II Encontro de Economia Política e Educação - Limoeiro do Norte - UECE

Data: 
20/08/2019 até 22/08/2019
Prazo de Inscrição: 
05/08/2019 até 20/08/2019
Prazo para Submissão: 
19/07/2019
Local: 
Limoeiro do Norte-CE

A necessidade de pensarmos a educação em suas dimensões política e formativa nos impele ao debate sobre as condições sociais e econômicas em que políticas educacionais são formuladas e postas em prática a orientarem o trabalho educativo nas escolas públicas. O contexto de crise do capital afeta as estruturas de reprodução das relações que organizam a sociedade contemporânea e desse modo modifica as orientações pedagógicas dos processos formativos na escola, dada a estreita vinculação entre demanda econômica e formação para o trabalho. Mediadas pelo Estado, políticas públicas de educação alicerçadas a partir do ideário neoliberal vem se constituindo como horizonte de sentido para a formação da sociabilidade humana, adequado a permanência do capitalismo.

O II Encontro de Economia Política e Educação pretende agregar esforços para pensarmos criticamente os fundamentos da educação contemporânea em seu contexto de aprofundamento da desigualdade social e econômica, da formação para o trabalho no âmbito da superexploração do trabalho, bem como da restrição ao acesso ao conhecimento dada a redução drástica de investimentos na educação e as recentes reformas no sistema de educação básica. Nesse sentido, trazemos à nossa análise a perspectiva marxiana contemplada pelas teorias pedagógicas e práticas educativas cuja finalidade última é a emancipação humana em processos formativos e a formação omnilateral.

Público alvo: 
Estudantes de Graduação
Estudantes de Pós-graduação
Professores da Educação Básica
Professores de Ensino Superior

 

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.