ANPEd Sudeste 2018 será sediada pela Unicamp (SP); evento na UFES contou com mais de 400 trabalhos apresentados

Durante três dias a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) promoveu intensos debates sobre educação, contando com qualificados pesquisadores do Sudeste em mesas amplamente prestigiadas. O sistema da ANPEd registrou 770 inscritos (sendo 242 ouvintes) - o número chegou, no entanto, a perto de mil pessoas circulando entre as diferentes atividades abertas à toda a sociedade.

* Leia matéria sobre abertura do evento.

                              

A 12a Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd contou com 529 trabalhos aprovados (de um total de 529 submetidos). Destes, mais de 300 referindo-se a comunicações de pesquisas em andamento nos programas da região. Para Cleonara Maria Schwartz (UFES), coordenadora local do encontro, "é um momento muito promissor para a associação mesmo em contexto de crise, tendo em vista que as pessoas mesmo sem auxílio financeiro buscaram participar, mostrando resistência às tentativas de desmantelamento da pós-graduação no Brasil".

ANPEd Sudeste 2018

A próxima reunião da região sudeste será sediada pela Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, em Campinas (SP), conforme decisão tomada na reunião do Forpred Sudeste. O fórum segue uma prática tradicional de circular os encontros nos quatro estados da região seguindo a ordem Espírito Santo - São Paulo - Rio de Janeiro - Minas Gerais. Já o encontro Nacional ocorrerá em São Luís do Maranhão em 2017.

Comunicação

Em parceria com a ANPEd Nacional, o evento contou com ampla cobertura de comunicação, proporcionando tanto aos participantes do encontro quanto àqueles que não puderam comparecer um acompanhamento das diferentes atividades de forma instantânea em variados suportes (transmissões ao vivo, fotos, vídeos, áudios, entrevistas), produzindo conteúdos de acesso permanente de interesse a toda a comunidade envolvida com a Educação. Exemplo disso são as entrevistas especiais com Carlos Ferraço (UFES / ANPEd), Inês Barbosa (UERJ / ABdC) e Maria Luiza Sussekind (Unirio / GT Currículo), integrantes da mesa que debateu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - clique aqui para ouvir.

  • Acesse as redes sociais e os conteúdos especiais da ANPEd:

Facebook | Twitter | Flicker | Instagram | Youtube | SoundClound

Portal da ANPEd

  • Leia entrevista com o conferencista de abertura da ANPEd Sudeste, Luiz Carlos de Freitas.