SBPC e ICTP.br convocam instituições científicas, acadêmicas e tecnológicas para Marcha pela Ciência no Congresso Nacional

As atividades serão realizadas no dia 2 de outubro e o objetivo será sensibilizar os parlamentares para alterarem a proposta de orçamento 2020 enviada pelo governo, que traz cortes gravíssimos para a educação e a ciência. Confira a pauta e a programação

 

No momento em que a Lei Orçamentária Anual 2020 está para ser votada, entidades científicas e acadêmicas que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) convocam toda a comunidade científica, acadêmica e tecnológica para participar da Marcha Pela Ciência no Congresso Nacional que será realizada no dia 2 outubro, em Brasília. O foco central das atividades será a busca de alteração na proposta de orçamento para 2020 (PLOA 2020), já enviada pelo governo ao Congresso Nacional, com um prognóstico muito ruim para a ciência e tecnologia e para a educação.

No dia 1º de outubro, as entidades coordenadoras da ICTP.br se reunirão no fim da tarde com o senador Marcelo Castro, presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) para entrega o documento com as sugestões de alteração no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA 2020).

As atividades da Marcha pela Ciência no Congresso Nacional terão início no dia 2 de outubro, próxima quarta-feira, às 8h30 da manhã, com a organização dos grupos que farão as visitas aos gabinetes dos parlamentares, em especial os da CMO e lideranças partidárias. Às 16h, haverá uma concentração em frente à rampa do anexo 2 da Câmara para o ato político da Marcha para a Ciência.

As proposições a serem levadas à Casa incluirão a reivindicação de recursos para investimento no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em 2020 em valor no mínimo igual ao de 2017 – para possibilitar um funcionamento minimamente razoável e uma pequena inversão na queda acentuada nos recursos. As entidades também reivindicarão a extinção da Reserva de Contingência do FNDCT, que se configura em desvio de finalidade, e que o orçamento da Capes retorne ao valor aprovado pelo Congresso para 2019. Será solicitada ainda a destinação no Orçamento 2020 dos recursos de custeio e investimento para as universidades federais e os IFES ao nível do aprovado pelo Congresso para 2019.

Entre as propostas da pauta legislativa, estão a aprovação do projeto que destina 25% do Fundo Social do Pré-sal para C&T; as mudanças no FNDCT, que o tornam fundo financeiro; e a aprovação da PEC 24, que exclui da Emenda 95 (do teto de gastos), as receitas próprias das Instituições Federais de Ensino.

A comunidade científica se manifestará em especial pela não extinção do CNPq e Finep, como tem sido aventado em setores governamentais.

“Será muito importante a participação do maior número possível de representantes das sociedades científicas no dia 2 de outubro. Precisamos, mais do que nunca, do envolvimento de todos para pressionar os parlamentares a reverterem os terríveis cortes previstos no PLOA 2020”, ressalta o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

ICTP.br

Lançada em maio deste ano, a ICTP.br é um movimento organizado da comunidade brasileira de ciência e tecnologia para atuação permanente junto aos parlamentares no Congresso Nacional e, também, em Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do País. Além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fazem parte para iniciativa a Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia.

DIA 1/10

✔ 17h – reunião das entidades coordenadoras da Iniciativa com o senador Marcelo Castro, presidente da CMO, no Gabinete do Senador.  Entrega do documento sobre o Orçamento para CT&I.

DIA 2/10

✔ 8h30 às 10h – recepção das Sociedades científicas e participantes da Marcha para a Ciência no plenário 13 da Câmara. Organização dos grupos que farão as visitas aos gabinetes dos parlamentares, em especial os da CMO e lideranças partidárias;

✔ 10 h – 15h30  Visitas e conversas com parlamentares. Entrega do documento sobre o Orçamento para CT&I.

✔ 16h – em frente à rampa do anexo 2 da Câmara, ato político da Marcha pela Ciência.

Via Jornal da Ciência