Nota de Repúdio da ANPEd contra a repressão e por Diretas Já

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) repudia a repressão policial sofrida por trabalhadores, trabalhadoras e estudantes que se reuniram em Brasília no dia de ontem, 24 de maio, para protestar contra as reformas encaminhadas ao Congresso Nacional pelo, ainda, Presidente Michel Temer. A ação isolada de grupos que se confrontam com as forças policiais não pode servir de pretexto para o impedimento do direito constitucional de reunião e manifestação.

A manifestação democrática organizada por centrais sindicais e movimentos sociais tinha como objetivo também afirmar a necessidade da realização de eleições Diretas para Presidente da República.

Foto: Mídia Ninja.

A ANPEd apoia a proposta das “Diretas Já” reconhecendo-a como sendo a única alternativa que pode permitir que o Brasil saia da crise política em que mergulhou após o golpe institucional de 2016.

Nesta mesma oportunidade repudiamos, também veementemente, o decreto presidencial que convocou as forças armadas nacionais com o pretexto de “garantia da lei e da ordem”. A medida, contrária ao Estado Democrático de Direito, ativa a triste memória da Ditadura Militar e nos dá um sinal de alerta de que a Democracia no Brasil encontra-se em risco.

A ANPEd conclama seus associados e associadas para que participem das atividades  de ocupação das ruas e debates para que a solução da crise não se encontre novamente em “acordos de elites”, mas que a soberania popular possa ser exercida pelo voto democrático. É neste sentido que reafirmamos nossa convicção por “Diretas Já”.

Diretoria da ANPEd

25 de maio de 2017