Em Carta Aberta, ANPEd solicita alteração em Chamada Pública do CNPq e Capes para periódicos científicos

Está aberta desde o dia 21 de outubro a Chamada Pública MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.09/2012, com o intuito de “apoiar e incentivar a editoração e a publicação de periódicos científicos brasileiros em todas as áreas de conhecimento”. As inscrições serão encerradas no dia 20 de novembro (acesse aqui a chamada).

Tendo em vista a importância de editais como esse para a melhoria dos periódicos da área de educação, a ANPEd, em carta aberta assinada juntamente a demais associações, sociedades, fóruns e conselhos da área de educação do Brasil e América Latina, expressa e solicita a alteração de alguns pontos que representam um empecilho ao próprio objetivo da iniciativa.

Carta Aberta

Aos representantes das áreas de Ciências Humanas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

A produção, disseminação e socialização do conhecimento é um dos principais objetivos da ciência e os periódicos científicos são, indiscutivelmente, um dos canais mais profícuos para garantir a disseminação. Alavancar a qualidade da produção científica brasileira e dos seus periódicos, especialmente os da área de educação, faz parte da luta das entidades científicas da área, como é o caso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e seus fóruns - Forpred (Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação) e Fepae (Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação) e outras sociedades abaixo listadas.

Essas entidades reconhecem que o programa de fomento aos periódicos científicos financiados por editais do CNPq/CAPES vem contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade dos periódicos e alcançando bons resultados, tendo em vista que esses editais têm oportunizado que periódicos de menor capacidade financeira possam por meio do apoio recebido pelas referidas agências de fomento desenvolver ações essenciais para sua melhor qualificação.

Face ao exposto, compreendemos que a chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.09/2012 é uma importante iniciativa para contribuir com a consolidação dos periódicos. Nessa direção, solicitamos que algumas alterações sejam realizadas, sobretudo no que concerne às condicionalidades do referido edital, tendo em vista a melhoria da qualificação dos periódicos das áreas que integram as Ciências Humanas. As exigências apresentadas no edital, como a necessidade de indexação no ISI (Thomson Co.), Scopus (Elsevier), PubMed (US National Library of Medicine) ou Scielo e que o periódico seja classificado pelo menos como B2 no Qualis Capes, resultarão em impedimento da inscrição da maioria dos periódicos da área de educação, por exemplo, reduzindo assim a possibilidade aos periódicos em consolidação de obter tal apoio financeiro, o que lhes permitiria desenvolver ações que os impulsionem a lograr melhores resultados no que se refere à avaliação ou aos complexos processos de indexação.

Diante dessa constatação, solicita-se a revisão do mencionado edital, sobretudo no que se refere às condições postas, ou a edição de novos editais que impulsionem a qualidade do conjunto dos periódicos, incluindo os que se encontram em fase de consolidação. Compreendemos que são necessárias iniciativas que visem a contribuir para a consolidação dos periódicos face à necessidade de superação de assimetrias regionais e entre as diversas áreas, em benefício da ampla disseminação do conhecimento no país em veículos de qualidade.

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação - Forpred

Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação- Fepae

Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências ABRAPEC