Coordenadores de GTs e outras representações da ANPEd se reúnem na UFF

reportagem e imagens: Camilla Shaw

Os coordenadores dos 23 Grupos de Trabalhos (GTs) da ANPEd se reuniram com a diretoria da associação, representantes do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da ANPEd (FORPRED) e Comitê Científico entre os dias 20 e 22 de agosto, na Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada na cidade de Niterói/RJ. O objetivo do encontro foi propiciar a socialização de informações sobre as atividades desenvolvidas, discutir a Proposta de Resolução para a organização dos GTs na ANPEd e elaborar o planejamento da 39ª Reunião Nacional da ANPEd, que será realizada na UFF, em outubro de 2019. 

A Proposta de Resolução para a organização dos GTs foi aprovada pelos coordenadores e será votada na próxima Reunião Nacional. Maria Dilnéia Espíndola Fernandes (UFMS), vice-presidente pela Região Centro-Oeste, conta que este foi um trabalho de muito tempo e cuidado para a finalização do documento e que o processo representa a preocupação daANPEd com seus GTs. "Essa normativa é fundamental porque os GTs são o movimento da ANPEd". Atualmente a ANPEd não possui um documento norteador para a organização dos GTs aprovado em assembleia nacional, o que será essencial para orientar os GTs sobre questões práticas como normas para coordenação e criação de novos Grupos de Trabalho.

Jorge Najjar, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e membro da Comissão Local Organizadora, apresentou, na terça (21), o planejamento organizado pela comissão local para a 39ª Reunião Nacional da ANPEd, que encontra-se bastante completo e avançado. "Acho que a Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF não vai ser igual depois dessa reunião, porque para que ela aconteça nós precisamos trabalhar muito juntos", afirma Najjar. Após a apresentação, Jorge respondeu perguntas e recebeu sugestões dos coodenadores dos GTs. 

No mesmo dia, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim (UNICAMP), editor da Revista Brasileira de Educação (RBE), atualizou a direção e coordenadores de GTs sobre o processo de transição da revista, que atualmente está disponível apenas em meio virtual, seguindo com conteúdo aberto e gratuito. Clique aqui e saiba mais sobre a RBE.

Durante o encontro a Diretoria apresentou alguns informes, como por exemplo a atuação e mobilização da entidade frente aos cortes de bolsas da Capes, à reforma do Ensino Médio e reuniões com o Conselho Nacional de Educação e outras entidades (como SBPC) sobre a Base Nacional Comum Curricular. Informes sobre o Comitê Científico, FEPAE, FORPRED, RBE, Comunicação e relações internacionais da associação também foram expostos.

Na quinta-feira, dia 23 de agosto, a Diretoria da ANPEd se reuniu com os membros da Comissão Local Organizadora da 39ª Reunião Nacional. Durante o encontro, foram aprofudadas algumas questões sobre a organização e planejamento do evento. Na sexta-feira, dia 24, a Diretoria finalizou a visita à UFF com uma reunião interna.