Mapeamento da inserção do setor privado nas redes estaduais de educação (2005-2015) - GREPPE/Unicamp

Esta ferramenta interativa disponibiliza para os interessados resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE/Unicamp) a respeito da incidência do setor privado junto aos sistemas estaduais de Ensino.

Clique aqui para acessar.

Em diálogo com pesquisas anteriores foram inventariados os programas, projetos e ações das secretarias estaduais de educação em parceria com o setor privado, por meio dos conteúdos disponíveis nas páginas web das secretarias e de buscas por descritores pré-definidos na plataforma Google.

O período de 2005 a 2015, correspondente à década posterior à vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, foi selecionado para que pudéssemos identificar elementos que dialoguem com a hipótese de que a limitação dos gastos previstos na Lei tem estimulado a transferência de atividades estatais, inclusive as educacionais, para o setor privado.

O estudo, centrado na educação básica regular, identifica setores privados que incidem nas três dimensões da política educacional: oferta educacional, gestão da educação e currículo.

Equipe
Coordenação

Theresa Adrião – Unicamp

Teise Garcia- USP/RC

Raquel Borghi- UNESP-RC

Regiane Bertagna- UNESP-RC

Sabrina Moehlecke - UFRJ

Pesquisadores

Luciane Barbosa- UNICAMP

Cassia Domiciano –Centro Universitário São Camilo

Dalva Franco- Centro Universitário São Camilo

Estudantes envolvidos

Andrey Mori. UNICAMP

Bárbara Verissimo Kaleda. USP/RP

Danielle Batista Cardoso- USP/RP

Danilo Augusto Kanno Nogueira Baptista - UNICAMP

Ellen Cristina Ceccon- UNICAMP

Fábio Cesarini da Silva. UNICAMP

Gabriela Cristina Ramos. UNICAMP

Jeane Vieira Lopes.  UNESP/RC

Karina Fernanda Kasali. UNESP/RC

Karina Yara Jurgensen. UNESP/RC

Kelly Marques dos Santos. – UNESP/RC

Marina Akim. UNICAMP

Marina Pereira. UNICAMP

Matheus H. P. Gomes. Unicamp

Nadia Drabach. UNICAMP

Nathalia Sola. UNESP/RC

Nicanor Mateus Lopes-  UNICAMP

Rafaela Bottene Scanavaca - UNESP/RC

Roberta Gobi- UNICAMP