UPMS na 39ª ANPEd - relato de Edite Maria da Silva Faria

Na oficina representei o GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Como professora, pesquisadora e militante no campo da Educação Popular, EJA e Educação do Campo venho desenvolvendo no âmbito da Universidade, e para além dela, o diálogo necessário e respeito com diversos movimentos sociais populares e especialmente com a Educação Básica no Território do Sisal da Bahia e também na periferia de Salvador e Região Metropolitana.

A minha participação da Oficina da UPMS na ANPEd foi "divisor de águas" no meu percurso acadêmico, profissional e especialmente humano. Compartilhar saberes, fazeres e dizeres em 30h de trabalho coletivo reverberou na minha vida de maneira radical! 

A convivência entre pessoas de diversos campos de conhecimentos, de percursos formativos singulares em vários movimentos sociais e também com meus pares da academia foi extraordinária! Materializamos de fato coletivamente a Ecologia de Saberes!  A presença PRESENTE do Boaventura Sousa Santos consolidou a importância da articulação entre Universidade e Movimentos Sociais que dialogam com a vida e a transformação radical da humanidade tendo como horizonte a UTOPIA e o ESPERANÇAR. Como Paulo Freire, acreditamos na importância de cada pessoa como agente radical da mudança.

Nosso encontro foi ímpar sim! Celebramos nossa conexão de "parentes", isto é,  choramos e rimos uns com os outros; compartilhamos sonhos, desejos, medos, projetos e acima de tudo nos dispomos a cuidar uns dos outros. Nesse cenário de incertezas e insegurança precisamos articular e consolidar laços de proteção e afetos.

Tenho orgulho de fazer parte desse coletivo de fibra no meu percurso humano e formativo.

Cada risada e demonstração de afeto levarei para 2020. Será fundamental para minha/nossa sobrevivência.

UBUNTU! 

A palavra é GRATIDÃO

Edite Maria da Silva de Faria. Doutora em Educação e Contemporaneidade. Professora Permanente do Mestrado Profissional de EJA (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).