Nota de pesar pelo falecimento de Marta Maria Castanho Pernambuco (UFRN)

A área de ensino de ciências amanhece hoje com um enorme vazio. Perdemos Marta Maria Castanho Pernambuco, professora titular do Centro de Educação da UFRN.
Marta Pernambuco, como a chamávamos, em sua grandiosidade, sempre manteve presente as convicções as quais permearam suas ações pessoais e profissionais. Esteve presente nas lutas populares em prol de uma escola democrática e acreditava no ensino de ciências como transformador social. Integrou a equipe de assessores do Movimento de Reorientação Curricular concebido na gestão do Prof. Paulo Freire em São Paulo. Concebeu o Projeto Pedagógico das Licenciaturas à Distância na UFRN em uma perspectiva democrática e emancipatória, atuou como gestora tanto na graduação como pós-graduação entre tantas outras atividades acadêmicas. Escreveu livros, artigos, orientou alunos e alunas, assessorou inúmeros setores na universidade e em secretarias de educação, organizou grupos de pesquisa e inúmeros projetos e, sempre que podia nos acompanhava em debates muito profícuos.

Marta era firme em suas ações e terna em suas relações. Deixa órfãos e órfãs, alunos, alunas, companheiros e companheiras de luta e colegas de trabalho.
Seu trabalho se perpetuará em nossas ações. Marta sempre estará presente em nossos corações e mentes.

Fonte: ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

Leia Também

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação

Posicionamentos da ANPEd

Educação