GT12 - Currículo

Vertical Tabs

Apresentação

O GT Currículo da ANPEd reúne pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa brasileiras e latino-americanas que vêm se dedicando ao estudo de questões concernentes ao campo do currículo. O grupo vem discutindo, a partir e através de múltiplos referenciais teórico-epistemológicos e metodológicos, essas questões, entendendo currículo, no mais amplo sentido do termo. Esse trabalho dos pesquisadores do GT, em seus grupos de pesquisa de origem e em eventos da área, tem sido divulgado por meio de publicações e da organização e participação em eventos, nacionais e internacionais os mais diversos.

COORDENADORES DO GT-CURRÍCULO

Ana Maria Saul - 1986-1987
José Luiz Domingues - 1988-1989
Iracema Lima Pires Ferreira - 1990-1991
Terezinha Fróes Burnham - 1992-1993
Antonio Flavio Barbosa Moreira - 1994-1995
Nilda Alves - 1996-1997
Alfredo Veiga-Neto/Elizabeth Macedo - 1998-1999
Alice Casimiro Lopes / Regina Cunha - 2000-2001
Sandra Corazza/Carlos Eduardo Ferraço - 2002-2003
Inês Barbosa de Oliveira/ Antonio Carlos Amorim - 2004-2005
Antonio Carlos Amorim/Eurize Pessanha - 2006-2007
Elizabeth Macedo/Roberto Sidnei Macedo - 2008-2009
Carlos Eduardo Ferraço/Carmen Gabriel - 2010 - 2011
Álvaro Moreira Hypolito/Rita de Cássia frangella - 2012 - 2013
Roberto de Macedo/Maria Luiza Sussekind - 2013 - 2015
Maria Luiza Sussekind/Rosanne Dias - 2015 - 2017
Rosanne Dias/Sandra Kretli - 2017 - 2019

 

ESTADOS DA ARTE

ALVES, Nilda G. . Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, p. 62-74, 2003. (disponível no Scielo)
ALVES, Nilda G. ; OLIVEIRA, Inês Barbosa de . A pesquisa e a criação de conhecimentos na pós-graduação em educação no Brasil: conversas com Maria Célia Moraes e Acácia Kuenzer. Educação e Sociedade, v. 27, p. 577-599, 2006. (disponível no Scielo)
LOPES, Alice Casimiro ; MACEDO, Elizabeth Fernandes de ; OLIVEIRA, Inês Barbosa de ; DIAS, Rosanne Evangelista ; FRANGELLA, Rita ; PAIVA, Edil . O currículo da educação básica. In: XXVIII Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2005, Caxambu. Anais da XXVIII Reunião Anual da Anped. Rio de Janeiro : ANPEd, 2005. v. 1. p. 1-26.
MACEDO, Elizabeth Fernandes de ; LOPES, Alice Casimiro ; PAIVA, Edil ; BARBOSA, I. ; DIAS, Rosanne Evangelista ; FRANGELLA, Rita . Currículo da educação básica (1996-2002). 1. ed. Brasília: PNUd/INEP/MEC, 2006. v. 1. 572 p.
(http://www.publicacoes.inep.gov.br/detalhes.asp?pub=4083))
MOREIRA , Antonio Flavio Barbosa. O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPED. Cad. Pesqui., Nov 2002, no.117, p.81-101. ISSN 0100-1574 (disponível no Scielo)
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Por entre ficções e descentramentos: discussões atuais de currículo e a Psicologia da Educação. Psicologia da educação, São Paulo - PUC/SP, v. 17, n. 2, p. 11-36, 2003.
PARAÍSO, Marlucy Alves . Currículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 67-82, 2005.
PARAÍSO, Marlucy Alves . Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v. 34, n. 122, p. 283-303, 2004. (disponível no Scielo)
VEIGA-NETO, Alfredo, MACEDO, Elizabeth. Estudos curriculares: como lidamos com os conceitos de Moderno e Pós-moderno? CD-ROM da 30ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu/MG, 2007.

Dados do Grupo
Coordenador:
Hugo Heleno Camilo Costa / UFMT
E-mail do Coordenador:
hugoguimel@yahoo.com.br
Vice-coordenador:
Alexandra Garcia / UERJ
Grupos de Pesquisa
Documentos

Documentos GT 12

DOCUMENTOS
Os livros abaixo listados foram organizados a partir dos textos apresentados pelos Grupos de Pesquisa participantes do GT nas sessões de Trabalho Encomendado das últimas reuniões anuais da ANPEd.

Livros:

Sentidos de currículo: entre linhas teóricas, metodológicas e experiências investigativas
Orgs.: Inês Barbosa de Oliveira (UERJ) e Antonio Carlos Rodrigues de Amorim (FE/Unicamp)

As Potencialidades da Centralidade da(s) cultura(s) para as investigações no campo do currículo
Orgs.: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim (FE/Unicamp) e Eurize Caldas Pessanha (UFMS)

Passagens entre moderno para o pós- moderno: ênfases e aspectos metodológicos das pesquisas sobre currículo
Org.: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim (FE/Unicamp)

Como nossas pesquisas concebem a prática e com ela dialogam?
Elizabeth Macedo, Roberto Sidnei Macedo e Antonio Carlos Amorim (organizadores).

Discurso, texto e narrativa nas pesquisas em Currículo
Elizabeth Macedo, Roberto Sidnei Macedo e Antonio Carlos Amorim (organizadores)