Pandemia e cronograma ANPEd para 2020

Prezadas/es/os associadas/es/os

esperamos que essa mensagem os encontre com saúde e segurança. 

A ANPEd vem acompanhando atentamente cada passo no combate à pandemia de coronavírus no país e no mundo, antevendo profundos impactos na vida de todos brasileiros, organizações e atividades. É a partir de recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e em diálogo constante com a comunidade científica que a Associação reavalia semanalmente, em reuniões virtuais entre membros da diretoria e demais instâncias, nossos compromissos e atividades previstas para 2020, com responsabilidade quanto ao envolvimento de funcionários, associados e parceiros.

Nesse sentido, decidimos por manter o calendário de preparação das reuniões científicas regionais 2020, todas previstas para o segundo semestre - entendendo que as atividades de planejamento, submissão e avaliação são feitas remotamente. Sabemos que a realização de nossos encontros pode ter que aguardar um período no qual os contatos sociais ocorram de forma mais segura. No entanto, neste momento de ataques e desmonte das políticas de Ciência & Tecnologia no país, circular a produção acadêmica em educação com a qualidade de nossas reuniões e estarmos juntos nas universidades públicas do país também cumprirá um papel igualmente potente de fraternidade e união para enfrentar os desafios que se sucedem a uma pandemia. O primeiro encontro, a ANPEd Sul, segue agendado para os dias 24 a 27 de agosto em Blumenau (SC), com inscrições abertas e mais informações no site do evento na FURB - clique aqui para acessar o site.

Todos os calendários serão periodicamente reavaliados, por precaução e cuidado às pessoas,  respeito e transparência aos associados. Caso a realização de algum dos eventos se apresente incerta - tendo em vista que encontros desse porte também dependem de orientações da OMS, de fornecedores, deslocamentos aéreos, estrutura e apoios locais -, a ANPEd já se certificou da possibilidade de submissão e aprovação de trabalhos independente do encontro físico, garantindo a continuidade das ações de produção, publicação e circulação científicas, algo essencial para a vida de todas e todos nós, pesquisadores da pós-graduação. Ainda assim, nutrimos a expectativa de manter cada uma das datas já acordadas.

Programado para o primeiro semestre, o  II CONEPED - Congresso Nacional de Editores de Periódicos de Educação teve sua realização adiada, ainda sem data prevista. A nova data do II CONEPED será anunciada a partir de avaliações próximas diante da progressão das notícias e com o compromisso de proporcionar unicamente eventos com condições adequadas.

A secretaria da ANPEd e seus funcionários também seguem trabalhando de forma remota, com atendimento exclusivamente por email: anped@anped.org.br, secretariaexecutiva@anped.org.br.

A ANPEd seguirá avaliando as preocupantes consequências para a Educação, a pesquisa e para os programas de pós-graduação, tanto em virtude das paralisações e questões sanitárias quanto pelas ações danosas do governo federal, contra as quais estamos atentos e em ação. Em diálogo com FORPREd, GTs, entidades da educação e SBPC, a ANPEd tem semanalmente se posicionado de forma veemente sobre questões como a necessidade de adiamento do preenchimento na plataforma Sucupira e repudiando cortes de bolsas, alteração arbitrária de prioridade de investimentos e discursos inconsequentes da presidência num momento que exige cooperação e intensificações de pesquisas capazes de atenderem, o mais rápido possível, as demandas do presente por pesquisas científicas.

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação é feita, sobretudo, de pessoas. Estamos diante de um quadro dramático de consequências ainda imprevisíveis nas relações de trabalho e sociais. Por isso, para além das decisões e posicionamentos institucionais, seguimos estimulando as redes de solidariedade, afeto e escuta. Contem conosco, defendam o SUS, cuidem-se. 

ANPEd, presente.