Com submissões abertas, ANPEd Sul anuncia evento híbrido e publicação de trabalhos ainda em 2020

A ANPEd Sul é o evento mais aguardado da pós-graduação em Educação da região, dando visibilidade à produção acadêmica na área e envolvendo milhares de docentes e discentes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Frente ao atual quadro de pandemia e distanciamento social, a 13ª edição do encontro passou por uma reestruturação para o formato híbrido online e presencial, a fim de atender as recomendações sanitárias e, igualmente, ofertar uma programação de qualidade e procedimentos de avaliação, aprovação e circulação de trabalhos científicos.

As submissões de trabalhos estão abertas até o dia 22 de junho. Para tal, é necessário estar quite com a anuidade da Associação Nacional (com desconto até o dia 31 de maio). O resultado final será divulgado nos dias 10 de agosto e publicado nos anais do evento (após recurso) no dia 18 de agosto. Para apresentar o trabalho no encontro presencial é necessário se inscrever na ANPEd Sul (até 20 de agosto). Os anais de trabalhos serão publicados ainda este ano, no dia 16 de novembro. Clique aqui e acesse o site do evento.

Campus da FURB em Blumenau 

Mesas temáticas virtuais

O evento híbrido contará com mesas temáticas online nos meses de setembro, outubro e novembro deste ano debatendo temas centrais da Educação brasileira com qualificados pesquisadores da região e convidados internacionais - durante as transmissões, os inscritos poderão interagir com perguntas. A primeira mesa, no dia 01 de setembro, abordará “Políticas Educacionais e Desigualdades na América Latina: a necessária reinvenção das formas de resistência”, contando com Sergio Haddad (UCS) e Isaura Mônica Zanardini (UNIOESTE), dentre outros. Até novembro, as atividades virtuais debaterão questões como a mercantilização da ciência e da universidade e o futuro para a pesquisa em educação, internacionalização e virtualização da educação superior, formação de professores e inclusão no direito à educação (programação completa disponível ao final da notícia).

Confira explicação da vice-presidente da ANPEd pela região Sul, Maura Corcini (Unisinos), para o novo formato híbrido do evento.

2021 na FURB

Já nos dias 22, 23 e 24 de março de 2021 ocorrerá o encontro presencial na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com conferências de abertura e encerramento, programação cultural, feira de livros, reunião de entidades, apresentações orais e de pôsteres - que também em formato digital nas salas de aula visando promover maior discussão dos trabalhos e interação entre os participantes. Todas as atividades serão construídas e constantemente avaliadas a fim de garantir segurança sanitária aos presentes. 

Segundo a coordenadora geral local, Rita Buzzi Rausch, a expectativa é enorme e de muita responsabilidade para a realização da a XIII ANPEd Sul. "Em uma conjuntura nacional com forte agenda conservadora, as discussões e estudos são imprescindíveis. Assim, o evento, para além de promover um balanço sobre as pesquisas em educação desenvolvidas na região, visa também problematizar concepções, práticas e relações sociais que envolvem o campo da educação", afirma. Em diálogo com os contextos locais, regionais, nacionais e internacionais, a mobilização pretende contribuir para o avanço da pós-graduação e das pesquisas em educação no país, congregando seus interlocutores em um espaço referenciado de debate e construção de conhecimento. “Em síntese, enalteceremos e fortaleceremos este que é o maior e mais qualificado evento no campo da educação da Região sul do Brasil.”

Para Lucídio Bianchetti UFSC), que concedeu depoimento ao projeto Memória ANPEd, no qual aborda temas como a constituição do Fórum de programas da região e a relação entre os encontros nacional e regional, “a itinerância leva a discussão do que há de mais avançado para as regiões, dando mais chance para estudantes, pós-graduandos e professores”, afirma o pesquisador que também integrará mesa temática da ANPEd Sul. 

Imagem: ANPEd Sul 2018 na UFRGS

Confira a programação virtual de mesas temáticas de 2020:

01 de setembro de 2020

Abertura do evento virtual (14h30)

MESA TEMÁTICA 1 (15h às 17h)

Políticas Educacionais e Desigualdade na América Latina: a necessária reinvenção das formas de resistência

17 de setembro de 2020

MESA TEMÁTICA 2 (15h às 17h)

A Educação Básica como direito: política curricular, avaliação externa e financiamento em questão

06 de outubro de 2020

MESA TEMÁTICA 3 (15h às 17h)

A mercantilização da ciência e da universidade: qual futuro para a pesquisa em educação?

22 de outubro de 2020

MESA TEMÁTICA 4 (15h às 17h)

Educação Superior: perspectivas de internacionalização e virtualização

03 de novembro de 2020

MESA TEMÁTICA 5 (15h às 17h)

O direito à educação de qualidade para todos e exclusão

19 de novembro de 2020

MESA TEMÁTICA 6 (15h às 17h)

Formação de professores: resistir e inovar

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL DO EVENTO

22 de março de 2021

Inscrições e credenciamento (09h às 17h)

Reunião do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Sul (Fórum-Sul) (14h às 17h)

18h às 22h

Sessão de abertura e Programa Cultural

Conferência de abertura: Educação: Direito de todos e condição para a democracia

23 de março de 2021

Eixos temáticos: apresentação das comunicações orais (08h às 10h)

Eixos temáticos: apresentação das comunicações orais (10h30 às 12h30)

Atividades Culturais e Lançamentos de livros e revistas (13h30 às 15h30)

Eixos temáticos: apresentação das comunicações orais (16h às 18h)

Jantar por adesão (20h)

24 de março de 2021

Eixos temáticos: apresentação dos pôsteres (08h às 10h30)

11h às 12h

Avaliação dos Eixos

Definição de Coordenadores de Eixo e do Comitê

Científico para o evento de 2022

Conferência de encerramento (14h às 16h )

16h às 17h

Assembleia de encerramento

Apresentação da Instituição que irá sediar a ANPEd Sul em 2022

Apresentação do novo coordenador e vice do Fórum Sul.

-

Fóruns e reuniões autogestionadas

Encontro de Fóruns de Estudantes

Encontro de Fóruns de Secretarias

Encontro da FEPAE

Encontro de Grupos e Redes de Pesquisa

Obs: datas e horários a serem definidos pelos grupos.

Mais

Clique aqui e confira todos os vídeos da ANPEd Sul 2018, realizada na UFRGS. 

Clique aqui e confira depoimento ao projeto Memória ANPEd de Acácia Zeneida Kuenze (UFPR).

O novo contexto da educação, pesquisa e ensino em meio à pandemia tem sido tema de debates críticos em diferentes sessões da Live ANPEd Presente na Quarentena, realizada semanalmente, às quartas (16h), desde 15 de março (clique aqui para acessar os vídeos).