Edital de seleção de doutorado em Educação - Universidade de Lisboa

 

Está aberto o processo para candidaturas ao Doutoramento em Educação, especialidade Formação de Adultos, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 

Clique aqui para informações sobre o edital:

Em caso de dúvidas e dificuldades, entrar em contato através do email: carmen@ie.lisboa.pt

O curso de doutoramento na área de especialidade em Formação de Adultos está orientado para o estudo das relações entre Educação, Formação e Trabalho numa perspetiva crítica. A partir desta perspetiva, a análise das políticas e das práticas de educação e formação de jovens e adultos filia-se numa conceção ampla dos fenómenos educativos que reconhece a importância da educação formal, não formal e informal e valoriza a experiência e os saberes experienciais.

O desenvolvimento dos estudos faz-se em estreita articulação com a pesquisa em curso no centro de investigação do IE – a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) -, mais precisamente, no âmbito do programa de investigação “Forças de Mudança em Educação”. Nesse sentido, as pesquisas a efetuar pelos doutorandos deverão incidir sobre políticas e práticas de educação e formação de jovens e adultos, abordando temáticas relacionadas com as transformações no trabalho e nas identidades dos educadores de adultos, a importância da formação experiencial e do reconhecimento dos adquiridos experienciais e o vocacionalismo na educação e formação de adultos.

Este ciclo de estudos visa:

  • Desenvolver competências de investigação inscritas no espaço de conhecimento analítico da Educação e Formação de Adultos;
  • Desenvolver competências para a comunicação e transferência dos resultados da investigação, junto da comunidade académica e da sociedade em geral;
  • Desenvolver competências para a intervenção fundamentada em contextos de ação profissional no campo da educação e formação de adultos.

No presente ano letivo (2019/2020) serão privilegiadas propostas de trabalho que contribuam para o avanço do conhecimento sobre: a formação experiencial e as aprendizagens biográficas e as práticas de educação e formação de jovens e adultos de cariz emancipatório.