IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores do Brasil - GT 08 ANPEd

Data: 
26/05/2021 até 28/05/2021
Prazo de Inscrição: 
16/01/2021 até 30/04/2021
Prazo para Submissão: 
16/01/2021 até 15/04/2021
Local: 
online

O GT 08 – Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, realiza simpósios de grupos de pesquisa sobre formação de professores.

O I Simpósio foi realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), de 24 a 25 de julho de 2006, sob a coordenação de Emília Freitas de Lima e Laurizete Ferragut Passos, com a finalidade de promover a discussão sobre a delimitação do campo de formação de professores com base no mapeamento dos grupos de pesquisa que focalizam essa temática no Brasil. Contou com a participação de 73 grupos de pesquisa das diferentes regiões brasileiras.

O II Simpósio teve como local a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em Curitiba/PR, foi realizado de 24 a 25 de março de 2011, sob a coordenação de Joana Paulin Romanowski e Leny Rodrigues Martins Teixeira. Assumiu como objetivos: (i) analisar junto aos grupos de pesquisa o movimento em que se situa a investigação sobre a formação de professores, visando à compreensão do campo e as tendências investigativas; (ii) favorecer a interação entre os grupos colaborando para a constituição de redes de pesquisa no campo contribuindo para o debate consubstanciado sobre a pesquisa em formação de professores na constituição da área e (iii) Examinar a contribuição social da pesquisa sobre formação de professores para a produção de conhecimento na área da educação e para o sistema educacional brasileiro. Este simpósio contou com a participação de 34 grupos de pesquisa.

O III Simpósio foi realizado de 3 a 4 de outubro de 2016, na cidade de Guarulhos SP, tendo como local o Teatro Adamastor, cedido pela Secretaria Municipal de Educação daquele município. Teve a coordenação de Magali Silvestre e Márcia Hobold, e buscou oferecer um espaço para os pesquisadores apresentarem as pesquisas desenvolvidas pelos seus grupos, ampliando o debate e socializando a produção de conhecimento do campo da educação, mais especificamente no que se refere à formação de professores. Participaram deste simpósio 47 grupos inscritos dos quais 42 compareceram. 

Em 2021 convidamos os grupos de pesquisa e seus integrantes a participarem deste IV Simpósio que acontecerá no formato virtual, sob a coordenação da Universidade de Brasília e tem como objetivo aproximar e socializar os conhecimentos sobre a formação de professores produzidos pelos grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação do Brasil; contribuindo para o desenvolvimento acadêmico da temática. Os trabalhos selecionados apresentarão as pesquisas realizadas por grupos no campo da formação de professores do Brasil.

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.