Pesquisa de Mestrado analisa trajetória de estudantes do Pró Universidade (ZERO HORA)

VEÍCULO: ZERO HORA

DATA DE PUBLICAÇÃO: 22/08/2013

LINK: clique aqui

Pesquisa de Mestrado analisa trajetória de estudantes do Pró Universidade
22 d agosto d 2013
0

Pesquisa realizada na UFSC analisa trajetórias de estudantes do Pró Universidade, ingressos em cursos de maior demanda via Políticas de Ações Afirmativas.

A pesquisa sobre estudantes egressos do curso Pró-universidade (anteriormente denominado Pré-vestibular da UFSC), ingressos em cursos de maior demanda na Universidade Federal de Santa Catarina, via Políticas de Ações Afirmativas, foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFSC). Dessa pesquisa resultou a dissertação de mestrado defendida pela Pedagoga Francini Scheid Martins, no dia 16 de agosto de 2013, sob orientação da professora doutora Ione Ribeiro Valle e coorientação do professor doutor Lucídio Bianchetti, apoiada pelo IPEA/ANPEd por meio da concessão de bolsa de Incentivo à Pesquisa.

A pesquisa intitulada “Quando os ‘degradados’ se tornam ‘favoritos’: um estudo de trajetórias de estudantes do pré-vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina ingressos em cursos de maior demanda” – em referência ao livro de Reginaldo Prandi: Os favoritos degradados, publicado pela Ed. Loyola, na década de 1980 -, foi realizada junto a jovens egressos do Curso Pré-Vestibular da UFSC, ingressos em cursos de graduação de maior demanda nesta universidade, a saber, Direito, Engenharias e Medicina, por meio do “dispositivo meritocrático” vestibular.

Outro aspecto que deve ser ressaltado diz respeito ao Curso Pró-universidade. Comprovadamente este constitui-se como elemento determinante para o ingresso dos estudantes na educação superior.

Mais informações - http://portal.ced.ufsc.br/2013/08/20/1993/

Leia Também