Educar em Revista | temas e periódicos para submissão de artigos em seis dossiês temáticos

A Educar em Revista (Qualis/CAPES A1), periódico do Setor de Educação da UFPR, divulga os temas e periódicos para submissão de artigos em seis dossiês temáticos (cada qual com prazos específicos). Os manuscritos deverão ser submetidos pela plataforma da revista, em seção específica, com o nome do Dossiê selecionado.
A Educar em Revista tem como editora chefe Gizele de Souza e, como editora ajunta, Catarina Moro. 

Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor de Educação

EDUCAR EM REVISTA
CHAMADAS ABERTAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS EM DOSSIÊS TEMÁTICOS

https://revistas.ufpr.br/educar/index
Link com as diretrizes e orientações para submissão:
https://revistas.ufpr.br/educar/about/submissions#authorGuidelines

DOSSIÊ: A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo
ORGANIZADORES:
Maria Amália Almeida Cunha Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Hervé Breton - Universidade de Tours/França
EMENTA:
Narrar uma experiência envolve organizá-la temporalmente, encontrar as palavras para serem ditas e configurar os momentos e os períodos da vida em uma história. Assim, para que os processos de compreensão e autoformação aconteçam, a experiência deve se tornar dizível para, em seguida, construir uma unidade histórica que pareça verdadeira e completa do ponto de vista do narrador. Neste sentido, as dimensões temporais parecem determinantes sobre os efeitos formativos da narração: duração das experiências vividas a partir das quais se desenrola a narração biográfica; tempo disponível para compor um relato, escrevê-lo e socializa-lo; distância temporal do vivido ao momento de sua narração, entre outra s. O objetivo deste dossiê é, portanto, analisar os tensionamentos que envolvem a dinâmica das temporalidades da narrativa, seus efeitos e os processos de compreensão que dela resultam.
PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 29/maio a 03/agosto de 2020

------------------------------
DOSSIÊ: Educação, democracia e diferença
ORGANIZADORES:
Thiago Ranniery - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Iris Verena Oliveira - Universidade do Estado da Bahia - UNEB
EMENTA:
Como os estudos feministas, de gênero e sexualidade, queers, das relações étnico-raciais, das deficiências e suas múltiplas intersecções insuflam uma revisão e uma recriação da relação entre democracia e educação? Este dossiê busca reunir investigações que se interessam por viver e educar em uma democracia desde a diferença. Deseja-se explorar tanto de que modo a diferença desloca ideais de igualdade e justiça quanto como exige um esforço para reimaginar o horizonte democrático.
PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 29/maio a 03/agosto de 2020

------------------------------
DOSSIÊ: Corpo e História: os múltiplos processos de educação do corpo
ORGANIZADORAS:
Evelise Amgarten Quitzau - Universidad de la República/Uruguay
Andrea Moreno – Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG
EMENTA:
Pesquisas históricas que abordem os processos de educação no e do corpo, com ênfase naqueles que se dão a partir de práticas corporais e esportivas. Processos históricos pedagógicos de educação do corpo. Saúde e educação do corpo na história. Práticas corporais sistematizadas de educação do corpo na história. Formação de professores para uma educação do corpo na história. Práticas escolares e não escolares de educação do corpo na história.
PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 04/agosto a 04/outubro de 2020

------------------------------
DOSSIÊ: Bases Nacionais e o Ensino de História: embates, desafios e possibilidades na/entre a educação básica e a formação de professores.
ORGANIZADORAS:
Nádia Gaiofatto Gonçalves - Universidade Federal do Paraná – UFPR
Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro - Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
EMENTA:
Pretende-se abordar o ensino de História em sua relação com as Bases Nacionais: Comum Curricular (Educação Infantil a Ensino Médio) e para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, discutindo-o em perspectiva histórica, quanto à trajetória da disciplina até as Bases; contemplando desafios e experiências que envolvem as Bases e seu impacto na prática; e refletindo sobre possíveis demandas e desdobramentos na formação inicial de professores.
PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 04/agosto a 04/outubro de 2020

------------------------------
DOSSIÊ: Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil
ORGANIZADORAS:
Patricia Corsino – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Donatella Savio – Universidade de Pavia/Itália
EMENTA:
Este dossiê se propõe a reunir artigos que possam ampliar o debate sobre avaliação da e na Educação Infantil em perspectivas diversas e capazes de pensar a primeira etapa educacional e suas especificidades. A intenção é discutir a avaliação tanto no que se refere aquela feita internamente nas creches e pré-escolas pelos docentes com o objetivo de acompanhar o trabalho coletivo e o processo educativo das crianças, quanto aquela relacionada à oferta educacional, aos aspectos socioculturais e ambientais da Educação Infantil.
PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 05/outubro a 04/dezembro de 2020

------------------------------
DOSSIÊ: Educação Ambiental e a Escola Básica – contextos e práticas
ORGANIZADORAS:
Elaine Angelina Colagrande - Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL
Luciana Aparecida Farias - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
EMENTA:
O presente dossiê pretende trazer contribuições de pesquisas educacionais para reflexão e debate a respeito das ações que envolvem a educação ambiental no contexto escolar e como diferentes fatores exercem influência sobre tais ações. Para tanto, o dossiê contemplará artigos que abordem a educação ambiental nos seguintes eixos: políticas públicas e a escola básica, currículo escolar, formação inicial e continuada de professores e práticas de educação ambiental no contexto escolar.
PERÍODO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS: 05/outubro a 04/dezembro de 2020