Carta de comitês de assessoramento e pesquisadores em Educação do CNPq sobre bolsa de Iniciação Científica às Humanas e Sociais

Comitês de Assessoramento das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas junto ao CNPq e pesquisadores em Educação enviaram nesta terça (5) carta ao ministro Marcos Pontes e ao presidente da agência de fomento solicitando a manutenção do financiamento das referidas áreas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Pesquisadores e entidades acompanham com grande preocupação desdobramentos da Portaria do MCTCI que definiu as prioridades e a pré-Chamada de Iniciação. "As áreas de Ciências Humanas e Sociais são prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento sustentável e equilibrado da ciência no Brasil e no mundo e rechaçamos qualquer movimento no sentido de reduzir os poucos recursos de que já dispõem para dar prosseguimento às suas pesquisas e à formação de pesquisadores que nelas ocorrem", afirma a carta assinada pelos pesquisadores com produtividade em pesquisa da área da educação (acesse ao final o documento na íntegra).

Nas últimas semanas, a ANPEd assinou cartas e documentos da SBPC que contextualizam a questão:

SBPC - 29 de abril

SBPC - Carta do presidente do CNPq (24 de abril)

Ao longo da semana outras entidades se manifestaram sobre a questão:

Carta Aberta das Pró-reitorias de pesquisa do CRUESP 

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) - 04 de maio

Nova Frente Rio

Carta de Comitês de Assessoramento das Ciências Humanas e Sociais do CNPq sobre fomento bolsa de Iniciação Científica

Clique aqui e acesse a carta em PDF.

Ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Sr. Marcos Cesar Pontes 

Ao Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq -, Prof. Dr. Evaldo Ferreira Vilela

Como membros dos Comitês de Assessoramento das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas junto ao CNPq, vimos solicitar a manutenção do financiamento das referidas áreas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq. 

Tal solicitação se faz em razão da divulgação recente (23 de abril de 2020) de pré-chamada de Bolsas de Iniciação Científica (IC) para Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e Instituições de Ensino Superior (IESs), públicas e privadas, na qual há previsão de atendimento exclusivo das áreas de Tecnologia prioritárias do MCTIC. Ainda que as áreas de Humanidades e Ciências Sociais, sem dúvida, possam contribuir para o desenvolvimento das referidas áreas prioritárias e venham a fazê-lo, há um enorme conjunto de estudos e linhas relevantes atualmente em desenvolvimento que precisam continuar sendo financiadas.  Entendemos que o MCTIC e o CNPq desejem fomentar as áreas tecnológicas prioritárias, mas julgamos que isso não pode se fazer em detrimento de outros temas de pesquisa tão relevantes quanto as áreas prioritárias.   

Por isso, reivindicamos a manutenção de Programa de Bolsas para Iniciação Científica 2020/2021 que atenda a todas as áreas, guiado exclusivamente pela qualidade e relevância dos projetos para as áreas em que se inserem. Ressaltamos, ainda, que as áreas de Ciências Humanas e Sociais são prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento sustentável e equilibrado da ciência no Brasil e no mundo e rechaçamos qualquer movimento no sentido de reduzir os poucos recursos de que já dispõem para dar prosseguimento às suas pesquisas e à formação de pesquisadores que nelas ocorrem.
 

Atenciosamente,

Comitê Assessor de Educação 

Bolsistas de Produtividade em Pesquisa – CA Educação

Comitê Assessor de História

Comitê Assessor de Artes

Comitê Assessor de Filosofia

Comitê Assessor de Sociologia

Comitê Assessor de Letras e Linguística

Comitê Assessor de Informação e Museologia

Comitê Assessor de Psicologia e Serviço Social

 

05 de maio de 2020

 

Leia Também

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação