Moção de apoio da ABEP à realização do Censo Demográfico 2020

A Associação Brasileira de Estudos Populacionais, em assembleia realizada durante o XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, no dia 26 de setembro último em Poços de Caldas, aprovou a moção de apoio à realização do Censo demográfico de 2020.

Moção de apoio à realização do Censo Demográfico 2020

A Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), entidade científica que agrega os estudiosos e estudiosas de população no Brasil, vem manifestar o seu apoio à realização do Censo Demográfico de 2020, instando o Estado brasileiro a assegurar os recursos necessários a realização de tão importante operação.

Desde o primeiro levantamento censitário, realizado em 1872, o recenseamento foi a campo 12 vezes buscando retratar a realidade da população nas suas diversas dimensões, sempre em sintonia com as transformações sociais e econômicas que se processavam na sociedade. Essaconstante ampliação da investigação foi realizada em consonância com as demandas de diferentes níveis de representação social, como governo, movimentos sociais e academia, visandoa elaboração de políticas públicas e prover a sociedadecom informações sobre esses fenômenos.

As mudanças demográficas, sociais, culturais e os diferentes cenários econômicos ocorridos na década em curso se fazem notar, e o Censo Demográfico é o único instrumento para conhecermos essa realidade.

O retrato da nossa sociedade necessita ser atualizado. Nossa comunidade de usuários, seja governo, academiaou sociedade civil, já manifesta expectativa pela realização e pelos resultados do próximo censo.

A avaliação das metas do plano nacional de educação, cobertura dos atendimentos na área de saúde, cobertura de programas sociais, avaliação do déficit habitacional, são exemplos de ações que necessitam de informações investigadas no Censo Demográfico, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população, reduzindo a pobreza e as desigualdades socioeconômicas.

Os órgãos de controle só terão informaçõespara suas ações de monitoramento do uso dos recursos públicos em nível municipal com a realização do Censo.

O Brasil é referência no mundo em se tratando de qualidade dos Censos Demográficos que produz, o que nos coloca entre os principais países com censos de boa reputação.

Num país de dimensões continentais, realizar um Censo Demográfico implica mobilizar “um verdadeiro batalhão” de colaboradores. São cerca de 200 mil recenseadores e 23 mil supervisores espalhados em todos os municípios do país.

Nesse sentido, a comunidade de estudiosos e estudiosas de população reforça junto ao Estado brasileiro a imperiosa necessidade de que sejam assegurados os recursos financeiros e humanospara a realização do Censo Demográfico de 2020.

Poços de Caldas, 26 de setembro de 2018.