ANPEd Nordeste 2018 tem início nesta segunda (19) em João Pessoa (PB)

Tem início nesta segunda-feira (19) a ANPEd Nordeste 2018. O XXIV encontro da região acontece em João Pessoa (PB), no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com exceção da solenidade de abertura, que ocorrerá no Teatro Pedra do Reino (Centro de Convenções do Pólo Turístico de Cabo Branco/PB), a partir das 17h. A conferência de abertura será proferida pelo professor doutor Timothy Dênis Ireland (UFPB) a partir do tema do encontro, "Educação e Democracia em Risco: o papel da pós-graduação em tempos de crise".

O XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV/UFPB) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG) da Universidade Federal de Campina Grande, em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) por meio do seu Fórum de Coordenadores de Programas de Programas de Pós-Graduação em Educaçãodo Nordeste (FORPRED/NE),

Estima-se a participação de cerca de mil pessoas, dentre estudantes de mestrado e doutorado, professores e pesquisadores dos PPGEds da região, que se dividem em 25 Grupos de Trabalho (GTs). Ao longo dos quatro dias de evento, a programação prevê apresentações de trabalhos, sessões especiais, lançamentos de livros, atividades culturais.

O encontro em João Pessoa encerra as cinco regionais realizadas pela ANPEd neste ano de 2018.

Clique aqui e confira a programação completa no site da ANPEd Nordeste 2018.

Baixe o aplicativo com a programação interativa do encontro no Google Play - ANPEd Eventos.

Acompanhe a cobertura pelas redes sociais da ANPEd Nacional.

ANPEd Nordesde 2018

19 a 22 de novembro – João Pessoa/PB

Local de realização: Universidade Federal da Paraíba/PB (com exceção da abertura: Teatro Pedra do Reino - Centro de Convenções de Cabo Branco)

Sobre a ANPEd Nordeste - XXIV EPEN

O XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, organizado, em 2018, pelos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB), Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV/UFPB) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG) da Universidade Federal de Campina Grande, em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) por meio do seu Fórum de Coordenadores de Programas de Programas de Pós-Graduação em Educaçãodo Nordeste (FORPRED/NE), constitui-se em um dos mais importantes eventos acadêmicos regionais do país, com grande tradição científica na área de Educação, realizado, a cada dois anos, pelos Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste do Brasil.

Por sua abrangência e preocupação com a socialização dos avanços científicos da pesquisa educacional, o EPEN - Reunião Científica Regional da ANPEd apresenta-se como fórum privilegiado de análise, discussão e síntese dos conhecimentos produzidos na área e, portanto, como espaço de aprendizado e de abertura para os pesquisadores(as) - estudantes e professores(as) - dos programas de Pós-Graduação em Educação, instituições de pesquisa e professores(as) da educação básica vinculados(as) a grupos de pesquisa.

A relevante contribuição do EPEN, ao longo de sua história de vinte e três edições, encontra-se nos Anais desses Encontros, que reúnem os trabalhos apresentados pela comunidade científica, com foco em temáticas e perspectivas problematizadoras na área de educação. Desse modo, vem propiciando o enriquecimento e a renovação sistemática desse espaço de socialização e debate das pesquisas educacionais, produzidas no interior dos programas de Pós-graduação em Educação.

O EPEN, desde os anos de 1970, tem congregado um número cada vez maior de pesquisadores(as) com os objetivos de socializar os avanços da produção científica educacional teórica e prática; propiciar o enriquecimento do processo de formação pós-graduada; promover oportunidades de intercâmbio e fortalecimento das redes de pesquisa científica nacionais e, por essas vias, fortalecer os programas de Pós-Graduação em Educação, notadamente, aqueles que se situam no Nordeste.

Até 2014, este Encontro congregava as regiões Norte e Nordeste e era identificado pela sigla EPENN. Durante sua edição na cidade de Natal/RN (XXII EPENN) foi aprovado o desmembramento do evento, de modo que cada região, a partir de 2016, passou a realizar seus encontros individualmente. A região Nordeste manteve a denominação histórica já adotada, grafada com apenas um “N”, definindo-se desde então como Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste/EPEN - Reunião Científica Regional da ANPEd.

O XXIV EPEN - Reunião Científica Regional da ANPEd terá como tema “Educação e democracia em risco: o papel da Pós-graduação em tempo de crise”. Será realizado no período de 19 a 22 de novembro de 2018, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa - Paraíba. Constituem a programação do XXIV EPEN as seguintes atividades:

Conferência de Abertura - focalizará o tema central do XXIV EPEN - “Educação e democracia em risco: o papel da Pós-Graduação em tempo de crise”. Será realizada pelo Prof. Dr. Timothy Denis Ireland, docente titular do Centro de Educação (PPGE/UFPB).

Conferência de Encerramento - abordará a temática "Paulo Freire: o testemunho de respeito à Humanidade”. Será proferida pela Profa. Dra. Eliete Santiago, docente titular do Centro de Educação (PPGEdu/UFPE).

Mesas Temáticas e os Trabalhos Encomendados - objetivarão articular os Grupos de Trabalho (GTs) e as Linhas de Pesquisa dos programas de Pós-Graduação em Educação da Região Nordeste.

Sessões Especiais - abordarão temas atuais de interesse geral da comunidade acadêmica e científica da área da Educação.

Rodas de Conversa - consistirão em momento de diálogo entre pesquisadores(as) e público sobre determinadas temáticas, enfatizando experiências, vivências e pesquisas realizadas que possam delinear cenários e propostas.

Comunicações Orais - serão organizadas em função dos Grupos de Trabalho (GTs), e a eles vinculados, e visam a propiciar reflexões decorrentes de pesquisas concluídas ou em andamento e apresentar análises fundamentadas dos resultados alcançados. Consistem em oportunidade para os pesquisadores(as) da região Nordeste, discentes da Graduação e Pós-Graduação e professores(as) de Educação Básica das diversas subáreas da Educação apresentarem resultados recentes de suas pesquisas.

Lançamento de livros e Programação Cultural - serão momentos de troca de conhecimentos e manifestações da cultura paraibana, favorecendo, assim, a integração dos(as) participantes.