Boletim ANPEd - junho de 2019

Editorial

Prezado associada e associado,

já encontram-se disponíveis os resultados da avaliação de trabalhos e painéis para a 39ª Reunião Nacional da ANPEd, que acontecerá entre os dias 20 e 24 de outubro em Niterói, na UFF - a programação completa está disponível no site do encontro. O encontro propiciará espaço privilegiado de debates para sócios individuais e institucionais - encontra-se aberto até 15 de agosto processo de admissão de novos programas para o FORPREd. Expandindo seu alcance para diferentes âmbitos que estruturam a pós-graduação, a reunião também receberá o III Encontro Nacional de Secretárias/os de PPGEds. 

Para Luiz Carlos de Freitas, entrevistado da edição deste mês do projeto Memória ANPEd, disponível neste Boletim, a Associação é uma grande escola, pelo ambiente que proporciona de debates e encontro entre jovens e experimentes pesquisadores. O professor aposentado pela Unicamp fala sobre sua trajetória, processos de disputa na escola com a expansão do neoliberalismo e, sobretudo, a importância da pesquisa, da divulgação do conhecimento e da mobilização de baixo pra cima para combater o desmonte da educação pública. Freitas também irá compor um dos painés temáticos, com o tema "Infâncias, Trabalho e Escola", durante a Reunião Nacional da ANPEd.

A importância da voz ativa de entidades como a ANPEd se faz presente neste Boletim em posicionamentos em defesa de recursos públicos para a educação pública, contra a intervenção no processo de nomeação de reitores de instituições federais e contra a perigosa e absurda banalização do debate sobre trabalho infantil pelo presidente da república.

A Ação Educação Democrática, importante iniciativa da ANPEd e do Movimento Educação Democrática, conta semanalmente com parceria da Rádio UFMG Educativa para divulgação de ações em todo o país de defesa da educação pública. Clique aqui para acessar as gravações.

Em entrevista, autores de artigo disponibilizado no lote de junho da Revista Brasileira de Educação (RBE) focalizam a trajetória de estudantes atendidos pelo programa Bolsa Família e que entraram para o Ensino Superior, evidenciando a necessidade de maior diálogo entre os programas. Outro conteúdo especial desta edição é a cobertura do I Congresso Nacional de Editores de Periódicos de Educação, promovido pela ANPEd e FEPAE.

 

 

* Navegue pelo menu à direita (ou ao final, em dispositivos móveis) para acessar estes e outros conteúdos. >>>>

Confira também:

EVENTOS DA EDUCAÇÃO

EDITAIS DA EDUCAÇÃO

Boa leitura! Leia e compartilhe.

Expediente

Ano VIII - n.48 - junho 2019 | Jornalista Responsável: João Marcos Veiga | Jornalista: Camilla Shaw - Biênio 2017-2019 | Supervisão de Webjornalismo: Maria Luiza Sussekind | |Gestão “Resistência e Movimento” | Presidente: Andrea Gouveia (UFPR) | ANPEd | Rua Visconde de Santa Isabel, 20 – conj. 206-208 – Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 20560-120 Contatos: Tel. (21) 2576-1447 / 2576-2137 – Fax (21) 3879-5511 | Email: anped@anped.org.br | Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – 09h às 18h |PORTAL da ANPEd |www.anped.org.br