VI Colóquio Internacional de Educação

Data: 
10/09/2018 (All day) até 12/09/2018 (All day)
Local: 
Universidade do Oeste de Santa Catarina - Joaçaba
APRESENTAÇÃO

 O evento tem por finalidade ampliar as possibilidades de diálogo e reflexão entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes da educação básica e da educação superior e pesquisadores da área da educação e afins sobre a necessária indissociabilidade entre educação e democracia e os enfrentamentos necessários para que a educação se constitua, efetivamente, em um direito público e subjetivo de todo cidadão.

EIXOS TEMÁTICOS

Educação e trabalho: Transformações do mundo do trabalho. Educação não formal e informal em diferentes formas e contextos. Educação popular e movimentos sociais. Educação de jovens e adultos. Educação permanente e trabalho. Educação integral e escola. Trabalho e formação profissional. Educação social e políticas sociais. Educação ao longo da vida.

Educação e cidadania: Educação e emancipação humana. Direitos sociais e direitos humanos. Democracia direta e democracia representativa. Políticas públicas e processos participativos. Políticas sociais e práticas conselhistas. Movimentos sociais e diversidade. Redes sociais e ativismo político. 
 
Estado e políticas educacionais: Estado e a produção das políticas sociais. Política educacional e projetos de sociedade. Modelos de desenvolvimento e políticas educacionais. Atuação de organismos internacionais e reformas da educação na atualidade. Regulação do Estado e avaliação da educação. Direito à educação e condições de acesso e permanência. Financiamento e programas educacionais. Relações público-privado na oferta da educação.
 
Filosofia e Educação: Fundamentos éticos da Educação. A dimensão estética da Educação. Linguagem e Educação. Processos filosófico-formativos. Filosofia como vertente humanizadora.
 
Formação e trabalho docente: Formação inicial e continuada de professores. Políticas de formação e profissionalização de professores. Iniciação à docência. Identidade docente. Trabalho docente.

 

Processos educativos: Estudos de diferentes tempos e espaços educativos, níveis de escolarização e modalidades de educação com ênfase nos processos educativos.  Processos de ensino e de aprendizagem. Avaliação da aprendizagem.  Currículo e práticas pedagógicas. Relação teoria e prática educativa. 
 
 PÚBLICO ALVO 
 
Professores e pesquisadores da educação básica e do ensino superior, alunos e egressos do PPGEd da Unoesc e de outros programas de pós-graduação do país, docentes e estudantes da graduação, comunidade externa e demais interessados no tema.  
 
DATAS IMPORTANTES

05/03 a 10/09 – Inscrições.

26/03 a 16/07 – Submissão de trabalhos.

07/08 – Divulgação dos trabalhos aprovados para apresentação no evento.

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.