ANPEd realiza em Goiânia sua 36ª Reunião Nacional de 29 de setembro a 02 de outubro

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realiza, entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, sua 36ª Reunião Nacional. O evento, que acontecerá no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, terá como tema “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as políticas educacionais”. Esse é o maior evento acadêmico da área da Educação no país, que depois de 20 anos volta a ser realizado dentro de uma universidade.

            O encontro da ANPEd receberá pesquisadores em Educação, docentes e discentes de mais de 140 Cursos/Programas de Pós-Graduação em Educação do país, além de convidados especiais nacionais e estrangeiros, grandes cientistas e acadêmicos da área.    

Com uma ampla programação construída em torno do tema central, o encontro da ANPEd proporciona uma vez mais um espaço ideal tanto para apresentações de trabalhos acadêmicos que mostram um amplo panorama da pesquisa científica na área quanto para debates essesnciais à agenda da educação brasileira. A participação estimada para os quatro dias de atividades é de 3 mil pessoas.

 

Programação

 

            A abertura oficial da 36ª Reunião Nacional da ANPEd se dará com uma Cerimônia especial no Campus II da UFG, no domingo, 29 de setembro, a partir das 18h. Após as palavras da presidente da Associação, Dalila Andrade Oliveira, será realizada a Conferência de Abertura. O conferencista convidado é Dermeval Saviani, filósofo, pedagogo e professor emérito da Unicamp. Saviani é um dos principais pensadores da Educação no país, com diversos livros publicados e prêmios, dentre eles o Jabuti de 2008, na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com a obra “História das Idéias Pedagógicas no Brasil”.

            Outro destaque da programação será a conferência de encerramento da 36ª RN, na quarta-feira (02), com Stephen Ball. Professor do Instituto de Educação da University of London, Ball é referência mundial na área, um dos pesquisadores mais atuantes em prol de reais ações transformadoras para a Educação e uma voz crítica com relação as políticas educacionais européis. Também da Universidade de Londres, Tristan McCowan apresenta no dia 30 (segunda) o trabalho “Internacionalização da educação superior e a transformação da universidade no novo cenário global”.

            Temas que definem os rumos da pesquisa, de políticas educacionais e da própria atuação cidadã estarão em debate nas Sessões Especiais. Na terça, a mesa “Relações entre a Filosofia, a História, a Psicologia e a Sociologia da Educação: tendências e perspectivas” recebe as professoras Nadja Mara Amilibia Hermann (PUC/RS), Mirian Warde (UNESP), Zaia Brandão (PUC-Rio) e Diana de Carvalho Carvalho (UFSC). No mesmo dia, os protestos que tomaram as ruas do Brasil nos últimos meses e o acionamento da pauta da Educação nesses movimentos estarão em debate entre pesquisadores nacionais e internacionais.

 

Homenagens e atividades especiais

 

    Assim como em 2012, o encontro presta homenagem este ano a pesquisadores de destaque na área da Educação. O reconhecimento, que será entregue na terça (1), às 19h, leva o nome de Cora Coralina, poetisa goiana e uma das vozes mais fortes em defesa dos silenciados. De segunda a quarta-feira, a programação contará com apresentações de trabalhos, pôsteres, minicursos e sessões especiais, sessões conversa, colóquios e reuniões político-organizativas, além de feira livros, exposições e o 8º Ciclo de Cinema ANPEd / Clacso.

A Reunião Nacional é o momento em que a ANPEd, como a maior sociedade científica de Educação no Brasil, tem de responder por uma intensa agenda acadêmica e política. Nesse sentido, a 36ª Reunião Nacional será um importante espaço de discussão política sobre os rumos da educação brasileira, abordando no encontro temas centrais como o Plano Nacional de Educação (PNE), a destinação dos royalties do petróleo para a Educação e a Conae 2014.

 

Reuniões Bienais e Goiás

 

Esta encontro será um marco na história da Associação, pois encerra uma tradição de reuniões nacionais realizadas anualmente. Conforme mudança estatutária ocorrida em assembleia específica em outubro de 2012, a ANPEd passará, a partir da 36ª Reunião Nacional, a realizar seus encontros a cada dois anos, intercalada pela realização das Reuniões Científicas Regionais (Anpedinhas e EPENN). Outro fato marcante da 36ª Reunião Nacional é o retorno após 20 anos ao campus de uma universidade como sede do evento.

O empenho, a dedicação e o compromisso dos professores e, sobretudo da Coordenação do PPGE/FE/UFG, foram fundamentais na organização da 36ª Reunião Nacional. O envolvimento da UFG, bem como das demais instituições universitárias, em especial os programas de pós-graduação em educação e áreas afins de Goiás tem somado esforços nessa empreitada. Espera-se que esse trabalho coletivo possa atribuir maior capilaridade ao evento e ampliar a presença da ANPEd na região.

Esta realização respeita a decisão em assembleia de 2010 de garantir o caráter itinerante às Reuniões Nacionais da Associação, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da pós-graduação em todas as regiões do país, possibilitando o duplo processo de interiorização e internacionalização da pesquisa em educação. A expectativa é que a reunião contribua ainda mais para a consolidação da ANPEd na comunidade científica nacional e internacional, por sua efetiva atuação na afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação no país e na Região.

 

A ANPEd – interlocutora da Educação

 

Esta será a última reunião nacional da atual gestão da ANPEd, sob presidência de Dalila Andrade Oliveira. Nos últimos anos, a entidade não só ampliou seu número de sócios institucionais (programas de Pós-Graduação em Educação) e individuais, como também aprofundou a comunicação entre seus pares – com o lançamento do Boletim da ANPEd e do novo portal da Associação. De modo geral, a ANPEd tem sido reconhecida como importante interlocutora no cenário nacional e internacional, tanto na defesa de políticas mais adequadas à Pós-Graduação em educação quanto por uma educação democrática, inclusiva e de qualidade para todos.

 

Quem é a ANPEd

 

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne sócios institucionais (os Programas de Pós-Graduação em Educação) e sócios individuais (professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação). A finalidade da ANPEd é o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil.

Ao longo dos seus mais de 30 anos, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação vem ocupando um importante lugar no cenário nacional e internacional, em virtude da relevante produção científica de seus membros e da atuação política em defesa dos objetivos maiores da educação brasileira. A ANPEd se estrutura por meio de 23 grupos de trabalho e o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED).

 

Serviço

 36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd

quando: 29 de setembro a 02 de outubro de 2013

onde: Universidade Federal de Goiás (UFG), campus Samambaia – Goiânia (GO)

Mais informações e programação: www.36reuniao.anped.org.br     

 --

·Assessoria de Imprensa: João Marcos Veiga(31)8788.4534