ANPEd realiza, de 21 a 24 de outubro em Pernambuco, sua 35ª Reunião Anual

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação realiza, entre os dias 21 e 24 de outubro, sua 35a Reunião Anual. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções do Hotel Armação, em Porto de Galinhas (PE), terá como tema “Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI”.

            O encontro da ANPEd receberá pesquisadores em Educação, docentes e discentes dos 118 Programas de Pós-Graduação em Educação do país, além de convidados especiais nacionais e estrangeiros, grandes cientistas e acadêmicos da área. Está confirmada a presença de pesquisadores de distintos países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru, Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha e Portugal.            

Com uma ampla programação construída em torno do tema central, o encontro anual da ANPEd proporciona uma vez mais um espaço propício a debates de assuntos essenciais à agenda da Educação brasileira, com participação estimada de 4 mil participantes para os quatro dias de atividades.

 

Programação

            A abertura oficial da 35ª Reunião Anual da ANPEd se dará, no dia 21 de outubro, a partir das 18h, com uma Cerimônia especial no Hotel Armação. Após as palavras da presidente da Associação, Dalila Andrade Oliveira, será realizada a Conferência de Abertura. O conferencista convidado, professor José de Souza Martins (USP), terá como tema "A educação na sociedade da incerteza".

            O encontro também presta homenagem em 2012 aPaulo Freire, exatamente no estado em que nasceu o educador. Para isso, serão concedidas estatuetas a pesquisadores de destaque na área de Educação. Já no dia 23 será realizada a Assembleia Extraordinária, na qual serão promovidas alterações no estatuto  da Associação visando adeaquá-lo à realidade atual.

            De segunda a quarta-feira, a programação contará com apresentações de trabalhos, pôsteres, minicursos e sessões especiais, sessões conversa, colóquios e reuniões político-organizativas. Além disso, a estrutura montada no Hotel Armação oferecerá uma feira livros e de periódicos da área da Educação. Também serão oferecidas as tradicionais sessões de cinema e a exposição “Memória e Resistência Negra: múltiplas faces da arte afro-pernambucana”.  O 7º Ciclo de Cinema ANPEd / Clacso traz uma mostra com filmes brasileiros e estrangeiros que estimulam debates diversos, como “Cabra Cega” (2004, Brasil), “Biutiful” (2010, Espanha) e o documentário “Lixo Extraordinário”.

 

“Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI”

De grande atualidade para a sociedade brasileira, o tema escolhido para a presente edição expressa a preocupação do papel da Educação, como política pública social, em contribuir para reduzir as desigualdades que marcam este país em um contexto de grande diversidade, no qual a cultura, pensada em sentido plural, deve ser respeitada. Ao mesmo tempo, o tema põe em discussão os vínculos que a Educação tem com as políticas econômicas e os projetos de desenvolvimento em disputa na sociedade.

Tal escolha temática é resultado de discussão coletiva envolvendo a Diretoria da ANPEd, o conjunto dos Grupos de Trabalho (GTs) – constituídos por pesquisadores vinculados às universidades e instituições de ensino de pós-graduação e de pesquisa – e a coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred).

 

Pernambuco

A escolha de Pernambuco como sede da 35ª Reunião Anual evidencia uma proposta em curso desde o ano passado. Em 2011 o encontro foi realizado em Natal (Rio Grande do Norte). Em 2012, a ANPEd consolida a motivação de contribuir para o fortalecimento da pós-graduação em Educação nas regiões norte e nordeste, a sua interiorização e a consequente descentralização. Esse caráter itinerante tem sido amplamente apoiado pelos associados, com ganhos para a comunidade científica como um todo. Pela estrutura hoteleira aliada à estrutura do centro de convenções do Hotel Armação, foi eleito como sede o balneário de Porto de Galinhas, situado no município de Ipojuca.

A proposição e o empenho da UFPE foram decisivos para que o estado nordestino passasse a sediar o encontro. Além da Universidade Federal de Pernambuco, essa realização só foi possível com o apoio local da UPE, UFRPE, IFP, Fundaj, Sintepe, Facepe e outros órgãos e institutos nacionais, como MEC, CNPq, CAPES e IPEA, decisivos para a constituição de um amplo espaço de produção, difusão e discussão do conhecimento em educação dirigido ao conjunto da sociedade brasileira.

 

Interlocução com um novo momento da Educação

A 35ª. Reunião Anual será um importante espaço de discussão política sobre os rumos da educação brasileira, no momento em que se luta pela efetiva celeridade da aprovação do Plano Nacional de Educação que se encontra em tramitação no Congresso Nacional desde dezembro de 2010.

A expectativa é que a reunião contribua ainda mais para a consolidação da ANPEd na comunidade científica nacional e internacional, por sua efetiva atuação na afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação no país e na Região. A afirmação da ANPEd como uma sociedade científica tem sido marcada nos últimos dois anos pelas suas múltiplas ações e ramificações, ultrapassando as fronteiras de nossa área específica.

Por meio de intercâmbios e articulações políticas com outras entidades, associações e movimentos, a ANPEd tem se firmado como importante interlocutora no cenário nacional e internacional, tanto na defesa de políticas mais adequadas à pós-graduação em educação quanto na defesa de interesses mais amplos, de uma educação democrática, inclusiva e de qualidade para todos.

A reunião anual é um momento de extrema importância na atuação da Associação. E é nesse momento que a ANPEd, como a maior sociedade científica de Educação no Brasil, tem de responder por uma intensa agenda acadêmica e política. Nos últimos anos, a pós-graduação brasileira cresceu de forma exponencial, e o fomento à pesquisa, ainda que muito aquém do necessário, aumentou também, ampliando o quantitativo de pesquisadores na área.

Segundo a presidente da ANPEd, “isso exigiu que a ANPEd passasse a representar um contingente bastante expressivo de pesquisadores individuais e de programas de pós-graduação. Não podemos mais seguir com o mesmo formato de duas ou três décadas atrás. É indispensável nos adequarmos à realidade atual, às exigências resultantes do crescimento quantitativo e qualitativo de nossa área, bem como à diversificação que esse crescimento apresenta”, argumenta Dalila Andrade Oliveira.

 

sobre a ANPEd

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne sócios institucionais (os Programas de Pós-Graduação em Educação) e sócios individuais (professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação). A finalidade da ANPEd é o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil.

Ao longo dos seus mais de 30 anos, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação vem ocupando um importante lugar no cenário nacional e internacional, em virtude da relevante produção científica de seus membros e da atuação política em defesa dos objetivos maiores da educação brasileira. A ANPEd se estrutura por meio de 23 grupos de trabalho e o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED).

 

Serviço

35ª REUNIÃO ANUAL DA ANPEd

21 a 24 de outubro

local: Centro de Convenções do Hotel Armação – Porto de Galinhas (PE)

informações e programação completa: www.35reuniao.anped.org.br