Robert Verhine (UFBA) é anunciado novo coordenador da área de Educação na CAPES (2018-2022)

A CAPES apresentou na última sexta-feira (6) os novos 49 coordenadores de áreas do conhecimento para o período de 2018-2022. Para a Educação foi anunciado o nome de Robert Verhine (UFBA). O pesquisador constava como um dos cinco nomes indicados pelo FORPREd (Fórum dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação) previamente à agência de fomento. A ANPEd deseja boa sorte à nova coordenação e que seja permeada por interlocução e diálogo permanentes com a área.

Robert Verhine (foto: UFBA)

Em entrevista ao site da UFBA, Robert Verhine, professor da Faculdade de Educação, afirma que “o aspecto mais importante e mais desafiador do trabalho de coordenador da área é o estabelecimento de critérios e indicadores que captam a essência da qualidade de um programa”. Tais critérios e indicadores, ele acrescenta, têm que ser construídos com a participação da comunidade acadêmica e ser divulgados no início do quadriênio avaliativo para que os programas possam se orientar diante deles. Diz ainda que “um segundo desafio trata do desenvolvimento de processos verdadeiros de auto-avaliação por parte dos programas de pós-graduação. Isto significa o fornecimento de orientações e incentivos para que a auto-avaliação possa servir para a melhoria do programa feita por uma dinâmica interna e sustentável”.

De acordo com portaria do MEC de 2006, os coordenadores de área são “consultores científicos especialistas de alto nível, preparados para colaborar com a formulação de pareceres e proposições que subsidiem a política nacional de pós-graduação stricto sensu.” A portaria estabelece que cabe a esses profissionais a coordenação técnica das atividades dos consultores na recomendação, no acompanhamento e na avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu e nas demais ações voltadas para o desenvolvimento da pós-graduação nacional, exceto no caso de linhas de ação e programas que tenham comitês especiais próprios”.

*com informação do site edgardigital - UFBA

Clique aqui e confira entrevista com Rober Verhine para o portal ANPEd.