Destaques da ANPEd Sul 2016 | entrevista com Mônica Ribeiro (UFPR) | coordenadora local

Tem início neste domingo (24), a XI Anped Sul. O encontro será realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), campus reitoria, até 27 de julho. Confira entrevista com a coordenadora local do encontro, Mônica Ribeiro (UFPR), na qual a professora da UFPR dá os destaques do evento e contextualiza a importância de sua realização no momento político pelo qual o país passa.

A ANPEd Sul 2016 têm coordenação local de Monica Ribeiro da Silva PPG em Educação | UFPR) e Marília Andrade Torales Campos (PPG em Educação: Teoria e Prática de Ensino | UFPR).

                                                                          

Quais os destaques da ANPEd Sul 2016?
O tema da XI Anped Sul é "Educação, movimentos sociais e políticas governamentais". A temática foi escolhida pelos coordenadores dos Programas de Pós-graduação da Região Sul, que compõem o ForumSul. A partir desse tema teremos duas grandes conferências (abertura e encerramento) e os 22 trabalhos encomendados pelos eixos. A temática deverá ser contemplada ainda nos quase 600 trabalhos e pôsteres aprovados. Na reunião científica da ANPEd - regional sul - teremos ainda uma feira de livros da qual estarão participando 15 editoras, e onde serão lançados mais de 50 livros. Teremos também seis mesas temáticas, reuniões político-organizativas, várias atividades culturais. 

Qual a importância de um encontro de pesquisadores da Educação exatamente neste momento político pelo qual o país passa?
O país vive uma situação de grande instabilidade e incerteza, sobretudo no que diz respeito às políticas públicas e à manutenção/ampliação de direitos. No campo da educação, as metas do Plano Nacional de Educação se encontram sob ameaça. Muito provavelmente esse clima de incertezas permeará a reunião da Anped Sul. Esperamos com o encontro poder manifestar o pensamento acadêmico acerca dessa situação, bem como dar visibilidade, por meio das pesquisas realizadas, à situação da educação brasileira e à necessidade de ampliação da ação do Estado e dos movumentos sociais tendo em vista assegurar uma educação de qualdidade a todos e todas.


Quais temas devem dominar os debates?
O tema central - educação, movimentos sociais e políticas governamentais - certamente estará presente nos debates permeando as discussões sobre acesso, permanência e qualidade da educação; formação de professores; políticas educacionais; educação e meio ambiente; gênero; relações étnico-raciais, enfim, em todos os 22 eixos nos quais estarão sendo apresentados os trabalhos.

---

Mais informações:

http://www.anpedsul2016.ufpr.br/
https://www.facebook.com/anpedsul2016/
A XI Anped Sul: Universidade Federal do Paraná - campus Reitoria, de 24 a 27 de julho de 2016.

* As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo portal da ANPEd Nacional.