IX Seminário Internacional "As Redes Educativas e as Tecnologias"

Data: 
05/06/2017 até 08/06/2017
Local: 
UERJ/RJ

A Faculdade de Educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) recebe entre os dias 5 e 8 de junho de 2017 o IX Seminário Internacional "As Redes Educativas e as Tecnologias". O tema desta edição será "Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário". As inscrições têm início a partir de 01 de março.

Acesse mais informações no site do evento: www.seminarioredes.com.br

AGENDA

Período
De 05 a 08 de junho de 2017
Início das inscrições
01 de março de 2017
Registro de trabalhos
Até 16 de abril de 2017 [23:59h]
Apreciação pelo Comitê Científico
Até 07 de maio de 2017
Divulgação dos aprovados
Até 14 de maio de 2017 [14:00h]
Recursos
De 15 a 16 de maio de 2017
Resultado dos recursos
Até 19 de maio de 2017
Divulgação da programação dos trabalhos aprovadas
Até 25 de maio de 2017

Apresentação

Pensar a democracia em suas relações com a educação exige considerá-la a partir de uma nova perspectiva teórica e política de compreensão do que ela exige e pode ser, como alerta Boaventura de Sousa Santos na epígrafe acim e, como pretende Maturana, aceitar a pluralidade do mundo como característica e não como problema, reconhecendo a legitimidade de diferentes sujeitos, modos de ser e de compreender o mundo.

Assim, entendemos que o desafio da educação para a democracia e do desenvolvimento de processos de aprenderensinar para um mundo plural e igualitário exige de nós, educadores e pesquisadores do campo da Educação, o desenvolvimento crescente de reflexões voltadas à compreensão desses processos de transformações sucessivas, rápidas e ininterruptas que caracterizam a atualidade e é nesse processo que o “IX Seminário internacional As redes educativas e as tecnologias: democracia e educação - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário” se inscreve.

No processo de repolitização da vida social proposto por Santos se inscreve a educação e os processos de aprendizagemensino dentrofora das escolas e espaços educativos formais, temas de que trataremos nesta nona edição do nosso Seminário, em que experiências sociais diversas e perspectivas estarão em permanente diálogo, buscando-se, com isso, tecer relações de autoridade partilhada entre conhecimentos e valores plurais, na perspectiva de uma ecologia de saberes (SANTOS, 2010) em que a relação de interdependência ente esses diferentes se destaque, permitinho e criando possibilidades do reconhecimento de todos e de cada um.

O reconhecimento e a necessidade de diálogo entre modos de aprenderensinar cotidianamente, dentrofora do universo acadêmico para a construção de uma sociedade democrática nos leva a propor nosso nono Seminário com essa temática.