Chamada para Dossiê - Jornal de Políticas Educacionais - volume 14 (2020)

O Comitê Editorial do Jornal de Políticas Educacionais comunica que está aberta a submissão de trabalhos para compor o dossiê temático “O futuro da Educação Superior diante da conjuntura”, que será publicado no volume 14 (2020).
 
O dossiê será organizado pela Profª Drª Claudia Regina Baukat Silveira Moreira (UFPR) e pelo Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira UFG).
 
As universidades gozam de autonomia de acordo com o art. 207 da Constituição Federal de 1988, o que é reforçado pelo Art. 55 da LDB/1996, quando estabelece que “Caberá à União assegurar, anualmente, em seu Orçamento Geral, recursos suficientes para manutenção e desenvolvimento das instituições de educação superior por ela mantidas”. No período de 2008 a 2012 as universidades federais experimentaram uma forte expansão em todos os seus indicadores acadêmicos, em razão da implementação do Reuni - Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Além disso, o PNE (2014-2024) trouxe metas de expansão para a graduação e pós-graduação, além das metas, estratégias e diretrizes do Plano Nacional de Pós-graduação – PNPG (2011-2020). Vimos surgir também no país, na última década, fortes conglomerados privados no campo da educação superior, fazendo com que o setor privado responda por 75% das matriculas na educação superior no país. Mais recentemente dado a crise econômica e política e as reformas que implicam em congelamento de gastos públicos e constantes cortes orçamentários, vimos diminuir os recursos para investimento, afetando o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a gestão institucional, assim como a política de ciência, tecnologia e inovação. Em julho de 2019, no governo Bolsonaro, o MEC apresentou a proposta do “Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras – Future-se”, que tem provocado um caloroso debate a respeito da natureza da Educação Superior Pública, suas finalidades e mecanismos de financiamento e gestão. Com o intuito de contribuir para a qualificação da discussão, que não se esgota na propositura do Future-se, o dossiê pretende reunir contribuições que verticalizem questões sobre as políticas e gestão da Educação Superior, especialmente (mas não exclusivamente) aquelas relativas às questões relacionadas à oferta, expansão, financiamento, gestão, inclusão social, relação público-privado, pesquisa e pós-graduação, avaliação, dentre outras, considerando os embates econômicos, políticos e sociais em curso, as alterações na política econômica, nas relações capital-trabalho e no projeto societário em (des)construção.
 
Serão aceitos artigos originais e inéditos, oriundos de pesquisas, bem como ensaios de natureza científico-acadêmica, produzidos por pesquisadores nacionais e estrangeiros.
 
As submissões e o cadastro dos autores devem seguir as normas do Jornal de Políticas Educacionais e deverão ser realizadas até o dia 5 de novembro de 2019 por meio do sítio https://revistas.ufpr.br/jpe/index.