Nota de pesar pelo falecimento de Ada Augusta Celestino Bezerra (UNIT)

A ANPEd lamenta o falecimento e se solidariza com familiares e amigos da professora Ada Augusta Celestino Bezerra, no dia 5 de junho. Foi professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit, Ada marcou o cenário do debate educacional em Sergipe durante 47 anos consecutivos como professora, gestora educacional e pesquisadora. 

Leia texto de Cristiano Ferronato, coordenador do PPG de Educação da UNIT e colega da professora Ada.

A professora foi normalista na Escolar Normal de Aracaju, ingressou no ensino superior em 1968, na primeira turma do curso de Pedagogia da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. Colou grau em 1971 e no seu primeiro ano como estudante do ensino superior testemunhou a incorporação da Faculdade de Filosofia pela Universidade Federal, implantada no mesmo ano do seu ingresso.

Depois de colar grau, Ada trabalhou como Professora da Faculdade Tiradentes, ministrando a disciplina Metodologia da Ciência. A partir de 1974, tomou posse como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Sergipe, ingressando no quadro docente da mesma instituição na condição de professora de Administração Escolar, no curso de Pedagogia.

Ada foi Pós-Doutora Sênior em Educação/Universidade de Lisboa (2012); Doutora em Educação/Administração Escolar-FE/USP. Mestra em Educação/ Administração de Sistemas Educacionais/IESAE/FGV (RJ); Especialista Metodologia do Ensino Superior UFS (SE); Especialista Planejamento Educacional e Gestão de Sistemas Educacionais - IESAE/FGV - Salvador); Lic. Pedagogia, Administração Escolar Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenadora Estágios da Faculdade de Educação da UFS (1976/1977); Diretora Departamento de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da UFS (1978/1979) implantação; Coord.de Ação Comunitária do Centro de Extensão da UFS (1987); Presidente Associação de Docentes da UFS (1988); Coordenadora Regional SBPC em Sergipe (1986); Secretária Municipal de Educação Prefeitura de Aracaju (1989/1992); Presidente Seção Estadual União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME - 1989/1992); Professora Adjunto IV aposentada da UFS; Professora Visitante da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS - 1999/2000). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores da UEFS (1999/2000); Coordenadora Estadual do Curso de Doutorado em Educação convênio UEFS/Universidade de Sherbrooke (Canadá - 2000); Coordenadora da Seção Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE - 2000/2001); Diretora do Departamento de Educação da SEED-SE - 2003/20005; Coordenadora do Programa Especial de Formação de Professores portadores de Diploma de Ensino Superior da Universidade Tiradentes PROFOPE/UNIT - 2001/2002), resp. implantação ; Coordenadora Núcleo de Apoio Pedagógico Universidade Tiradentes (UNIT - 2002/2003). Conselheira Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE-SE - 04/2004 - 04/2008); Integrante do Comitê Executivo Estadual da Educação do Campo (2006 - 2008). ATIVIDADES ATUAIS:Professor Titular Pleno II - 1Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT); Pesquisadora do Instituto Tecnologia e Pesquisa de Sergipe. Líder Grupo Pesquisa GPGFOP/UNIT/CNPq. Pesquisador Senior do Grupo de Pesquisa CNPq: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR; Membro do Conselho Editorial da Editora Ex Libris. Membro do Conselho Científico Editorial da Revista Educação Skepsis Academia; Pensadora SKEPSIS 221 da Academia Semiologia e Direito, Seção Educação. Coordenadora CIentífica da Revista Educação SKEPSIS, a partir de 2008. Parecerista ad hoc de várias IES e Fundações de Apoio à Pesquisa do país

Depois de aposentada trabalhou como professora visitante da Universidade Estadual de Feira de Santana. Ada foi uma das fundadoras do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit, atuando no mestrado e doutorado onde formou 15 mestres em educação e dois doutores.  Ainda no PPED Ada coordenou grandes projetos como o Observatório da Educação OBEDUC/PPED/UNIT/CAPES, desde 2014, membro do colegiado do PPED, membro do Membro do NDE das Licenciaturas da UNIT do NDE de Pedagogia, TRANSEJA/OBEDUC/CAPES/UNIT.

Em 1989, foi nomeada secretaria de educação da cidade de Aracaju. Foi quando segundo o professor Jorge Carvalho do Nascimento “investiu no posto com brilho e competência durante quatro anos e atuou com equilíbrio, ponderação e temperança.

Ada foi um exemplo de profissional e ser humano que com esse semblante tranquilo nos encantou e nos deu força em tantos momentos. Sempre com um sorriso nos lábios e com palavras carinhosas e compreensivas buscava direcionar seus alunos, dirimir os problemas e fazê-los acreditarem no seu potencial. Espalhou carinho e aconchego por onde passou, e hoje já está colhendo o bem que plantou aqui na terra. Siga em paz, professora Ada, e tenha a certeza da admiração e saudade daqueles que deixou aqui !!!