I Seminário Internacional de Pesquisa do Greppe

Data: 
15/08/2019 até 16/08/2019
Prazo de Inscrição: 
20/06/2019 até 22/08/2019
Prazo para Submissão: 
20/06/2019 até 22/07/2019
Local: 
Faculdade de Educação da UNICAMP - Campinas/SP

No período de 15 a 16 de agosto de 2019, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE) realizará o seu VI Seminário Internacional de Pesquisa do Greppe – Privatização da Educação Básica: novos diálogos. Em suas edições, os Seminários de Pesquisa do Greppe têm buscado promover o diálogo entre pesquisadores/as estudantes (graduandos/as e pós-graduandos/as), profissionais da educação básica e organizações da sociedade civil, com vistas a potencializar a reflexão sobre temas relacionados às políticas de gestão e financiamento da educação básica, em diferentes contextos e a partir de distintas perspectivas.

Neste VI Seminário, ampliamos nosso diálogo com os/as investigadores/as da América Latina, sempre presente em nossas iniciativas, e da África, relação iniciada no V Seminário. Buscamos ainda o diálogo com pesquisadores/as que têm como objeto de análise os processos de privatização da educação.

Nesta oportunidade, concretiza-se o resultado de trocas acadêmicas com a constituição da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação a ser lançada no VI Seminário.

A REDE, inscrita em um cenário global de subordinação ao mundo corporativo _ no qual as pesquisas desenvolvidas em países de capitalismo periférico têm sofrido com a brusca redução de investimentos públicos e correm o risco de perder a necessária autonomia para o exercício da produção científica _ objetiva potencializar o diálogo entre pesquisadores/as latino americanos e africanos sobre privatização da educação, por meio da disseminação de resultados de estudos localmente desenvolvidos, da troca solidária de informações entre grupos de pesquisa e pesquisadores/as e do diálogo com organizações da sociedade civil que possam aportar aos estudos sobre privatização análises que auxiliem na construção de evidências para o entendimento da educação PÚBLICA, GRATUITA e Laica como condição para a realização do Direito Humano à Educação.

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.