FORPREd Sul se reuniu no RS para organização da ANPEd Sul 2018; encontro também aprovou moção de apoio à UEM e a grupo teatral hostilizado por levar discussão de sexualidade a evento de tal universidade

O FORPREd Sul se reuniu nesta segunda-feira, de 12 junho, em Canoas (RS). Contando com a presença de representantes de todos os programas de pós-graduação em Educação da região, o encontro teve como pauta a organização da ANPEd Sul de 2018 e a preparação de ações durante a 38a Reunião Nacional da ANPEd - 01 a 05 de outubro em São Luís do Maranhão. Também estiveram presentes a vice-presidente da Associação pela região Sul, Geovana Lunardi Mendes (UDESC), e o diretor financeiro, Mário Azevedo (UEM).

Ao final do encontro também foi aprovada uma moção de apoio a alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os artistas apresentaram, à convite,  no dia 26 de abril a peça "As Pedras do meu sapato" na abertura do V SIES 2017 – Simpósio Internacional de Educação Sexual – Saberes trans/versais/currículos identitários e pluralidades de gênero. Os discentes e o espetáculo, que aborda questões de tabu a cerca de relacionamento entre duas mulheres, foi alvo, mais de um mês depois, de campanha de difamação nas redes sociais e notícias descontextualizadas. Em nota explicativa, apoiada pela ANPEd, a UEM afirmou que "as atrizes expostas nas fotografias divulgadas foram atacadas como indivíduos e enquanto membros de um curso reconhecido e integrante desta instituição. Considerando estas instâncias, as ofensas se dirigiram também aos/às professores/as e alunos/as do Curso de Artes Cênicas, ao Departamento de Música, ao qual o referido Curso está vinculado, e à comunidade universitária como um todo, bem como as pessoas organizadoras do evento que já o vêm consolidado há 10 anos, com trabalhos e divulgações científicas de longa data. Nesse âmbito, luta-se por uma sociedade justa, mais igualitária e que aceita as diferenças, sem violência e com uma visão mais ampla do mundo a partir do conhecimento de duas linguagens da Arte, que têm por característica a criação, a livre expressão, a crítica e a reflexão social. Aceitando os pensamentos divergentes e contrastantes do senso comum."

Acesse a nota da UEM na íntegra.

Esta foi a segunda reunião do FORPREd Sul este ano - a primeira, realizada no dia 26 de maio, envolveu uma comissão de PPGEs do Rio Grande do Sul para iniciar a organização da Regional Sul de 2018. Na ocasião também foi instituída a Comissão Metropolitana de Organização da ANPEd Sul, composta pelo seguinte grupo:

Luis Henrique Sacchi dos Santos (Coord do PPGEdu Ufrgs)

Gustavo Passos  doutorando do PPGEdu Ufrgs

Maria B. Luce PPGEdu Ufrgs

Eli T. Fabris ( Coord. PPGEdu Unisinos)

Vera Lucia Feliretti ( Coord. PPGEdu Unilasalle)

Leandro Forell (Coord. PPGEdu Uergs}

Sandra Lemos (Vice-Coord. PPGEdu Uergs)

Iara Bonin (Coord. do PPGEdu Ulbra)

Geovana M. Lunardi Mendes - Vice- presidente sul

Edla Eggert (Coord. PPGEdu Pucks)

A comissão é coordenada pela profa. Maria B. Luce PPGEdu Ufrgs.

 

 

Leia Também