, Maria Cristina
MONTEIRO, Mário Destro

A INTERAÇÃO NA ESCOLA E SEUS SIGNIFICADOS E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE VALORES: UM ESTUDO SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de

ESTUDO PSICOSSOCIAL DA ESCOLA

SOUSA, Clarilza Prado de
MARCONDES, Anamérica Prado
ANDRADE, Daniela B.S. Freire
SANTOS, Risomar Alves dos
STANGHERLIM, Roberta
ENS, Romilda Teodora
ACOSTA, Sandra Ferreira
BÔAS, Lucia Santiso Villas
CESANA, Marina Ranieri
MUSIS, Carlo Ralph De
MICHELS, Lísia Regina Ferreira
OLIVEIRA, Eliana
BORJA, Amélia de
TERZI, Cleide do Amaral
DOMARCO, Elisângela
CARVALHO, Marcel Ercolin
ANDRADE, Roberta Rotta M. de
MORGADO, Tânia Regina de B.P.
MACHADO, Simone Aparecida
DER, Carolina Simões
GARCIA, Rita Elvira
KOWALSKI, Ivone Sanches

INJUSTIÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR.

SHIMIZU, Alessandra de Morais
CORDEIRO, Ana Paula

ESPETÁCULOS INFANTIS: "O OUTRO ME VÊ, LOGO EXISTO"

ROURE, Glacy Queirós de

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: DO VAZIO DA DETERMINAÇÃO COMO PROPULSOR DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS

RICKES, Simone Moschen

CRIANÇAS OPERATÓRIO – CONCRETAS EM INTERAÇÃO COM O COMPUTADOR: UM ESTUDO À LUZ DE CATEGORIA PIAGETIANAS

OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes

A ESCOLARIZAÇÃO E AS NORMAS: PRODUÇÃO DE SENTIDOS E PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta

O QUE PENSAM OS ALFABETIZADORES SOBRE A ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA?

MACHADO, Laêda Bezerra

AVALIAÇÃO DINÂMICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA E COMPLEMENTAR DE AVALIAÇÃO COGNITIVA EM CRIANÇAS COM INDICAÇÃO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

DIAS, Tatiane Lebre
ENUMO, Sônia Regina Fiorim

A RELAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE MORAL

DANI, Lúcia Salete Celich

O CONSTRUTIVISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CASO DE DESCONSTRUÇÃO

CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite
SILVA, Rita de Cássia da
MASSABNI, Vânia Galindo

A TENSÃO EU/OUTRO: NO SUJEITO, NA MEMÓRIA

BRAGA, Elizabeth dos Santos

A PESQUISA SOBRE A ATIVIDADE PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE NOVOS DESAFIOS

SOUZA, Marilene Proença Rebello de
MIRANDA, Marília Gouvea de
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza

PRODUÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MEMÓRIA DOS ESCRAVIZADOS NO BRASIL: ESCOLA, MOVIMENTO NEGRO O 13 DE MAIO EM SOROCABA - 1930

SILVA, Fátima Aparecida

RELAÇÃO INDIVÍDUO E SOCIEDADE – A CONTRIBUIÇÃO DA PSICANÁLISE

BITTAR, Mona

ESTUDOS SOBRE OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO NO SÉCULO XIX: A CONSTRUÇÃO DA PSICOLOGIA GENÉTICA

GOUVEA, Maria Cristina Soares

EDUCAÇÃO E AUTORIDADE

ROURE, Susie Amâncio Gonçalves de

A ESCRITA NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES UM ESTUDO A PARTIR DOS ENUNCIADOS DIDÁTICOS

COSTALONGA, Elida Mª Fiorot

ASPECTOS PSÍQUICOS DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES PROLONGADAS NAS CAMADAS POPULARES

PIOTTO, Débora C.

A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA: INDISCIPLINA E SUBJETIVIDADE

SANTOS1 , Catarina Angélica S.

UMA ANÁLISE DOS FATORES COGNITIVOS MENSURADOS PELO ENEM

GOMES, Cristiano Mauro Assis

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: A PROPÓSITO DO OUTRO DIFERENTE

DUEK Viviane Preichardt

ESCOLA COMO ESPAÇO NARRATIVO, OU NÃO: UM ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

ANDRADE, Daniela

AIDS, DROGAS, VIOLÊNCIA E PREVENÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza

EDUCAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: UM ESTUDO A PARTIR DAS ABORDAGENS PSICANALÍTICA E SÓCIO-HISTÓRICA

MACIEL, Maria Regina

IMPRESSÕES DIGITAIS: SENTIDOS CONSTRUÍDOS PELOS DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

PEREIRA, Ana Paula Marques Sampaio