35ª Reunião Anual da ANPEd em Porto de Galinhas contribui para que a Educação alcance espaço na prioridade na agenda política e social brasileira

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realizou entre os dias 21 e 24 de outubro sua 35ª Reunião Anual. O congresso aconteceu no Centro de Convenções do Hotel Armação, no balneário de Porto de Galinhas, Pernambuco, reunindo mais de três mil pessoas entre convidados e participantes.

            Ao promover um encontro de qualidade para pesquisadores, discentes e docentes dos 118 programas de Pós-Graduação em Educação no país, além de importantes presenças nacionais e internacionais, a ANPEd acredita ter fomentado  contribuições decisivas para o avanço da Educação e para que a área alcance um espaço de prioridade e maior valorização.

·        

leia aqui a Carta de Porto de Galinhas aprovada durante a Assembleia Ordinária.

            Nos quatro dias de encontro, importantes pesquisadores da área de Educação do Brasil, América Latina e Europa participaram da programação, dividida em conferência, sessões especiais, sessões conversas e colóquios, minicursos, apresentação dos GTs e cerimônias, além de homenagens, assembleias, exposições e reuniões político-organizacionais e de entidades.

            A Cerimônia de Abertura, realizada no auditório Baobá, com capacidade para 1.500 pessoas, contou a conferência de José de Souza Martins (USP) e palavras proferidas pela presidente da ANPEd, Dalila Andrade Oliveira (leia aqui a matéria sobre a Cerimônia de Abertura).

        

            Fazendo jus ao tema dessa edição, “Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do século XXI”, a 35ª RA discutiu assuntos que vão da formação de professores a novos investimentos para o setor educacional, como o Plano Nacional de Educação (PNE). Para debater as diferentes perspectivas, estiverem presentes estudiosos como Emir Sader, Joyce King (EUA), Jean-Pierre Faguer (França), Marta Ofélia Shuare (Rússia) e Marco Raúl Mejía (Colômbia), e autoridades como Maria do Rosário, Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República.  (clique aqui e leia depoimentos sobre o encontro)

Homenagem e Programação Cultural

            A 35ª Reunião Anual também foi marcada pela Homenagem Paulo Freire, reconhecendo a trajetória e atuação de 35 pesquisadores da área (leia aqui matéria).

          Como já acontece em todas as edições, os participantes acompanharam durante todo o encontro lançamentos na Feira de Livros, com publicações de algumas das mais importantes editoras do país (clique aqui)

  

          Como já é tradicional, a Programação Cultural levou diversas vertentes artísticas ao encontro, de música e artes plásticas ao cinema, com a realização do 7º Ciclo de Cinema Clacso / ANPEd e exposições de arte negra e fotografia (leia aqui matéria sobre a Programação Cultural da 35ª RA).

Assembleias e novas coordenações

            Na Assembleia Extraordinária, os associados votaram a alteração do novo estatuto da ANPEd, a partir de sugestões de uma comissão especial e da diretoria. Tal revisão se justificou pela necessidade de adequar e atualizar o estatuto a uma nova realidade da Educação, da sociedade e da Associação. Atualmente o número de associados da ANPEd é de 2.407, mantendo-se numa margem se considerados os últimos três anos. Para a 35ª Reunião Anual foram realizados 1.931 credenciamentos.

            Já na Assembleia Ordinária, que votou diversas moções da Associação, não foram apresentadas candidaturas para a realização da próxima Reunião Anual. Dessa forma, caberá a diretoria realizar os contatos e estudos necessários para a escolha de local de realização da próxima Reunião Anual. A escolha da sede para 36ª Reunião Anual levará em conta o critério de descentralização e itinerância já em vigor nas últimas duas edições (Rio Grande do Norte e Pernambuco), como meio de incentivar a participação de todas as regiões do país no evento e contribuir assim para a necessária desconcentração da Pós-Graduação em Educação.      

            Em 2012, com votação durante a 35ª RA, foram eleitas as novas coordenações do Comitê Científico (Marcos Villela Pereira e José Rubens Lima Jardilino) e do Forpred (Jefferson Mainardes e Alfredo Macedo Gomes). A diretoria da ANPEd saúda os novos coordenadores e agradece a gestão de Alice Casemiro e Fabiany de Cássia Tavares Silva, frente ao Forpred, e Antonio Álvaro Soares Zuin e Cláudio Roberto Baptista, no Comitê Científico. Foi eleita também a coordenação do Fepae, formada por Sérgio Cirino e Catarina Santos (coordenadora adjunta).

·        

leia aqui entrevista com a nova coordenação do Comitê Científico

·        

leia aqui entrevista com a nova coordenação do Forpred