Boletim Anped: Boletim ANPEd | agosto de 2016 | especial "Resistências"

Educação e coronelismo: é preciso defender a educação pública inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana

Alexandre Filordi de Carvalho (UNIFESP) Pedro Ângelo Pagni (UNESP) Silvio Gallo (UNICAMP) A Constituição Federal de 1988 é uma indelével descontinuidade na degradante história política brasileira...

UERJ resiste

Deise Mancebo – Professora Titular da UERJ Luiz Claudio de Santa Maria – Professor Associado da UERJ Diretor da ASDUERJ De um modo geral, as universidades públicas estão sendo submetidas a...

“Escola sem partido”: a criminalização do trabalho pedagógico

Marise Noqueira Ramos [1] Doutora em Educação (UFF) Parece já ser de amplo conhecimento dos educadores brasileiros, assim como o devido debate, o Projeto de Lei n.º 867, de 2015, do Deputado do PSBD/...

O programa Escola Sem Partido e a destruição de uma das virtudes modernas da escola

Pedro Angelo Pagni (UNESP) Alexandre Filordi de Carvalho (UNIFESP) Sílvio Gallo (UNICAMP) O programa Escola Sem Partido tem colaborado decididamente para a elaboração de projetos de leis que tramitam...

Resistências – Políticas de ação afirmativa no ensino superior: para além das cotas

Paulo Alberto dos Santos Vieira – PPGEdu Universidade do Estado de Mato Grosso O debate sobre a democratização de acesso ao ensino superior ganhou novo fôlego a partir dos primeiros anos da década de...

Ocupa CRJ: “Onde a Quebrada se Junta”. # CRJ sem Juventudes não rola!

Sebastião Everton[1] Juarez Dayrell[2] “E o elefante branco toma vida própria e começa a andar. Riqueza”. Post em facebook Em Belo Horizonte, centenas de jovens ocuparam o Centro de Referência de...

“Ocupar, Resistir, lutar pra garantir”: ocupações de três escolas estaduais em Niterói - RJ, 2016

Renata de Sá Gonçalves (prof. Departamento de Antropologia, coord. Pibid Ciencias Sociais/Capes, Universidade Federal Fluminense) Carlos Douglas Martins Pinheiro Filho (prof. Sociologia, Escola...

Ocupar As Consciências - Ocupação Escola Técnica A 131. Comuna de Buin. Chile.

Marcela Betancourt Sáez (doutoranda em Educação - UFF) René Varas González (mestrando em Políticas Públicas e Formação humana - UERJ) No dia 19 de julho do ano de 2011, depois de dois meses de...

Liberdade

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim Faculdade de Educação da Unicamp Integrante do GT Currículo da ANPEd Os tempos atuais têm nos deixado em estado de alerta ou, como se escuta aqui e acolá, na...

Ocupações: políticas, resistências e invenções curriculares

Maria Luiza Süssekind Coordenadora do GT 12 Currículo/ANPEd Professora do PPGEdu/UNIRIO Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores/GPPF/CNPq Raphael Pellegrini Mestrando do...

A experiência radical de ocupar a si mesmo

Marília Pinto de Carvalho Faculdade de Educação da USP Acompanhei com surpresa feliz a primeira onda de ocupações em São Paulo. Começou no dia 9 de novembro de 2015, em três escolas da Grande São...

Ocupa Caic - Fortaleza (CE)

Kaliane Senna Estudante do Ocupa Caic e componente do Grêmio Estudantil Chico da Matilde Vivi parte da minha infância estudando em escolas particulares, meus pais sempre me diziam que eles se...

#OcuparEduca

Em roda de conversa, estudantes da rede estadual de educação do Rio de Janeiro narram experiências de luta pela melhoria da qualidade da escola que ocorreu pela ocupação das mesmas, entre março e...

Expediente

PORTAL da ANPEd www.anped.org.br Ano V - n.21 - julho/2016 Jornalista Responsável: João Marcos Veiga Supervisão de Webjornalismo: Paulo Carrano Estagiárias de comunicação: Amanda de Oliveira Costa e Camila Shaw - Biênio 2015-2017 Gestão “Resistência e Movimento” Presidente: Andrea Gouveia (UFPR) ANPEd Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09:00 às 18:00