A ANPED na Conae 2014 - Conferências preparatórias

A Conae 2014, segunda Conferência Nacional de Educação, ocorre entre 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, com o tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação – participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração.

A Anped integra o Fórum Nacional de Educação, no qual está representada pela Presidente da associação, Dalila Andrade Oliveira. Este fórum é responsável pela organização da Conae 2014, que hoje mobiliza educadores de todo o país em torno das discussões propostas por um Documento-Referência, em 6 Eixos de conteúdos. A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação atuará principalmente em torno do Eixo IV: Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

 

 A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, realizadas até o final de 2013.

 

Confira detalhes de algumas dessas conferências que contam a participação da ANPEd em diferentes estados:

 

Conferências no Paraná

 

O Fórum Estadual de Educação (FEE) é um espaço participação ampla e representativa e está integrado por representantes de 35 Órgãos, Entidades e/ou Instituições. A  ANPEd compõe a representação das entidades científicas junto com a Anpae neste momento. A partir de um debate bastante rico sobre a construção da CONAE 2014 o Fórum no Paraná definiu pela realização de conferências municipais e/o intermunicipais como a primeira etapa da CONAE 2014. Com isto, as diferentes entidades trabalharam intensamente na organização de comitês locais ou fóruns municipais de educação e conseguimos realizar 241 conferências que reuniram perto de 50 mil participantes.

 

Numa intensa articulação das entidades estas conferências produziram 17 mil emendas ao documento referência que neste momento estão sendo organizadas para o debate na etapa estadual que será realizada nos dias 23, 24 e 25 de setembro. A utilização de um sistema de emendas online possibilitou a inserção e o balanço deste conjunto imenso de debates.

 

A etapa estadual reunirá 1200 delegados. A ANPEd tem 8 vagas de delegados à etapa estadual paranaense que foram preenchidos com filiados da entidade que participaram ativamente de uma etapa municipal.

 

Segundo a professora Andréa Barbosa Gouveia (UFPR), representante da ANPEd no Fórum Estadual de Educação no Paraná, “os debates evidenciaram a importância do fortalecimento da participação popular no campo da educação, o conteúdo das propostas ainda será discutido na etapa estadual e aí poderemos conhecer melhor os conflitos, polêmicas e as demandas consensuais sobre qualidade para a educação brasileira”. O regulamento da Conferencia do Paraná prevê que as Emendas aprovadas em 20% das conferências serão automaticamente aprovadas, salvo se houver destaques na etapa estadual. Todas as emendas com menos de 20% poderão ser reapresentadas na etapa estadual.

 

 De forma ainda preliminar, prossegue Andréa Gouveia, “tem-se evidenciado a riqueza de aprendizagens deste processo, principalmente pela necessidade de respeitar o tempo e a necessidade de informação daqueles segmentos e setores da sociedade brasileira que tem o que dizer sobre a educação, ainda que não estejam no cotidiano das disputas políticas nacionais”, analisa.

 

Conferências em Santa Catarina

 

A Profa. Leda Scheibe (pela Anped) e a Profa. Vera Lúcia Bazzo (pela Anfope) representam as Entidades de Estudo e Pesquisa em Educação no  Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina. Este fórum coordena as conferências preparatórias da Conae 2014 no estado, e as professoras fazem parte da Comissão Organizadora Estadual das conferências. Atuam na Comissão de Sistematização estadual e como palestrantes em colóquios das conferências intermunicipais.

 

A Conferência Estadual em Santa Catarina será realizada em Florianópolis, na UFSC, nos dias 7 a 9 de setembro de 2013. Até então estão acontecendo as Conferências intermunicipais (21) no Estado, das quais participam os delegados municipais da região. Além das discussões vinculadas aos eixos propostos para a conferência nacional, estas reuniões intermunicipais estão elegendo delegados para participar da Conferência Estadual.

 

 

Conferências em Goiás

 

A Profa. Maria Margarida Machado e o Prof. João Ferreira de Oliveira representam a Anped nas conferencias da CONAE em Goiás, participando do Fórum Estadual de Educação de Goiás e das conferencias livres, municipais, intermunicipais e estadual. 

Clique aqui e acesse a agenda das conferências e a participação da Anped em Goiás.

 

Conferências Municipais em Goiás

 

18/04 - Uruana

25/04 - Panamá

04/05 - Aruanã

07/05 - Ceres

09/05 - Rialma

10/05 - Goianésia

18/05 - Cidade de Goiás

21/05 - Cristalina (AABB de Cristalina - Horário: 8h)

23/05 - Conferência Livre - Goiânia

24 e 25/05    - Cavalcante

06/06 - Morrinhos (Teatro Juquinha Diniz - Horário: 07:00h às 11:30h e das 13:00h às 19:00h)

 11 e 12/06   - Goiânia (Auditório da FE/UFG)

28/06 - Santa Bárbara de Goiás

 

Conferências Intermunicipais em Goiás

 

10 e 11/05    - Anápolis

17 e 18/05    - Goianésia

24 e 25/05    - Catalão / Luziânia

07 e 08/06    - Cidade de Goiás / Rio Verde

14 e 15/06    - Itumbiara / Porangatu

09 e 10/08    - Formosa

16 e 17/08    - Goiânia

 

Conferência Estadual - Goiás

 

8, 9 e 10 de setembro em Goiânia

 

 

 

Conferências no Espírito Santo

 

A Profa. Eliza Bartolozzi Ferreira (pela Anped) e o Prof. Fabio Alves Amorin (pela Anfope) representam as Entidades de Estudo e Pesquisa em Educação no  Fórum Estadual de Educação no Espírito Santo. Este fórum coordena as conferências preparatórias da CONAE 2014 no estado, e os professores fazem parte da Comissão Organizadora Estadual das conferências. Atuam na Comissão de Sistematização estadual e como palestrantes em colóquios das conferências intermunicipais.

 

A Conferência Estadual no Espírito Santo será realizada em Vitória, nos dias 24 a 26 de setembro de 2013, e a conferência de abertura será feita pela Prof. Eliza Bartolozzi Ferreira . As Conferências Municipais e intermunicipais aconteceram nos meses de junho e julho em todo o Estado, das quais participam os delegados municipais da região. Além das discussões vinculadas aos eixos propostos para a conferência nacional, estas reuniões intermunicipais estão tirando delegados para participar da Conferência Estadual .

 

·     

Mais informações sobre a Conae 2014: www.conae2014.mec.gov.br