GT13 - Educação Fundamental

Vertical Tabs

Apresentação

Breve apresentação do GT 13

A trajetória do Grupo de Trabalho de Educação Fundamental ( GT 13) vincula-se à própria história da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação, visto que o grupo configura-se com um dos oito grupos que nasceram no ano de 1981, criados pelo Conselho Deliberativo e aprovados em Assembleia final, em 13 de março de 1981, em Belo Horizonte. Na 9ª reunião anual da associação, realizada em 1986, passou a denominar-se Política do Ensino de 1º Grau, acolhendo trabalhos de diferentes naturezas, tanto no âmbito das políticas educacionais, como do cotidiano do trabalho docente. Finalmente, na 16ª reunião anual, realizada em 1993, o GT13 passou a denominar-se Educação Fundamental.  Ao longo de seus 39 anos de existência, o GT tem se debruçado sobre diferentes temas de estudos que vinculam-se às experiências dos pesquisadores/as do GT: a) Questões de políticas públicas e organização escolar; b) Aspectos teórico-metodológicos das práticas pedagógicas em classes de Educação Fundamental, com ênfase nas diferentes áreas do conhecimento/currículo escolar; c) Práticas disciplinares, projetos didáticos e experiências inovadoras; d) Educação multicultural e políticas de inclusão escolar; e) Processos de organização escolar e políticas de avaliação, repetência e fracasso escolar; f) Relação escola-sociedade; g) Espaços de educação não formal; h) Formação inicial e continuada de professores; i) Cotidiano escolar 

 

Coordenadores/as do GT 13

1981-1982 – Guiomar Namo de Mello (PUC-SP)

1983-1986 – Léa Pinheiro Paixão (UFMG/UFF)

1987 – Any Dutra (UERJ) e Teresa Gally de Andrade (UFPb)

1988 – Teresa Gally de Andrade (UFPb)

1989 – Maria das Graças Alves (UFPb)

1990-1991 – Teresa Roserley  Neubauer da Silva (PUC-SP)

1992-1994 – Bertha de Borja Reis do Valle (UERJ)

De 1995 a 1999 - não temos informações precisas – estamos verificando.

2000-2001 – Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho  (Unirio)

2002-2003 - não temos informações precisas – estamos verificando.

Maria Luisa Merino de Freitas Xavier (UFRGS) / Rosa Maria Hessel da Silveira (UFRGS/ULBRA) – 2004 – 2005

Elizeu Clementino de Souza (UNEB) / Carmen Sanches (UNIRIO) - 2005-2009

Carmen Sanches (UNIRIO) / Guilherme do Val Toledo Prado (UNICAMP) – 2009-2011

Guilherme do Val Toledo Prado (UNICAMP) / Elí Terezinha Henn Fabris (UNISINOS) – 2011-2013

Elí Terezinha Henn Fabris (UNISINOS) / Claudia Fernandes (UNIRIO)- 2014-2015

Claudia Fernandes (UNIRIO) / Luis Henrique Somer (UNISINOS) – 2016 – 2017

Luis Henrique Sommer (UNISINOS) / Jacqueline de Fatima dos Santos Morais (FFP/UERJ) –  2018-2019

Mairce da Silva Araújo (FFP/UERJ) / Guilherme do Val Toledo Prado (UNICAMP) - 2020-2021

 
Dados do Grupo
Coordenador:
Graça Regina Franco da Silva Reis / UFRJ/Cap/PPGE
E-mail do Coordenador:
francodasilvareis@gmail.com
Vice-coordenador:
Kamila Lockman / FURG
Grupos de Pesquisa

Participantes do GT e Grupos de Pesquisa (informados pelos participantes)

Adriana Varani – UNICAMP - avarani@unicamp.br

http://lattes.cnpq.br/2971233303849752

GRUPO DE PESQUISA: Laboratório de Observação e Estudos Descritivos -  LOED

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9637906005504578

VARANI, Adriana. Trabalho coletivo docente como espaço de re-existência. COSTA, Adriana Alves Fernandes; CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; PRADO, Guilherme do Val Toledo; EVANGELISTA, Francisco (Orgs.). Narrativas, formação de professores e subjetividades democráticas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 199p.

VARANI, ADRIANA; CAMPOS, CRISTINA MARIA ; ROSSIN, ELIZABETH . A formação humana integra a educação integral? O que as práticas pedagógicas têm a nos dizer. Cadernos Cedes (IMPRESSO), v. 39, p. 177-192, 2019.

VARANI, A. BALSAMO, L. Eu só penso em descritor: sentido produzidos para avaliação externa no cotidiano escolar”. IN: Revista Teias v. 16 • n. 43 • 117-134 • (out./dez.2015)

 

Andréa Rosana Fetzner – UNIRIO - andrearosanafetzner@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/1794350930106112

GRUPO DE PESQUISA: Grupo de Pesquisa em Avaliação e Curriculo - GEPAC

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2535764527374178

CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de; OSBORNE, Renata; FETZNER, Andréa Rosana; FARIA JUNIOR, Alfredo Gomes de Os Conteúdos do Currículo da Educação Física Escolar. Temas em Educação Física Escolar. v.4, p.1 - 22, 2019.

SANTOS, Marilene; FETZNER, Andréa Rosana PROCAMPO: Field Education Policy. Revista Tempos e Espaços em Educação (ONLINE). , v.12, p.189 - 206, 2019.

FETZNER, Andréa Rosana Interculturalidade nas Escolas: um estudo sobre práticas didáticas no Pibid. Educação e Realidade. v.43, p.513 - 530, 2018.

 

Carmen Lúcia Vidal Pérez – UFF – clvperez@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/0646181238100482

GRUPO DE PESQUISA: Grupo de Estudos e Pesquisas Escola, Memória e Cotidiano - GEPEMC - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4067738701770177

Laboratório GRUPALFA - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1127295260277412

PÉREZ, C. L. V.; ALVES, L. P. . linhas erráticas: cartografias de um outro modo de existir na (vida e) na escola. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 14, p. 678-703, 2018.

 

Carmen Sanches Sampaio – UNIRIO - carmensanches.unirio@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/4845657505821253

Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF/UniRio)

SAMPAIO, Carmen Sanches, RIBEIRO, Tiago. Conversa, partilha e formação docente: o fórum de alfabetização, leitura e escrita (FALE).In: Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade, 2020.v29.n57.p203-218

SAMPAIO, Carmen Sanches, OLIVEIRA Ana Clara de Souza, LIMA Bianca Tex Romão, PACÍFICO, Rosiele Jossama da Silva. Formação docente no e com o PIBID [ou sobre presença, alteridade, narrativas e experiência]. In: Revista Communitas. 2018, v. 2, n. 3 

SAMPAIO, Carmen Sanches, RIBEIRO, Tiago, VENÂNCIO, Ana Paula. Alfabetização, currículo e formação com as crianças: reflexões a partir do cotidiano da escola. In: Conversas sobre formação de professores, práticas e currículos, Teias v. 18 • n. 50 • 2017(jul./set.):

 

Claudia de Oliveira Fernandes – UNIRIO - clof52.cf@gmail.com; claudia.fernandes@unirio.br

GRUPO DE PESQUISA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo – GEPAC

http://lattes.cnpq.br/0780542248550736

RODRIGUES, Carlos Eduardo Serrina De Lima; FERNANDES, Claudia de O. Governança educacional global e a gênese dos testes das habilidades socioemocionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 28, n. 67, p. 214-235, jan./abr. 2017.

FERNANDES, Claudia de O. Avaliação, currículo e suas implicações Projetos de sociedade em disputa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 397-408, jul./dez.2015. Disponível em http://www.esforce.org.br/

FERNANDES, Claudia de O.; NAZARETH, Henrique Dias Gomes de. Resultados de pesquisas sobre as políticas de avaliação em larga escala em educação e seus impactos na escola. Revista Educação Especial, v. 31, n. 63, p. 893-906, out./dez. 2018. Disponível http://dx.doi.org/10.5902/1984686X32906

 

Elí Terezinha Henn Fabris – UNISINOS - efabris@unisinos.br - ethfabris@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/2961121430255733

GRUPO DE PESQUISA: Grupo Interinstitucional de pesquisa em Pedagogias, Docências e Diferenças – GIPEDI

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1673844229666121

FABRIS, Elí Henn; DAL IGNA, Maria Cláudia (Org.) ; SILVA, R. R. D. (Org.) . Modos de ser docente no Brasil contemporâneo: articulações entre pesquisa e formação. 1. ed. São Leopoldo: OIKOS, 2018. v. 1. 200 p  (ebook)

BAHIA, Sabrine Borges de Mello Hetti. Professores Iniciantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a Constituição de uma Docência Engajada. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elí Terezinha Henn Fabris.

NEVES, Antônia Regina Gomes Práticas pedagógicas contemporâneas: uma análise da série Destino: Educação - Escolas Inovadoras. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Orientador: Elí Terezinha Henn Fabris.

 

Elizeu Clementino de Souza – UNEB – esclementino@uol.com.br

http://lattes.cnpq.br/3968241717391173

GRAFHO - Grupo de Pesquisa Autobiografia Formação História Oral

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0350104225060367

SOUZA, E. C.. Dimensões e desafios da pesquisa (auto)biográfica no atual contexto brasileiro. Rev. Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades,, v. 2, p. 188-209, 2020

SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUZA, Hanilton Ribeiro de ; ORRICO, Nanci Rodrigues . -Você é tão inteligente, nem parece que é da roça- Relatos de jovens rurais que estudam em escolas urbanas. Cadernos de Pesquisa (UFMA), v. 26, p. 109-126, 2019.

SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUZA, Hanilton Ribeiro de ; ORRICO, Nanci Rodrigues Juventudes rurais, narrativas e rito de passagem: por uma educação para além dos ditames do mercado de trabalho. Debates em educação, v. 10, p. 64-82, 2018.

 

Graça Regina Franco da Silva Reisfrancodasilvareis@gmail.com

http://lattes.cnpq.br/8674157963018100

GRUPOS DE PESQUISA: Conversas entre professores: alteridades e singularidades- coordenação
Ecologias do narrar - pesquisadora
Práticas Educativas e Formação de Professores - pesquisadora
Cotidiano escolar e currículo - pesquisadora

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6776150142775484

VERISSIMO, Maria Luiza Sussekind; REIS, Graça Regina Franco da Silva ; PEREIRA, Francisco. Parasita (s), contaminados, invisíveis, abissais. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 37, p. 487-509, 2020.

REIS, Graça Regina Franco da Silva; CAMPOS, M. S. N. . Os materiais narrativos e a reconfiguração dos currículos: desafios e possibilidades. In: Currículo sem fronteiras, v. 19, p. 396,2019.

REIS, Graça Regina Franco da Silva; CAMPOS, M. S. N. . Conversas entre professores: produção de currículos nos processos de formação continuada. Teias (Rio de Janeiro), v. 20, p. 176-190,2019.

 

Guilherme do Val Toledo Prado – UNICAMP - toledo@unicamp.br

http://lattes.cnpq.br/0440747965664499

GRUPO DE PESQUISA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada – GEPEC

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7058595389205765

ARAGÃO, A.M.F.. Ciência e Reflexividade: considerações a partir de um projeto formativo-investigativo. Magis (Editorial Pontificia Universidad Javeriana), v. 5, p. 17-29, 2013; 

BRAGANÇA, I. F. S.; ABRAHAO, M. H. M. B. . Abordagens teórico-metodológicas da formação de professores em dois tempos: olhares sobre o CIPA I (2004) e o CIPA V (2012). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 1, p. 31-45, 2016; 

PRADO, G.V.T.; PROENCA, H. H. D. M. . Práticas de formação profissional na escola: desafios na atuação da coordenadora pedagógica em parceria com os professores. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), v. 22, p. 175-184, 2018.

Jane Adriana Vasconcelos P. Rios - UNEB/PPGEDUC - jhanrios1@yahoo.com.br

GRUPO DE PESQUISA : Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica – DIVERSO

http://lates.cnpq.br/3121355215701703

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; SILVA, Fabrício Oliveira; SILVA, Ana Lúcia Gomes da. Formação docente no ensino fundamental: interfaces com a diversidade. Revista da FAEEBA, v. 29, p.109-124, 2020.

Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; SILVA, Fabrício Oliveira(Orgs.). Iniciação a docência na Educação Básica: experiências formativas do PIBID. Salvador: EDUNEB, 2019.

RIOS, Jane Adriana V. P. Rios (Org). Diferenças e desigualdades no cotidiano da educação básica. Campinas: Mercado das Letras, 2017.

 

Mairce da Silva Araujo – UERJ/FFP – mairce@hotmail.com

http://lattes.cnpq.br/1157936975342255

GRUPOS DE PESQUISA: Alfabetização, memória e formação de professores - ALMEFRE / Vozes da Educação: Memória (s), História(s) e Formação de Professores (as)

http://dgp.cnpq.br/dgp

ARAÚJO, M. S.; RODRIGUES, N. C. L. Diálogos interculturais escola/comunidade e suas repercussões no processo de alfabetização das crianças das classes populares. Instrumento - Revista em Estudo e Pesquisa em Educação. v.19, p.1 - 12, 2017. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/19009

ARAÚJO, Mairce da Silva. "Apesar de você, amanhã será outro dia": processos formativos em tempos nebulosos In: Escritas de si. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019, v.1, p. 178-191.

ARAUJO, M. S.; MAGDALLENA, R S M “Pode ir lá no quadro, eu te ajudo, é aquela letra assim...” – para além da cartilha, a alfabetização na sala de aula como forma de mediação de conhecimento In: Alfabetização sem cartilha: gestos, experiências e narrativas.1 ed.Rio de Janeiro: Ayvu, 2019, v.1, p. 219-240.

 

Maria Luisa Merino de Freitas Xavier – UFRGS- mlxavier@uol.com.br

GRUPO DE PESQUISA - Grupo de Pesquisa em Educação e Disciplinamento – Gped

http://lattes.cnpq.br/129250301210630

 
Documentos

Publicações do GT 13 que socializam sua história

VALE, Berta de Borja Reis do. O GT Ensino Fundamental: uma história de quinze anos. In.: ANPEd. História dos Grupos de Trabalhos, Belo Horizonte, 1995, pp. 39/42. 

boletim_anped_no.1_setembro_1995.pdf acessado em 21/09/2020

VALE, Berta de Borja Reis do. Educação Fundamental: 25 anos de história. In.: 25ª Reunião Anual da ANPEd. Educação: manifestos, lutas e utopias, 29de set. a 02 de out. 2002, Caxambu/MG. 

SOUZA, Elizeu Clementino de e COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. História, trajetória e produção: reflexões sobre o GT de Educação Fundamental da Anped (1995/2004). Trabalho Encomendado. 28ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu/MG, 16 a 19 de outubro de 2005. 

SOUZA, E. C. O visível e o invisível: reflexões e contribuições do Gt de Educação Fundamental no contexto do EPENN/ANPEd In: Pesquisa em Educação nas Regiões Norte e Nordeste: balanço e perspectivas.1 ed.Recife : EDUFPE, 2014, p. 241-260.

https://drive.google.com/file/d/17Btb3MM6l04Z65XzSgMttivQ783fIHYT/view?u...