GT15 - Educação Especial

Vertical Tabs

Apresentação

Revista Brasileira de Educação Especial
Nº 17, 2011, Edição especial, 20 anos 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1413-65382011000...

O GT EDUCAÇÃO ESPECIAL : ANÁLISE DA TRAJETÓRIA E DA
PRODUÇÃO APRESENTADA (1991 – 2001)
Júlio Romero Ferreira - PPG Educação - UNIMEP/SP
www.anped.org.br/reunioes/25/encomendados/trajetoriaproducaogt15

OS 20 ANOS DO GT EDUCAÇÃO ESPECIAL: GÊNESE, TRAJETÓRIA E
CONSOLIDAÇÃO
Júlio Romero FERREIRA
José Geraldo Silveira BUENO
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382011000400011&script=sci_a...

Dados do Grupo
Coordenador:
Silvia Márcia Ferreira Meletti / UEL
E-mail do Coordenador:
spmeletti@uol.com.br
Vice-coordenador:
Heulalia Charalo Rafante / UFScar
Grupos de Pesquisa

Nome do grupo de pesquisa: Práticas educativas e relações sociais no espaço escolar e não escolar
Linha: Condições de Formação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais
Membros:
Maria Inês Bacellar Monteiro (lider)
Maria Cecília Rafael de Góes
Ana Paula de Freitas
Anna Maria Lunardi Padilha
Evani Andreatta Amaral Camargo
Tema:
Formação de alunos com deficiência e condições político-sociais oferecidas no espaço escolar e não escolar. Os estudos realizados têm como principais referências teóricas as abordagens histórico-cultural, na linha de pensamento de L.S. Vigotski e, enunciativo-discursiva de Bakhtin. Em termos metodológicos são explorados vários recursos coerentes com a orientação teórica.
Link: http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=1696708T7B60VR

Nome do grupo de pesquisa: Surdez e abordagem bilingue
Temas de investigação: educação de surdos, letramento e alfabetização de surdos, Língua brasileira de sinais
Membros:
Cristina B. F. de Lacerda
Ana Claudia B. Lodi (Coord.)
Link: http://gpsurdezeabordagembilingue.blogspot.com.br/

Nome do grupo de pesquisa: Grupo de pesquisa teoria histórico-cultural, educação e movimento humano

Temas de investigação: a teoria histórico-cultural e suas relações com a educação especial, a defectologia de Vygotski e a aprendizagem humana

Membros: Dr. Bento Selau (líder)
Drª. Cristina Pureza Duarte Boéssio
Dr. Lúcio Jorge Hammes
Ms. Rafael Fonseca de Castro (estudante de doutorado)
Valéria Urdangarin Borba (estudante de mestrado)
Esp. Silvia Rozane de Souza Avila de Souza (técnico)
Link: http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=IZCF708Q2B...

Nome do grupo de pesquisa: Educação especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas de inclusão escolar.
Temas de investigação: Práticas pedagógicas e processos de escolarização de alunos com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento; políticas de educação especial entre o global e o local: o estado do Espírito Santo; currículo escolar e os apoios especializados; formação de professores regentes; professores especializados; coordenadores pedagógicos; gestores escolares/de sistema e a perspectiva de educação inclusiva; pesquisa-ação-colaborativo-crítica e os processos de inclusão escolar.
Membros: Denise Meyrelles de Jesus - (líder)
Agda Felipe Silva Gonçalves
Alexandro Braga Vieira
Andressa Mafezoni Caetano
Edson Pantaleão Alves
Ines de Oliveira Ramos Martins
Maria das Graças Carvalho Silva de Sá
Mariangela Lima de Almeida
Reginaldo Célio Sobrinho

Estudantes:
Alice Pilon do Nascimento
Ana Marta Bianchi de Aguiar
Ariadna Pereira Siqueira Effgen
Carline Santos Borges
Christiano Felix dos Anjos
Fernanda Ferreyro Monticelli
Fernanda Novaes Gomes da Silva
Girlene Gobete
Isabel Matos Nunes
Karolini Galimberti Pattuzzo
Merislandia Paulo da Silva
Miguel Angelo Braga Senna
Vasti Gonçalves de Paula Correia
Alana Rangel Soave
Camila Helena Rodrigues
link: http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=03927088IU3BKW

Nome do grupo de pesquisa: LaPEADE
Membros: Mônica Pereira dos Santos
Link: http://www.lapeade.com.br/

Nome do grupo de pesquisa: Tecnologia Assistiva
Temas de investigação: surdez, acessibilidade tecnológica, autismo, deficiente visual

Linha de Pesquisa: consciente de seu papel na sociedade, a FAETERJ - Faculdade de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro vem procurando, nos últimos anos, intensificar ações voltadas à consolidação da integração das suas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Além das atividades tradicionais de sala de aula, a comunidade do instituto tem proporcionado contribuições nos âmbitos social e científico.
Os projetos de iniciação científica da FAETERJ-Rio vêm sendo desenvolvidos, desde 2005, em consonância com os seguintes eixos temáticos de interesse do instituto: Apoio à Educação; Tecnologias Assistivas; Inclusão Digital; Meio Ambiente.

Membros:
Prof. Dr. Roberto Kopp
Dra Claudia Ferlin
Prof. Dr. Paulo Galhanone
Prof. Me Rute Candida de Freitas
Prof Me Ana Cristina Silva Albuquerque
Prof. Me Ricardo Marciano
Prof. Terezinha Dalles Monteiro

Alunos: Raphael Henrique Tomaz e Flavia da Silva Xavier
Link:
http://repositorioassistivo.ist-rio.net/
http://revista.ist-rio.net/s/

Nome do Grupo de Pesquisa: “Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais no Ensino Regular: Práticas Pedagógicas e Cultura Escolar”
Temas de Investigação:
Temas: políticas públicas e processos de implementação da Educação Inclusiva, desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e autismo, formação de professores, cultura escolar, políticas e procedimentos de inclusão laboral de pessoas com deficiências; questões psicossociais
Membros:
• Rosana Glat- Coordenadora do Grupo (UERJ)
• Marcia Plestch- Vice- Coordenadora (UFRRJ)
UERJ – Faculdade de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação
• Carla Siqueira- graduanda em Pedagogia (UERJ) Webmaster e Bolsista de Iniciação Científica CNPq
• Eduardo José Manzini- Pos-doutorando em andamento na UERJ (UNESP, MARILIA)
• Amanda Carlou-Mestranda
• Annie Redig - Doutoranda
• Cristina Mascaro- Doutoranda
• Leila Blanco- Mestranda
• Márcia Marin-Doutoranda
• Mara Cruz- Professora Adjunta Colégio de Aplicação
• Patrícia Braun- Professor Adjunta Colégio de Aplicação (UERJ)
• Nathália Eugênio-graduanda em Pedagogia, Bolsista de Iniciação Científica Faperj
• Raquel Lanine- graduanda em Pedagogia, Bolsista de Iniciação Científica Uerj
• Valeria de Oliveira-Mestre, Faculdade de Educação

Membros de outras IES e redes (ex- alunos da UERJ)
• Adriana Menezes- Mestre Educação pela UERJ, Secretaria Municipal de Educação, Angra dos Reis, RJ
• Katia Machado-Mestre em Educação pela UERJ
• Katiuscia Antunes-Professora Adjunta UFJF
• Nathalia Cunha-Graduada em Pedagogia, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
• Suzanli Estef – Graduada em Pedagogia, Professora de Educação Especial do Colégio Pedro II e da FAETEC
Link do site: http://www.eduinclusivapesq-uerj.pro.br

Grupo de pesquisa: Avaliação e intervenção em educação especial

Temas de investigação: Ensino e Consultoria Colaborativa, Adaptações Curriculares, Inclusão, Comunicação Alternativa, Altas Habilidades/Superdotação, Letramento, Deficiência Intelectual, Formação de Professores; Famílias de Pessoas com Deficiência e Atendimento Educacional Especializado.
Membros:
Prof. Dra. Maria Amelia Almeida (Coord.)
Iasmin Zanchi Boueri
Danusia Cardoso Lago
Andrea Carla Machado
Maria Grazia Guillen Mayer
Clayton Marques
Sonia Maria Simioni
Bethania Stange Lopes
Naidson Ferreira
Maria Marta Lopes
Mariana Gurian Manzine
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Link: http://www.avinedes.blogspot.com.br/

Grupo de pesquisa: Políticas de educação especial
Temas: Análise de políticas de educação especial; avaliação de programas e projetos de inclusão escolar.
Membros: Rosângela Gavioli Prieto (Líder)
Ana Claudia Balieiro Lodi
Simone Girardi Andrade 

Estudantes:
Elaine Alves Raimundo
Raquel da Silva Ribeiro
Rosanna Claudia Bendinelli
Roseli Kubo Gonzalez
Link: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0067708U4BLX6D

Publicações do GT