Education Review publica primeiro lote de resenhas de obras em língua portuguesa a partir de acordo de cooperação com a ANPEd

Já está disponível o primeira lote de oito resenhas na Revista Education Review/Resenhas Educativas a partir de acordo de cooperação entre a ANPEd e o comitê editorial da publicação eletrônica multilíngue. Hospedada em plataforma da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, a ER tem foco em obras qualificadas da área de educação para circulação internacional. Com chamada pública, num primeiro momento a revista recebeu indicações de livros relevantes e atuais (com até 3 anos de lançamento), por intermédio da coordenação dos GTs da Associação. Após aprovação, as obras foram oferecidas publicamente à resenha no site, com análise cega das candidaturas. 

Clique aqui para acessar o site da Education Review e acessar as resenhas.

Confira a relação das obras e autores das resenhas:

Resenha de Pesquisa em rede: Diálogos de formação em contextos coletivos de conhecimento
resenha: Maria Mikaele da Silva Cavalcante

Resenha de A emergência da escola
resenha: Paulo Rogério Marques Sily

Resenha de Formação para o trabalho docente
resenha: Celia Regina Otranto

Resenha de A liturgia escolar na Idade Moderna
resenha: Evaldo Luis Pauly

Resenha de Escola pública: Tempos difíceis, mas não impossíveis
resenha: Cristiane Machado

Resenha de Da universidade à commoditycidade
resenha: Moisés Waismann

Resenha de Conversidade: Diálogo entre universidade e movimentos sociais
resenha: Isabela Pereira Lopes

Resenha de O movimento de ocupações estudantis no Brasil: Uma possível leitura
Mirela Figueiredo Iriart
   

Novo edital e obras ainda disponíveis para resenha

A bem-sucedida iniciativa é um impulso para a divulgação em âmbito internacional de resultados de pesquisas de associados da ANPEd em formato de livros. Para Mário Azevedo, co-editor para a língua portuguesa, cumpre-se assim um duplo papel, primeiramente num movimento de resistência em favor de obras autorais e coletivas e, segundo, a promoção da internacionalização da educação por intermédio de obras brasileiras. "Isto é, trata-se de um efetiva 'circulação internacional de ideias' em língua portuguesa", avalia.  A Comissão Editorial da Education Review/Resenhas Educativas lançará em breve edital para novos livros e respectivas resenhas. No entanto, estão disponíveis livros que não receberam resenha, sendo possível ainda a resenhistas interessados submeterem propostas. Estão disponíveis os seguintes títulos em língua portuguesa (com acesso também por este link): 

1. Educação e linguagens hipermidiáticas da cibercultura: Desafios à formação inicial do/a pedagogo/a

2. Educação e Tecnologias: Abordagens críticas

3. Múltiplas linguagens nos currículos -

4. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões

5. Gestão, Liderança e Clima Escolar

6. A política da escola: Justiças e qualidades no sistema de ensino

7. The New Brazilian University – A busca por resultados comercializáveis: Para quem?

8. Infâncias, crianças e educação: Discussões contemporâneas

9. Vinte anos depois: Projetos educacionais em disputa

10. A Política da Escola

11. Regras de Bem Viver para Todos

Política de acesso aberto

A ANPEd/ER fornece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que tornar a pesquisa disponível gratuitamente para o público estimula o compartilhamento do conhecimento e a circulação internacional de ideias.

Esta revista se esforça para garantir os padrões de publicação de acesso aberto estabelecidos pela Associação de Editores de Acesso Aberto (OASPA) e sua definição de acesso aberto como: a) A disseminação de manuscritos revisados por pares; sem cobrar aos grupos de usuários, sem exigir registro ou outras barreiras de acesso; e b) os detentores de direitos autorais permitem que os usuários copiem, utilizem, distribuam, transmitam e exibam o trabalho publicamente em qualquer meio digital para qualquer propósito responsável, sujeito à devida atribuição de autoria. site: http://edrev.asu.edu/index.php/ER

Histórico

A ANPEd estabeleceu em janeiro de 2019 um acordo de cooperação com a Education Review, uma revista eletrônica multilíngue especializada na publicação de resenhas de livros e mantida pela Universidade do Estado do Arizona/ASU. A iniciativa atua em três frentes: de um lado, como estratégia contra hegemônica à recente tendência de desvalorização da produção acadêmica em livros; de outro lado, como ação que favorece o reconhecimento dos pares entre nossos associados, valorizando sua produção bibliográfica, e, ainda, ampliando a circulação internacional de obras em língua portuguesa.

Education Review/Resenhas Educativas (ISSN: 10945296) é uma revista de resenhas de livros da área de Educação que publica resenhas de livros recentes em educação, abrangendo toda a gama de estudos e práticas educacionais.

Editor

Gustavo E. Fischman/ Universidade Estadual do Arizona

Coeditor para Língua Inglesa

Melissa Cast-Brede/Universidade de Nebraska, Omaha

Editor Fundador

Gene V.  Glass (Professor Emérito), Arizona State University

Coeditores para Língua Portuguesa

Maria Luiza Süssekind/UNIRIO/ANPEd

Mário Luiz Neves de Azevedo/UEM/ANPEd

Comitê Editorial ANPEd

Alfrancio Ferreira Dias/UFS

Fabiany de Cássia Tavares Silva/UFMS

Vera Lúcia Jacob Chaves/UFPA

Leia Também

Institucional

Institucional

Institucional

Posicionamentos da ANPEd

Educação