GT19 da ANPEd e Sociedade Brasileira de Educação Matemática lançam e-book

O GT19 - Educação Matemática da ANPEd e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) lançarão o e-book "Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemáticas", em novembro, durante o VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.

O livro é uma produção conjunta do GT19 e da SBEM e iniciou-se no ano de 2017, após a 38ª Reunião Nacional da ANPEd. Durante o encontro foi apresentado o Trabalho Encomendado “Abordagens teóricas e metodológicas na Educação Matemática: aproximações e distanciamentos”, de autoria de Jonei Cerqueira Barbosa (UFBA), que reúne uma análise e síntese de 12 trabalhos desenvolvidos por grupos de pesquisas em Educação Matemática no Brasil. Após o evento, as coordenadoras do GT19 à época, Andreia Oliveira (UFBA) e Maria Isabel Ortigão (UERJ), apresentaram à SBEM a proposta da publicação do conjunto de textos e mais uma análise síntese produzida por Barbosa.

GT19 durante a 38ª Reunião Nacional da ANPEd, realizada na UFMA, no Maranhão em 2018.

Para Andreia, o livro é muito importante visto que a temática das perspectivas teóricas e metodológicas de grupos de pesquisa de Educação Matemática não têm sido objeto de estudo pela comunidade atualmente. “É um tema relevante que a gente nunca tinha falado”, afirma.

Regina Célia Grando (UFSC), presidente da SBEM, também diz que “a SBEM está completando 30 anos em 2018, o que representa um importante momento para uma avaliação e balanço das pesquisas na área, principalmente com destaque aos grupos que formam novos pesquisadores e produzem as pesquisas em Educação Matemática que são publicadas e divulgadas no Brasil e no mundo”.

  • Clique aqui e confira entrevista na íntegra com Regina Célia Grando (UFSC), presidente da SBEM, sobre o lançamento. 

A parceria e diálogo entre o GT19 da ANPEd e a SBEM se dá há seis anos. Neste período, cada reunião nacional das entidades abre espaço para a presença da outra e é organizada uma reunião de seus associados em que se discute, principalmente, a agenda política da área. Para Regina Célia, “essa publicação sela mais uma vez a importante parceria entre a SBEM e a ANPEd por meio de uma agenda articulada de ações”.

O e-book ficará disponível para download gratuito no site da SBEM e portal da ANPEd após seu lançamento.

O VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática será realizado entre os dias 4 e 8 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Para mais informações clique aqui