Curta Anped 2015

A Reunião Nacional da ANPEd realizou, em sua 37ª edição, um evento inédito. Nos dias 5 e 6 de outubro de 2015, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu a primeira mostra nacional de filmes de pesquisa da Associação. A Mostra Curta ANPEd tem por objetivo dar visibilidade a filmes que propiciam a reflexão sobre o uso das ferramentas e linguagens audiovisuais no processo de produção de pesquisas e conhecimentos. Os nove filmes desta galeria, com duração até 20 minutos, foram selecionados pela comissão da mostra para exibição e debates entre os associados.

Filmes selecionados para a Mostra na 37a Reunião Nacional da ANPEd.

Saberes e Fazeres de ceramistas fluminenses e pernambucanos

Saberes e Fazeres de Ceramistas Fluminenses e Pernambucanos

Histórias separadas por mais de dois mil quilômetros, mas que envolvem uma só técnica. O filme da professora Fátima Branquinho explica o que é cerâmica através de outras vozes. Relatos que vem desde as capitais fluminense e pernambucana até o interior dos dois estados.

Palavras, cúmplices de mim

Palavras, Cúmplices de Mim

Enquanto ouve-se uma poesia, vê-se a imagem de pés que caminham sobre as águas. Mas aqueles membros não pertencem à dona do poema. A escritora Maria Fernanda Zavanella Cruz possui paralisia cerebral.

NUNO: anos depois

Nuno: anos depois

As primeiras imagens do filme “Nuno: anos depois” pertencem a outro filme. São do documentário “Luz, Câmera, Pichação”, produzido em 2011 pelo professor adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Gustavo Coelho e mais dois colegas.

fabulografias final mostra

Fabulografias

Fotos, imagens de movimentos. Vídeos, imagens com movimento. Poema, poesia, rima cantada, músicas que não rimam.

Curta Criativo 2014 – 2º lugar Documentário: Diabolin

Diabolin

“A melhor escola do mundo é o mundo”. É com essa frase que o artista pernambucano Diabolin explica por que abandonou o colégio ainda no Ensino Fundamental. Foi na rua que, ainda menino, viu um artista cuspir fogo pela boca. Contou o que viu para sua mãe e com ela aprendeu como fazer.

"Da Hora" e seus meninos do Recife

“Da Hora” e seus Meninos de Recife

O vídeo do pesquisador Maurício Roberto da Silva traz a história do artista plástico Abelardo da Hora, que marcou o mundo das artes na segunda metade do século XX. De estilo próprio inconfundível, o escultor e desenhista pernambucano é o narrador da própria história.

Eunice e Fabrice

Eunice e Fabrice

O campus universitário com seus tons de concreto e o verde de seus jardins. Esse foi o cenário escolhido por Mailsa Passos para gravar o vídeo “Eunice e Fabrice”, em 2013. A escolha do local não se deve aos contrastes em suas cores, mas nas histórias que evoca.

GILBERTO JORGE - uma escola para todos, uma escola para cada um

EM Prof. Gilberto Jorge: uma escola para todos, uma escola para cada um

Existem projetos feitos para uma comunidade e existem projetos feitos por uma comunidade. A Escola Municipal Professor Gilberto Jorge encaixa-se no segundo caso, mas pertence também ao primeiro.

Sandra Krleti da Silva - ANPEd

As “Artes de Fazer” e de Viver o Cotidiano Escolar

Uma escola pública municipal da capital capixaba. Esse é o cenário do vídeo em que a professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Sandra Kretli defendeu sua tese de mestrado, em 2012.