Nota de Pesar pelo falecimento de Marcelo Andrade

A Diretoria da ANPEd lamenta o falecimento neste domingo, 29.10.17, do professor e pesquisador MARCELO ANDRADE e expressa condolências a seus familiares e amigos. Marcelo era associado da ANPEd e professor do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-RJ. Participou ativamente da vida da nossa Associação. Integrou o Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação, participou dos GTs de Didática e Filosofia da Educação e foi por diversas vezes membro de comissão de eleição da diretoria da ANPEd e Conselho Fiscal.  Era Licenciado em Filosofia (1995); Sociologia (1996) e História (1996); Mestre em Educação (2000) e Doutor em Ciências Humanas / Educação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou o Programa de Doutorado no Exterior - PDSE/CNPq (2005) na Universitat de València, Espanha. Professor Associado do Departamento de Educação; Coordenador do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC) e, desde julho de 2016, era Vice Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio. Bolsista do Programa Jovem Cientista (FAPERJ) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq). Pesquisador Associado ao Grupo Iberoamericano de Ética e Filosofía Política (Universitat de València, Espanha); ao Programa Teaching, Learning and Culture (University of Texas at El Paso - EUA) e ao REDISCO: Religions, Discriminations (Université Lyon 2, França). Foi membro da ONG Novamerica; do Observatório de Educação em Direitos Humanos; e do Conselho Diretor do Movimento da Ação da Cidadania. Atuou como professor de ensino fundamental, médio e superior, educador popular e pesquisador. Atuou nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, destacando-se com os temas: Didática, Ensino e Aprendizagem; Currículo e Multiculturalismo; Educação e Direitos Humanos e Ética Intercultural.

Seus últimos artigos publicados em co-autoria foram:

BASTOS, F. ; ANDRADE, Marcelo.  'Ser mulher não tem a ver com dois cromossomos x': impactos da perspectiva feminista de gênero no ensino de ciências. Revista Diversidade e Educação, v. 4, p. 56-64, 2017.

ANDRADE, Marcelo.; CANDAU, V. M. ; SACAVINO, S. ; GUERSOLA, M. V. . Da 'cidade partida' à 'cidade cerzida': jovens e crianças se educam em direitos humanos. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 153, p. 46-52, 2017.

Em 11 de maio de 2016 Marcelo Andrade concedeu entrevista ao Boletim Especial da ANPEd intitulado "Conquistas em Risco". Acesse aqui a entrevista completa.