Nota de apoio à professora Marlene de Fáveri - Contra a Escola da Mordaça

NOTA DE APOIO À PROFESSORA MARLENE DE FÁVERI - Contra a Escola da Amordaçada 

A Diretoria da ANPEd vem a público expressar sua preocupação e indignação diante da perseguição que vem atingindo professores e professoras de escolas públicas e particulares, notadamente das áreas de Ciências Humanas e Sociais, decorrente da doutrinação produzida pelo grupo que se intitula  “Escola sem Partido”. Entre os casos, destacamos o da professora Marlene de Fáveri, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, acusada por ex-aluna de fazer “doutrinação  ideológica”  durante as aulas na disciplina de História e Relações de Gênero, por abordar questões de gênero, feminismo e discursos religiosos.

A professora está sendo processada pela referida ex-aluna, que se inscreveu no seu curso e que se diz constrangida, como cristã e anti-feminista, pela matéria apresentada e discutida nas aulas. Esse caso evidencia a perseguição de grupo ideológico conservador que pretende impedir que os professores e as professoras  abordem em suas classes quaisquer temas que considerem contrários à ideologia que defendem; e os acusa  exatamente de fazerem propaganda ideológica.

O que procuram nos impor é uma escola amordaçada, sem espaço para o debate, a controvérsia e o pensamento crítico. A professora em questão é reconhecida por seus pares pela excelência de seu trabalho de pesquisa e pela seriedade com que se dedica à docência. Vem sofrendo retaliações por abordar em um curso conteúdo pertinente à própria temática da ementa da disciplina, o que configura um contrassenso absoluto. O cerceamento da liberdade de pensamento é inaceitável em qualquer espaço educacional, mais grave ainda quando este cerceamento nega a própria natureza da pós-graduação no campo das humanidades onde a possibilidade de avanço no conhecimento só pode ser fazer pelo debate amplo e livre.

Declaramos nossa solidariedade à professora e demais colegas que estejam vivendo situação semelhante. Dizemos não à Escola da Mordaça por defendermos uma escola crítica e democrática, em que o conhecimento se produza por meio do diálogo, do respeito às diferenças e da liberdade de expressão.

Diretoria da ANPEd

Leia Também

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação