Chamada aos participantes da 39ª ANPEd para criação de um Museu Pedagógico Nacional Virtual

A partir de iniciativa do GT 24 (Educação e Arte), a ANPEd abre chamada aos participantes da 39ª Reunião Nacional da ANPEd  que possam contribuir com a criação de um Museu Pedagógico Nacional Virtual (MPNV) enviando material escolar visual ou audiovisual, atual e de arquivo, com o propósito de criar uma primeira base de dados digitais sobre as escolas brasileiras e as Escolinhas de Arte do Brasil.

Não é preciso fazer parte do minicurso para mandar arquivos. Queremos criar um acervo de imagens escolares de todo tipo (urbanas, rurais, quilombolas, indígenas etc.), de todos os Estados do país e de diferentes períodos históricos. E ainda almejamos criar um outro acervo específico a respeito do ensino de arte no Brasil, com especial atenção para seu histórico na escola, e a história das Escolinhas de Arte do Brasil, que vem desaparecendo progressivamente.  Apostamos que visibilizar o Movimento Escolinhas de Arte do Brasil é uma forma de defender esse importante legado para a educação brasileira .

Solicitamos encaminhar imagens (fotografias, desenhos como arquivos com extensão jpg, jpeg, pdf, png, tiff, raw)   e/ou  vídeos (registros filmados, documentários e todo tipo de filme produzido em contexto escolar etc.), assim como arquivos convertidos com extensão mp4, aos e-mails indicados abaixo conforme a categoria de imagens de que se trate, enviando também dados especificados a seguir.

Informações fundamentais a serem preenchidas no e-mail: 

  • Descrição: Nome completo da escola e o Estado onde está localizada.

  • Corpo  do texto: Nome completo da/s pessoa/s que envia/m o e-mail, número e tipo documento, contato (de preferência telefônico) e pertencimento institucional (Universidade, Unidade, Programa de Pós Graduação e Departamento, Escola, Escolinha de Arte ou outro tipo de pertencimento)

  • Quantidade e tipo de arquivos enviados (visuais e/ou audiovisuais).

  • Local onde foram realizadas as fotografias ou vídeo/s,  autoria (se souber), ano ou data aproximada. Se não souber alguns desses dados explicitar como “desconhecida”.

  • Local onde foram encontradas as imagens visuais ou audiovisuais (escola, museu, acervo particular, coleccionador, arquivo, biblioteca, etc.).

  • Autorização de uso das imagens:

“Autorizo aos responsáveis pelo minicurso do GT 24 a incluir as imagens que enviei para compor o Museu Pedagógico Nacional Virtual da ANPED e para a realização das videoinstalações durante realização da 39ª ANPED. Possuo autorização para divulgação das imagens de professores, estudantes e demais pessoas nas imagens.”

Responsável pelo envio:  nome por extenso; assinatura;

CPF ou RG; pertencimento institucional de quem assina.

Categoria 1. Imagens Escolares 

Espaços, situações (aula, prova, recreio, saída, entrada…), objetos, mobiliários,  prédios,  uniformes,  materiais escolares, movimentos da ocupação das escolas pelos estudantes, assim como imagens de situações pedagógicas fora da escola, como visitas a museus de ciência, história, exposições diversas, passeios com finalidades escolares etc.  Enviar para: 

escolasbrasileiras.anped@gmail.com

Categoria 2. Imagens específicas de arte-educação

Imagens de aulas de arte (fora ou dentro de sala de aula; dentro ou fora da escola), passeios a museus, galerias, mostras  etc. Enviar para:

arteeducacao.anped@gmail.com

Categoria 3. Imagens das Escolinhas de Arte do Brasil 

Imagens de Escolinhas de Arte do Brasil de diferentes épocas e de diferentes cidades brasileiras. Enviar para:

escolinhasdeartedobrasil.anped@gmail.com

Durante o minicurso, as imagens serão analisadas e organizadas pelas pessoas inscritas, com a orientação do e da responsáveis, de modo a criar um arquivo que será entregue para a ANPED com o intuito de construir meios para divulgar de forma permanente o acervo. 

Atenciosamente,

Adriana Fresquet e Wilson Cardoso Junior 

(Faculdade de Educação/UFRJ)