Colóquio "A Historiografia em Trabalho-Educação - Como se escreve a história da educação profissional"
"Que lugar ocupa o saber histórico na vida social? Atua a favor da ordem estabelecida ou contra ela?" (Jean Chesnaux)
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Até 30 de novembro, a Biblioteca Central de Gragoatá ainda recebe a exposição de fotografias "O mundo do trabalho em imagens - a educação do olhar e a memória do trabalho (1900-1930)", com visitação gratuita, de 8h30 às 21h.
Este Colóquio tem por base as atividades do Projeto de Pesquisa “A HISTORIOGRAFIA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO CRÍTICO – Como se escreve a História da Educação Profissional” (CNPq) em desenvolvimento nesta Universidade. Na História e na Historiografia do Trabalho-educação, buscamos conhecer como se escreve a História da Educação Profissional no Brasil. A historiografia é a análise crítica da história escrita, o amadurecimento do campo científico que pensa sobre seu próprio fazer.
Trata-se de aprofundar o estudo da produção do conhecimento dentro do campo da História da Educação em sua relação com o trabalho e suas particularidades, tais como, as relações entre o capital e o trabalho, as contradições e vínculos com a sociedade, as políticas educacionais, a educação profissional, a cultura material, as ideologias e os espaços formativos.
Temos como referência básica a crítica à economia política, a história como processo e a história como método de pesquisa. Assumimos a história como processo real da vida de homens e mulheres em sociedade; os acontecimentos, os sujeitos sociais e as estruturas socioeconômicas, políticas, culturais; o tempo do capitalismo, suas mediações e contradições, a partir da crítica da economia política e do pensamento crítico latino-americano; a educação como formação humana e as lutas pela democratização da riqueza social.