ANPEd realiza uma das maiores Reuniões Anuais de sua história

A ANPEd realizou, no período de 02 a 05/10/2011, uma das maiores reuniões de sua história em Natal - RN, tendo como tema Educação e Justiça Social. 

Após 18 anos sendo realizada na região sudeste do Brasil, em Caxambu, a 34ª RA/ANPEd ocorreu na região nordeste do país, com amplo apoio dos Grupos de Trabalho, do Comitê Científico, do Forpred e de entidades e órgãos ligados ao campo da educação de âmbito local, regional, nacional e internacional. 

 

Foi uma das maiores reuniões anuais da Associação das últimas décadas, evidenciando o apoio de todos os associados individuais e institucionais em experimentar um novo formato para a RA da ANPEd, tendo em vista o crescimento quantitativo, qualitativo e a diversificação da área em termos da pós-graduação e pesquisa. A ANPEd contabilizou o maior número de sócios quites de sua história na 34ª RA, ou seja, 2.420 sócios individuais e 101 sócios institucionais. Também tivemos o maior número de trabalhos inscritos e aprovados para uma reunião: 1.025 trabalhos inscritos e  514 trabalhos aprovados. O Forpred, os 23 Grupos de Trabalho e o Comitê Científico realizaram suas reuniões e encaminharam importantes sugestões para o aperfeiçoamento da atuação da Associação. A presença de todos os Gts no Centro de Convenções de Natal contribuiu enormemente para que tivéssemos uma participação ampla dos associados, registrando uma das mais altas médias diárias de público em todas as atividades realizadas (mini-cursos, trabalhos encomendados, sessões de trabalho, sessões especiais e conversas etc).   

 

Esse espírito de mudança e de renovação marcou a 34ª. RA, que realizou uma Assembléia marcante, sobretudo no tocante ao debate de temas da agenda acadêmica e política da educação em nosso país, bem como no que diz respeito à apresentação de propostas para mudanças no formato da reunião, na articulação ANPEd-Anpedinhas/EPENN, o que implicará em estudos para a realização de mudanças no Estatuto da Associação. Também ocorreu a aprovação das normas eleitorais para o biênio 2011-2013 e ainda a apresentação de uma chapa. A Assembléia também deliberou, mediante a apresentação de duas candidaturas de programas para a realização da 35ª RA (Recife/Porto de Galinhas ou Foz do Iguaçu), que a Diretoria da Associação deverá fazer os estudos necessários para essa definição, iniciando por Recife/Porto de Galinhas. Compreendemos, todos, que a ANPEd vive um momento singular de sua história, que implicará em estudos, debates e reflexões no sentido de realizarmos as mudanças requeridas pelo conjunto dos associados.

 

Durante a 34ª RA foram enaltecidos os esforços envidados pelos colegas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Também se destacou o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e de sua Secretaria de Estado da Educação, bem como de universidades e outras instituições que se somaram a nós na viabilização da 34ª RA. 

 

Agradecemos a todos. 

Diretoria da ANPEd