II Seminário O Sistema de Avaliação da Pós-graduação Brasileira | 17 a 19 de setembro | UFMG

Clique aqui e acompanhe ao vivo as atividades desta segunda-feira (17).

*Confira a programação completa do evento ao final da notícia. 

A ANPEd, em articulação entre sua Diretoria e seu Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação – FORPREd, convida coordenadores(as) de programas de pós-graduação em Educação para participarem do II Seminário "O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: desafios para articular expansão e qualidade", no período de 17 a 19 de setembro, em Belo Horizonte (MG). O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Educação da UFMG, em Belo Horizonte (bairro Pampulha).

Assim como o evento realizado em abril de 2017 em Fortaleza/CE (clique aqui e confira cobertura), o seminário se coloca como espaço de diálogo e objetiva discutir o sistema de avaliação da pós-graduação em Educação no Brasil, reconhecendo que o início de um novo ciclo de avaliação dos programas da área que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação, vinculado a CAPES/MEC, apresenta-se como momento fecundo para a análise de seus limites e possibilidades no que se refere à articulação entre expansão e qualidade.

Público alvo e inscrições

O Seminário destina-se aos coordenadores de programas de pós-graduação em Educação no país, sendo um representante por PPGE, em função do espaço disponível para a realização do evento (o espaço reservado tem capacidade para 200 pessoas), sendo assim as inscrições são limitadas.

Os interessados em participar do Seminário devem fazer sua inscrição, que é gratuita, a partir de 01 de agosto (quarta), utilizando formulário eletrônico (clique aqui para acessar). Será expedida certificação para todos os participantes inscritos no Seminário.

Confira a programação:

17 de setembro (segunda) 

Abertura (8h – 8h30)

Mesa 1 – Avaliação da Pós-Graduação: onde estamos e para onde queremos ir? (8h30 – 10h45)

Palestrantes: Robert Evan Verhine (CAPES), Joviles Vitório Trevisol (FOPROP), Ildeu de Castro Moreira (SBPC) e Flávia Calé da Silva (ANPG)
Moderador: Mário Azevedo (UEM/ Diretoria ANPEd)

Mesa 2 – Métricas de Impacto nos Periódicos e Internacionalização na Área de Educação: problemas e perspectivas (11h – 12h30)

Palestrantes: Daniela Ximena Véliz Calderón (PUC/Chile) e José Luís Bizelli (UNESP/FEPAE)
Moderador: Claudio Pinto Nunes (UESB/FEPAE)

Mesa 3 – Desafios e Perspectivas da Pós-Graduação em Educação no Atual Quadriênio (14h às 18h)

Palestrantes: Robert Evan Verhine (UFBA), Angelo Ricardo de Souza (UFPR) e Luiz Sousa Junior (UFPB)
Moderador: João Batista Carvalho NUNES (UECE/ FORPRED)

18 de setembro (terça)

Discussão do Documento de Área e dos indicadores para programas acadêmicos e profissionais, a partir dos relatórios dos GTs e da proposta enviada à SBPC, a fim de se elaborar uma proposta da ANPEd/FORPREd (8h às 12h)
Coordenação: Diretoria da ANPEd e Coordenação do FORPREd

Mesa 4 – Documento de Área e Indicadores para a Avaliação da Pós-Graduação em Educação: proposta da ANPEd/FORPREd (apresentação das propostas discutidas em grupo) - 14h às 18h
Coordenação: Andréa Barbosa Gouveia (UFPR/ANPEd), João Batista Carvalho Nunes (UECE/FORPREd), Maria de Fátima Cardoso Gomes (UFMG/FORPREd) 
Debatedor: Robert Verhine (UFBA)

19 de setembro (quarta)

Workshop “Estratégias para o Fortalecimento dos Programas 3 e 4 em Educação” (8h30 – 12h30 / 14h – 18h)

Coordenação: João Batista Carvalho Nunes (UECE/FORPREd) e Maria de Fátima Cardoso Gomes (UFMG/FORPREd)

 

Leia Também

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação