XX ENDIPE

Data: 
14/07/2020 até 17/07/2020
Prazo para Submissão: 
31/01/2020
Local: 
Rio de Janeiro

SUBMISSÕES PRORROGADAS ATÉ 31 DE JANEIRO DE 2020

A realização do seminário “A Didática em Questão”, em 1982, na PUC-Rio, referência especialmente significativa da gênese do movimento hoje materializado nos ENDIPES (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), estava marcada pelo contexto de forte compromisso com a construção dos caminhos de redemocratização da sociedade brasileira. Para todos os implicados, esta era uma exigência iniludível: articular os processos educacionais com as dinâmicas de transformação e reconstrução do estado democrático de direito no país. Além disso, outro foco fundamental foi a superação da orientação tecnicista então predominante na área didática. Hoje: a Didática e a área de educação estão desafiadas por um contexto marcado por forte retrocesso nas conquistas de direitos, nas políticas sociais e educacionais; afirmam-se políticas neoliberais, o conservadorismo no plano político e ético, multiplicam-se as desigualdades, violências, discriminações e intolerâncias, e se afirma o que podemos chamar de um neotecnicismo. Atrevemo-nos a afirmar que a educação apresenta um quadro sombrio, anacrônico e incompetente. É este o contexto que nos desafia a superar a falta de ânimo, o cansaço e a desesperança.

Que caminhos podemos trilhar? O que propor para essa 20ª edição do ENDIPE a se realizar no Rio de Janeiro em 2020?

- Promover um amplo diálogo com os diferentes atores sociais
- Visibilizar e socializar práticas educativas insurgentes
- Valorizar a profissão docente
- Favorecer a superação do “formato escolar” dominante - Reinventar a escola

Muitos são os nossos desafios neste momento sombrio que estamos vivendo. No entanto, juntos/as, estamos chamados/as a resistir, insurgir e criar espaços de diálogo orientados a construir processos educativos que fortaleçam a democracia, a justiça e a solidariedade no nosso país. Esperamos que, quase quarenta anos depois, esse ENDIPE também fique marcado, pelo forte compromisso com a construção dos caminhos de afirmação da democracia brasileira. Uma marca não só do primeiro, mas de todos os ENDIPES que se sucederam. Que consigamos, como sempre, articular os processos educacionais com as dinâmicas de transformação e construção de uma sociedade justa e plural em que a democracia seja uma prática cotidiana. Nesta direção queremos situar o XX ENDIPE – Rio 2020.

Locais

- Campus da Faculdade de Educação da UFRJ
- Campus do Instituto Benjamim Constant
- Campus da Escola de Educação da UNIRIO
Todos localizados na Av. Pasteur, no bairro da Urca
ABERTURA NO ESPACO CULTURAL VIVO RIO, situado no Aterro do FLAMENGO

A ANPEd não se responsabiliza pelas informações repassadas pelos respectivos eventos, assim como por certificados, comprovantes e e outros materiais referentes a eles.